Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/12/2023

1ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 30,19-21.23-26 Salmo: Sl 147A(146) - O Senhor constrói Jerusalém.
evangelho
De graça recebestes, de graça dai - Mt 9,35–10,1.6-8

Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa-Nova do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, sentiu compaixão delas, porque estavam desorientadas e indefesas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe”. Convocando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsarem os espíritos impuros e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. ide de preferência às ovelhas desgarradas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que o Reino dos Céus se aproximou, curai enfermos, ressuscitai mortos, limpai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça dai.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Peçamos que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra e caminharmos à luz desse convite: “Vinde a mim, vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso”.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Oração:
“Ó Deus, que enviastes a este mundo o vosso Unigênito para libertar a humanidade da antiga escravidão, concedei, aos que esperam com devoção a sua vinda, alcançar o prêmio da verdadeira liberdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.” (liturgia do dia)

Leitura (Verdade)

A Palavra tem força, liberta do mal e devolve a vida. O Cristo é a Palavra viva e salvadora. Faça atentamente a leitura do Evangelho e destaque os verbos que mais lhe falam ao coração.

Evangelho: Mt 9,35–10,1.6-8 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa-Nova do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, sentiu compaixão delas, porque estavam desorientadas e indefesas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe”. Convocando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsarem os espíritos impuros e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. ide de preferência às ovelhas desgarradas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que o Reino dos Céus se aproximou, curai enfermos, ressuscitai mortos, limpai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça dai.

“Um rebanho sem pastor coloca as ovelhas em risco, além de dispersá-las. É assim que Jesus percebe a realidade daquele povo. Além de pedir para rezar ao Senhor da messe, ele convida os doze apóstolos e lhes dá os mesmos poderes que recebeu do Pai, isto é, os dons necessários para expulsar todo tipo de mal. A compaixão que Jesus sente por aquele povo serve de parâmetro para nossa compaixão, em um mundo marcado por tantos sofrimentos. Sentir compaixão é diferente de ter pena. A compaixão nos conduz à raiz dos problemas para que sua causa geradora seja extinta. Sejamos pessoas compassivas, pois há muitos aguardando por nossa ação transformadora. É verdade: quem reparte fica com a melhor parte”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que sentimentos as palavras de Jesus no Evangelho de hoje despertaram em mim?
Faça a leitura do texto novamente e traga-o para os nossos dias. Medite a Palavra e permita que ela se misture com a sua vida. O que Jesus nos pede?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Neste passo da leitura orante, mantendo em mente o que você leu e meditou, faça a sua oração. A oração nos leva a viver a experiência pessoal com Jesus, que nos escuta com todo amor e carinho. Fale com o Senhor sem medo e entregue a Ele tudo o que você tem e deseja ser.

Contemplação (Vida e Missão)

Lembrar a súplica de Jesus “ De graça recebestes, de graça dai.” Como quero responder a este convite?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A cura dos enfermos é um dos sinais da chegada dos tempos messiânicos. Mateus escreve seu Evangelho para cristãos provindos do judaísmo. Por isso, Jesus ensina nas sinagogas e envia os discípulos, em primeiro lugar, às ovelhas perdidas da Casa de Israel. O texto de hoje começa com um sumário, um resumo da atividade missionária de Jesus. Depois, ele envia os próprios discípulos. A Igreja é apostólica porque Jesus é o primeiro apóstolo, o primeiro missionário. O discípulo de Jesus participa da alegria de sua mesma missão. A missão é única: o Pai envia seu Filho; Jesus envia a Igreja. Essa é a nossa identidade. A história é história de missão. A nossa vocação de filhos se realiza plenamente na missão entre os irmãos. Destacamos quatro elementos: a compaixão diante das multidões sofridas e cansadas; a palavra de Jesus é acompanhada de ações libertadoras, torna-se uma palavra-evento; a oblação do missionário e a gratuidade da missão: de graça dai; a messe é grande, o trabalho missionário é imenso. Supliquemos ao Senhor novos braços generosos e disponíveis.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.