Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/12/2023

2ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Eclo 48,1-4.9-11 Salmo: Sl 80(79) - Tu, que sentas sobre os querubins, resplandece.
evangelho
Da mesma maneira o Filho do Homem vai padecer nas mãos deles - Mt 17,10-13

Os discípulos lhe perguntaram: “Por que, então, os escribas dizem que Elias deve vir primeiro?” Ele respondeu: “Certamente Elias vem para restabelecer tudo; mas vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma maneira o Filho do Homem vai padecer nas mãos deles”. Então os discípulos entenderam que lhes tinha falado de João Batista.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

Os rabinos acreditavam que Elias devia preparar a vinda do Messias. Os discípulos, então, interrogaram Jesus sobre isso..., e Jesus afirma que a vinda do Messias foi preparada por João Batista.

Evangelho: Mt 17,10-13 Os discípulos lhe perguntaram: “Por que, então, os escribas dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus respondeu: “Certamente Elias vem para restabelecer tudo; mas vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma maneira o Filho do Homem vai padecer nas mãos deles”. Então os discípulos entenderam que lhes tinha falado de João Batista.

“A compreensão dos discípulos de Jesus, naquele tempo, era muito lenta. Guardavam os feitos dos profetas, como Elias e João Batista, e não compreendiam que Jesus era o anunciado por todos os profetas. No cotidiano é bem assim: para não acolher o novo, é mais fácil esconder-se nos fatos passados. Jesus é a realização das promessas que sustentaram a caminhada do povo de Deus, sempre atento à vinda do Salvador. Pelo fato de Jesus não esconder como seria seu final, os discípulos ficam inseguros. Nenhum discípulo imagina um fim trágico para seu líder. O humano dos apóstolos pouco compreendia a vontade divina. Jesus falava da condenação, mas não deixava de falar do terceiro dia, da ressurreição.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você.
Avaliar: como recebo a admoestação de João Batista que insiste “Preparei o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”?

Oração (Vida)

“Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria participemos da plenitude da vida”. Neste momento, você pode lembrar aquelas pessoas as quais você desejou um Feliz Natal e rezar por elas, tornando seus votos uma prece para que a celebração natalina seja uma bênção em suas vidas.

Contemplação (Vida e Missão)

Os sinais de Jesus são obras em favor da vida. Com quem você quer se importar hoje? Quem está precisando de sua compaixão ou ajuda neste momento.

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-me acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor para que eu seja mensageiro(a) da Boa Nova de Jesus.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está a caminho de Jerusalém. Ele se transfigura, antecipando a glória da ressurreição e preparando os discípulos para perceberem a história com o olhar da Páscoa. Eles ainda não o compreenderam. Difícil é a conexão entre o monte e a planície, entre a experiência da glória contemplada e os desafios da vida concreta. Diante da visão de Elias, na Transfiguração, surge a pergunta sobre seu retorno em preparação à vinda do Messias. Na cabeça dos discípulos, se Elias não veio, Jesus não é o Messias. Jesus responde que Elias já veio, referindo-se a João, mas não lhe deram ouvidos. O Batista foi morto por causa de sua pregação sobre a justiça e em defesa da família. Assim também acontecerá com o Filho do Homem. João Batista se torna precursor de Jesus em nascimento, vida e morte. Característica fundamental de João: a humildade de reconhecer que o protagonista é outro. Ele não é a Luz, mas é testemunha dela; não é a Palavra, mas empresta-lhe a voz; não é o Esposo, mas seu melhor amigo. Sobre Jesus, ele diz: “Que ele cresça e eu diminua”. Nossa missão: sermos precursores, como João; prepararmos os caminhos do Senhor. Não preguemos a nós mesmos. O mundo precisa de menos gurus e de mais mistagogos que, de fato, conduzam à manjedoura de Belém.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.