Fundo
Domingo, 11 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/03/2020

2ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Gn 37,3-4.12-13a.17b-28 Salmo: Sl 105(104) - Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!
evangelho
Certo proprietário plantou uma vinha - Mt 21,33-43.45-46

Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou os seus servos aos agricultores para receber seus frutos. Os agricultores, porém, agarraram os servos, espancaram a um, mataram a outro, e a outro apedrejaram. Ele ainda mandou outros servos, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram do mesmo modo. Por fim, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Os agricultores, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança!’ Então o agarraram, lançaram-no fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses agricultores?” Eles responderam: “Dará triste fim a esses criminosos e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. Então, Jesus lhes disse: “Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos”. Os sumos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus e entenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas o tinham na conta de profeta.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: “Senhor, eis-me aqui”. Repito com mais consciência: “Senhor, eis-me aqui.” Escuto agora o Evangelho da liturgia de hoje. (Mt 21,33-43.45-46)

Leitura (Verdade)

O que esta parábola diz para mim? Quem é a vinha? E o herdeiro? Quem são os vinhateiros? Como se comportam?
“A parábola reflete a conturbada história de Israel e sua relação com Deus. De maneira especial, os dirigentes não foram fiéis à Aliança. Já o profeta Isaías falava da vinha do Senhor, significando Israel. Os profetas não foram aceitos e alguns deles foram mortos. O clímax acontece com a rejeição do filho do proprietário, condenado a morrer fora da vinha. Deus não volta atrás em seus projetos e a vinha é entregue a outro povo que produzirá frutos. É a pedra angular do novo projeto de Deus. Os sumos sacerdotes e os fariseus sentiram-se atingidos pela parábola. Esta parábola pode descer ao nível individual. Todos somos administradores da vinha do Senhor com obrigação de produzir frutos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como eu respondo ao chamado de trabalhar pelo Reino de Deus? Produzo frutos? Colaboro com os construtores de uma sociedade justa ou me apresso a criticar e destruir? Volto para dentro de mim e examino meu proceder à luz desta parábola.

Oração (Vida)

“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Todos nós recebemos uma vocação ao entrar neste mundo. Somos enviados a testemunhar o amor, a bondade, a compreensão, a justiça, o perdão. A partir de nosso testemunho as pessoas perceberão a presença de Deus e se unirão para construir o bem.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Queriam a herança do Filho e ficaram com ela. Agora todos podem ser filhos do Pai de Jesus. O preço foi a sua morte. Aparentemente, sua morte foi uma derrota. Na realidade, é vitoriosa. Jesus busca um povo que entenda o que ele diz e produza frutos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.