Fundo
Sábado, 18 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/05/2024

6ª Domingo da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 18,9-18 Salmo: Sl 47(46) - Deus é rei de toda a terra.
evangelho
Chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria - Jo 15,9-17

"Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida em favor dos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos ordeno. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor, mas vos chamo amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para que vades e produzais fruto e vosso fruto permaneça, para que o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê. Isto vos ordeno: que vos ameis uns aos outros".

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

É difícil aproximar-se de Jesus e não se sentir atraído/a por Ele. Dia após dia sua Palavra vai abrindo novos horizontes e mostrando-nos o caminho de uma vida mais digna e alegre. O contato com Jesus nos liberta dos medos, do egoísmo e do autoengano. Ele nos convida a viver na certeza do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, que veio até nós, se deixou tocar, amar, nos chamou de amigos e nos ensinou o caminho para o Pai.


“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim as alegrias da ressurreição. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Construa, em sua mente, a cena dessa descrição que Jesus faz sobre nossa relação com o Pai.

Evangelho: Jo 15,9-17 "Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida em favor dos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos ordeno. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor, mas vos chamo amigos, porque tudo que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para que vades e produzais fruto e vosso fruto permaneça, para que o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê. Isto vos ordeno: que vos ameis uns aos outros".

O Papa Francisco insiste na contagiante alegria que vem do Evangelho: “A grande força que temos para pregar o Evangelho e seguir avante como testemunhas de vida é a alegria do Senhor, que é fruto do Espírito Santo. Ser repletos de alegria é a experiência mais alta da consolação. É a plenitude da presença do Senhor, é o fruto do Espírito Santo, é uma graça”. Alegria que não nos isenta do sofrimento e da fragilidade humana. Maria, cuja espada transpassou sua alma, pode proclamar: “Alegra-se meu espírito em Deus, meu salvador” (Lc 1,47). O dinamismo do amor que nasce do coração de Deus é força que nos sustenta no cumprimento do Evangelho – da alegria e da cruz –, que Jesus nos deixou como mandamento do Pai.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como você entende a afirmação de Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para que vades e produzais fruto”?
Quais são as alegrias do Espírito em sua vida?
O que é preciso fazer para ser amigo de Jesus?
Que outras perguntas habitam seu coração neste momento?

Oração (Vida)

Em oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e fale com Deus à luz deste Evangelho.
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Se desejar conclua com a oração a Jesus Mestre:
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha fé, minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor doação.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus vida fazei-me viver eternamente a alegria de vosso amor.

Contemplação (Vida e Missão)

Que as palavras de Jesus ressoem em nossa existência. “Isto eu vos ordeno: amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”. O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está para partir. A Ascensão se aproxima. “Vocês vão chorar, vão sentir tristeza, mas eu verei vocês de novo.” Assim falou Jesus aos seus amigos para consolá-los. “Verei vocês de novo, o seu coração se alegrará, naquele dia não me perguntarão mais nada.” Já sabemos que ele virá no Espírito Santo, que é o Espírito da Verdade. Ele nos ensinará todas as coisas, e assim não teremos mais o que perguntar. Quando disse isso, Jesus devia estar se referindo à sua vinda no fim dos tempos, porque, no céu, não teremos mais nada para perguntar, pois estaremos na visão da glória de Deus. No entanto, enquanto estamos por aqui, mesmo depois de Pentecostes, temos ainda muitas coisas para perguntar. Vivemos com dúvidas. Tomamos decisões sem estar seguros do que estamos fazendo. O próprio papa recebe questionamentos em forma de dúvidas. É verdade que temos uma Igreja, temos um papa para confirmar a nossa fé, temos teólogos de todo tipo que nos ajudam com suas reflexões e temos a nossa consciência. No meio de tudo isso, o que de fato garante a autenticidade da nossa vida cristã são as obras de misericórdia. A autenticação de nossa fé e de tudo o que fazemos e dizemos é feita pela caridade, que dissipa todas as dúvidas.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.