Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/12/2023

3ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a Salmo: Sl 33(32) - Agradecei ao Senhor com uma cítara.
evangelho
Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! - Lc 1,39-45

Naqueles dias, Maria partiu sem demora para uma cidade na região montanhosa de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! Por que me acontece isto, que a mãe de meu Senhor venha a mim? Assim que tua saudação chegou a meus ouvidos, a criança pulou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Momento de silêncio orante, para que a Palavra de Deus possa penetrar em nós e iluminar a nossa vida.


Ó Verbo, esplendor do Pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso Evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações. Dá-nos compreender e viver segundo os teus ensinamentos. Amém.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos.

Evangelho: Lc 1,39-45 Naqueles dias, Maria partiu sem demora para uma cidade na região montanhosa de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! Por que me acontece isto, que a mãe de meu Senhor venha a mim? Assim que tua saudação chegou a meus ouvidos, a criança pulou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”.

“Maria visita sua prima Isabel. Quem carrega Cristo consigo sempre encontra quem ajudar. Que inspirador é o encontro de duas mães e, ao mesmo tempo, de dois filhos! As mães foram visitadas pelo dom divino e os filhos vivem, desde o ventre materno, a dinâmica da missão. Isabel saúda festivamente a Mãe do Salvador, pois a esperança acaba de alcançar a realização. O que fora prometido, desde sempre, está prestes a acontecer: a humanidade conhecerá o Salvador. Os séculos passaram e o evento do nascimento de Jesus é, para alguns, uma irretocável festa social. É muito importante reunir-se e festejar, mas o coração carece de espiritualidade. O Natal é mais do que presentes, é o próprio Jesus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Maria modelo de solidariedade. Deus é tudo para ela, é seu centro e por sua vez, busca com sua própria vida o reino de Deus e coloca-se a serviço comprometendo-se com o projeto de Deus. Associemos nossa vida ao que Maria nos ensina. Olhando a realidade que nos cerca vivemos ao exemplo de Maria?
Quais sentimentos você teve durante a leitura? De medo ou de paz? Por quê? Encontrou no texto algo que lhe deu esperança e ânimo?

Oração (Vida)

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplação é saber como aderir de coração e mente ao Senhor, que por sua Palavra nos transforma em novas criaturas, disponíveis a cumprir a vontade de Deus. "Sabendo estas coisas, vós sereis abençoados se as colocardes em prática" (Jo 13,17).

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.

Ir. Carmen Maria Pulga

Aproximamo-nos do Natal e meditamos o sentido do encontro entre Maria e Isabel, marcado pela alegria, pelo serviço e pelo anúncio da misericórdia de Deus. Entre Nazaré e Ain Karem, onde morava Isabel, são mais ou menos quatro dias de viagem a pé. O que acontece nesse encontro? Maria, a serva do Senhor, torna-se também servidora de sua prima Isabel, que está grávida e é anciã. Portanto, precisa de muita ajuda nesses últimos momentos, antes do parto. A terceira semana do Advento está marcada pelo signo da alegria. Celebramos o Domingo Gaudete. O encontro entre as duas mulheres é uma explosão de alegria. No ventre de Isabel, o menino João pula de júbilo ao encontrar Jesus, no seio de Maria. Isabel, cheia do Espírito Santo, profetiza. Os pobres de Adonai vibram por verem, na chegada do Messias, o cumprimento das promessas de Deus. Maria é peregrina da fé, bem-aventurada porque acreditou. É a primeira vez que se proclama Jesus como Messias e Filho de Deus. Daí nasce o Magnificat, o Cântico de Maria. Alegria, fé, maternidade e messianismo são fios que se unem no relato.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.