Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/05/2024

6ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 18,1-8 Salmo: Sl 98(97) - O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
evangelho
Chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria - Jo 16, 16-20

"Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis. Alguns de seus discípulos diziam entre si: “Que é isto que nos diz? ‘Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis’, e: ‘Porque vou para o Pai’?” Eles diziam: “Que significa isto que ele diz: ‘Um pouco’? Não sabemos o que quer dizer”. Jesus percebeu que eles queriam interroga‑lo e lhes disse: “É porque vos disse isso que vos interrogais uns aos outros: ‘Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis’? Amém, amém, eu vos digo: Chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus insiste que permanecerá conosco, mesmo depois de voltar para o Pai. Ele continua a nos dizer que estará entre nós, apenas de outra forma, não mais visível, tangível pelos sentidos humanos. Por isso, hoje, com fé e unidos a São João da Cruz, cada um de nós pode também repetir: “Senhor Deus, vós não vos afastais de quem não se afasta de vós, como posso dizer que sois um ausente?”



“Senhor Jesus Cristo, dissestes aos discípulos: “Amém, amém, eu vos digo: Chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria”, ficai conosco como força, luz, misericórdia e graça para que permaneçamos fieis até o fim, vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. Leia-o com calma e silenciosamente. Deixe que as palavras de Jesus toquem seu coração como fez com tantas pessoas que o procuraram e com as que o procuram hoje. Que seu amor nutra nosso ser e nos transforme em dispensadores da alegria do Evangelho.

Evangelho: Jo 16,16-20 “Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis”. Alguns de seus discípulos diziam entre si: “Que é isto que nos diz? Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis, e: Porque vou para o Pai?” Eles diziam: “Que significa isto que ele diz: Um pouco? Não sabemos o que quer dizer”. Jesus percebeu que eles queriam interrogá-lo e lhes disse: “É porque vos disse isso que vos interrogais uns aos outros: Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis? Amém, amém, eu vos digo: Chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria”.

“Neste texto, Jesus fala para os discípulos, desejando partilhar seus últimos pensamentos, em uma comprovação constante de amor. É um momento particular com aqueles que creem na sua vinda do Pai, que acreditam na sua missão e que deverão maturar sua fé nos tempos de prova e nos frutos do amor. A volta de Jesus é o tempo da Igreja, isto é, o tempo da vivência da fé. A certeza da presença do Ressuscitado que animou a Igreja da primeira hora continua animando os cristãos até nossos dias. A fé cristã avança, entre dores e alegrias, mas confiante na vitória de Cristo sobre o mal e na firme esperança de que a tristeza de hoje, colocada no coração do Pai, transformar-se-á em alegria e júbilo.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à alegria que Jesus me oferece? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que “só Ele tem palavras de Vida eterna”? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a leva a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo e sermos testemunhas vivas de sua Palavra.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Um pouco de tempo, não me vereis. Outro pouco de tempo, e me vereis de novo.” De fato, os discípulos ficaram confusos e não entenderam bem o que Jesus estava dizendo. Nós, hoje, pensamos ter entendido. O Verbo de Deus se fez em tudo igual a nós, menos no pecado. Aceitou, portanto, passar pela morte, não em uma aceitação fatalista, mas redentora. Com sua morte, a morte adquiriu novo significado. Sendo verdadeiro homem, ele tinha que aceitar a morte. Não podia estar entre nós fisicamente para sempre. Seria uma pessoa estranhíssima com dois mil anos de idade. Chegou a hora de partir, e ele partiu. Quem viu, diz que ele foi subindo para o céu, até desaparecer da vista dos discípulos. Ficaram tristes por um momento, até que a tristeza se transformou em alegria. Dias depois sentiram que algo novo tinha acontecido na vida deles. Sentiram-se fortes, sem medo, cheios de entusiasmo, criativos e solidários. Partiram então para a luta evangélica e pastoral. Eles tinham recebido o Espírito Santo. Realizou-se o que Jesus tinha dito: “e me vereis de novo”. Ele veio no Espírito Santo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.