Fundo
Domingo, 03 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/04/2022

5ª Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Jr 20,10-13 Salmo: Sl 18(17) - Na minha angústia invoquei o Senhor.
evangelho
Crede nas minhas obras - Jo 10,31-42

De novo, os judeus pegaram em pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: “Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?” Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa de uma obra boa, mas por causa da blasfêmia. Tu, sendo apenas um homem, pretendes ser Deus!” Jesus respondeu: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: sois deuses’? Ora, ninguém pode anular a Escritura. Se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que, então, acusais de blasfêmia àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo, só porque disse: ‘Eu sou Filho de Deus’? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. Mais uma vez, procuravam prendê-lo, mas ele escapou das suas mãos. Jesus se retirou de novo para o outro lado do Jordão, para o lugar onde, antes, João esteve batizando. Ele permaneceu lá, e muitos foram a ele. Diziam: “João não fez nenhum sinal, mas tudo o que ele falou a respeito deste homem é verdade”. E muitos, ali, passaram a crer nele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus neste tempo quaresmal, hoje somos convidados a renovar a nossa fé no Filho de Deus, que, mesmo rejeitado e ameaçado, mantém-se fiel ao Pai.
Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo - e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.


Leitura (Verdade)

Por que os judeus queriam apedrejar Jesus? O que Jesus responde? Quais são as “muitas obras boas da parte do Pai” que Jesus realiza?
Procure entender o que está por trás das palavras.

Evangelho: Jo 10,31-42 De novo, os judeus pegaram em pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: “Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?” Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa de uma obra boa, mas por causa da blasfêmia. Tu, sendo apenas um homem, pretendes ser Deus!” Jesus respondeu: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: sois deuses’? Ora, ninguém pode anular a Escritura. Se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, porque, então, acusais de blasfêmia àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo, só porque disse: ‘Eu sou Filho de Deus’? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. Mais uma vez, procuravam prendê-lo, mas ele escapou das suas mãos. Jesus se retirou de novo para o outro lado do Jordão, para o lugar onde, antes, João esteve batizando. Ele permaneceu lá, e muitos foram a ele. Diziam: “João não fez nenhum sinal, mas tudo o que ele falou a respeito deste homem é verdade”. E muitos, ali, passaram a crer nele.

“O povo judeu, a quem Deus se revelou e com quem celebrou uma aliança, nos passou o conhecimento do único Deus verdadeiro. Jesus, abaixando-se de sua condição divina, encarnou-se, fazendo-se membro do povo eleito. Sua vida e sua pregação foram a maior revelação de Deus, de sua misericórdia, de sua proximidade dos pobres e sofredores, de seu desígnio de salvação para toda a humanidade. Jesus revelou o Pai como Filho que é e como seu enviado. Essa revelação sobre o Pai (na condição de Filho) foi fortemente rejeitada pelas pessoas do seu povo, que a consideraram uma blasfêmia. É que esta revelação de Deus pede uma mudança completa na própria vida e na sua visão de mundo. E nem todos estão dispostos a isso.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

As atitudes de Jesus confirmavam sua sabedoria e sua autoridade. As obras falam por ele e, por isso, muitos dentre o povo passaram a crer nele. E quem crê nele, adquire o privilégio de ser filho de Deus. ,br> “Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?” Pergunto-me: por que as vezes criticamos ou desmoralizamos pessoas, mesmo conscientes de que suas obras são boas, mas a pessoa não nos é simpática? Sou mais afeito a defender leis ou a dignidade do ser humano? Pedir a Deus que nos perdoe.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a beleza de ser filho do Pai Criador de todo o Universo. É Ele que me enche de vida, me educa e está sempre de braços abertos para me acolher e nutrir com seu amor. Neste dia quero mergulhar muitas vezes na ternura de Deus Pai.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os judeus que professam fé monoteísta (Ex 20,5) sentem um tremendo mal-estar diante da profissão de divindade de Jesus, que nesse caso seria outro Deus (Jo 10,30). Isso é blasfêmia. Porém, Jesus não é outro Deus, mas é um com o Pai. Está no Pai. Por isso, ele revela plenamente a Deus (Jo 1,18; 14,9; Hb 1,2-3). Conhece-se a Deus olhando a prática de Jesus. Mais do que essas palavras, João ensina que se deve crer em Jesus pelas suas obras (os sinais já realizados). Mas isso não convence seus adversários, pois, quem se aferrou ao AT, não consegue ver nada nas obras de Jesus. Para uma religião petrificada e legalista, as boas obras não importam. Importam tão somente palavras que, eventualmente, mexam nos conceitos interpretados de forma fundamentalista.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.