Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/11/2023

34ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28 Salmo: (Sl)Dn 3,62-67 - Sol e lua, bendizei ao Senhor.
evangelho
Com vossa perseverança conseguireis a vida - Lc 21,12-19

Antes de tudo isso, porém, vos prenderão e perseguirão, entregando-os às sinagogas e às prisões, e sereis conduzidos diante de reis e governadores por minha causa; assim tereis oportunidade de dar testemunho. No entanto, determinai em vossos corações não preparar de antemão a defesa, pois eu vos darei eloquência e uma sabedoria que nenhum adversário poderá vos resistir ou contradizer. Sereis entregues até mesmo por pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome, mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá. Com vossa perseverança conseguireis a vida.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.



Faça com fé esta oração do salmista: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e reflita o que diz o texto bíblico? Que sentimentos ele desperta no coração do leitor de hoje?

Evangelho: Lc 21,12-19 Antes de tudo isso, porém, vos prenderão e perseguirão, entregando-os às sinagogas e às prisões, e sereis conduzidos diante de reis e governadores por minha causa; assim tereis oportunidade de dar testemunho. No entanto, determinai em vossos corações não preparar de antemão a defesa, pois eu vos darei eloquência e uma sabedoria que nenhum adversário poderá vos resistir ou contradizer. Sereis entregues até mesmo por pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome, mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá. Com vossa perseverança conseguireis a vida.

“A perseverança é capaz de promover a realização de muitos milagres. Jesus não promete uma vida fácil, mas não abandona nenhum dos seus. Inclusive, até os cabelos da cabeça estão contados, tamanho é o amor de Deus por nós. De fato, para alcançar a vida é necessário seguir Jesus com todo o coração. Por maiores que sejam as contradições e as perseguições, Jesus garante a vitória àqueles que permanecerem fiéis até o fim. Ser cristão não é uma proposta de inúmeras facilidades, mas um jeito feliz de viver, apesar dos desafios. Além de não se afastar um minuto sequer, Jesus promete a eloquência necessária para nos defendermos das acusações. O Espírito Santo é a inspiração para tornar o bem vitorioso” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem?
De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?
Seus sentimentos, agora, são de serenidade e confiança ou de medo? Porque?

Oração (Vida)

Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo/a.
Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele afasta o medo e nos enche de confiança.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

O Discurso Escatológico do Evangelho de Lucas começa com o anúncio da destruição do Templo de Jerusalém. Depois, começa uma seção sobre as perseguições aos cristãos. Quando Lucas escreveu seu Evangelho, Estêvão e Tiago já tinham sido martirizados e já havia acontecido a perseguição de Nero, na capital do Império, na década de 60. Nessa perseguição, foram assassinados Pedro e Paulo. Na verdade, já estava se preparando a perseguição de Domiciano, na década de 90. A atividade missionária provoca sofrimentos. A perseguição acontecerá no âmbito das sinagogas, isto é, será uma perseguição da parte dos judeus, o que acontecerá depois do ano 70. Mas também da parte dos pagãos. Os cristãos serão levados diante de reis e governadores para darem testemunho de sua fé. Em momentos de perseguição e martírio, até mesmo os familiares traem. Haverá ódio, incompreensão e martírio por causa do nome do Senhor. Contudo, a perseverança, a constância e a fidelidade serão a verdadeira causa da vida. As perseguições são lidas em chave apocalíptica como sinais do fim dos tempos.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.