Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/10/2023

27ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jl 4,12-21 Salmo: Sl 97(96) - Ó justos, alegrai-vos no Senhor.
evangelho
Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam! - Lc 11,27-28

Enquanto ele dizia essas coisas, uma mulher da multidão levantou a voz e disse-lhe: “Bem-aventurado o ventre que te levou e os seios que te amamentaram!” Ele, porém, disse: “Melhor ainda: ‘Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam!’.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Todos os que fazem a vontade de Deus são bem-aventurados. Maria, acolheu e praticou o que Deus lhe pediu: Bem-aventurado o ventre que nos deu o Salvador!

Evangelho: Lc 11,27-28 Enquanto ele dizia essas coisas, uma mulher da multidão levantou a voz e disse-lhe: “Bem-aventurado o ventre que te levou e os seios que te amamentaram!” Ele, porém, disse: “Melhor ainda: ‘Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a observam!’”

“Jesus era continuamente surpreendido pelo povo simples que o seguia. Em um tempo de desespero por causa das condições precárias, Jesus é a esperança, em todas as dimensões. As manifestações do povo pobre e sofrido tocam o coração de Jesus. A gratidão se transforma em palavras, através da mulher que se manifesta bendizendo o ventre que gerou e os seios que amamentaram Jesus. A saudação é transformada em lição: Jesus recorda que felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em prática. É impressionante como, de forma detalhada, Jesus insere o Reino de Deus e esse novo pertencimento, formando uma família gerada e alimentada pela fé, na qual as obras falam e comprovam a presença de Deus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o Evangelho de hoje diz para você?

Viver as coisas de Deus para depois pregá-las, exige coerência entre o que eu prego e o que eu vivo. Minhas atitudes são de humildade, de entrega confiante ao Senhor?
A Palavra de Deus produz felicidade, alegria, me faz bem-aventurado/a?

Oração (Vida)

Por meio da oração, falamos ao coração de Deus, que está sempre pronto para nos escutar. Aproxime-se dele e faça a sua oração pessoal, apresentando-lhe suas necessidades, suas preces, seus louvores e agradecimentos. Agradeça a Deus tudo que Ele realiza em sua vida.

Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.

Conclua com a oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Não há bem-aventurança sem a presença do Senhor em nossa vida. Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver concretamente?

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

Ir. Carmen Maria Pulga

Ao ouvir Jesus, certa mulher anônima, muito provavelmente uma mãe, levanta a voz para reconhecer a grandeza dele. Ela o faz a partir do seu universo. É como se ela pensasse em voz alta: “Deve ser muito feliz uma mãe que tem um filho como esse”. Como diz o povo em sua sabedoria: “Quem elogia o filho, adoça a boca da mãe”. O macarismo é uma forma literária bem comum no Novo Testamento. Trata-se de um bem-aventurança, a felicidade por excelência. No encontro entre Maria e Isabel, a criança pulou de alegria no ventre daquela idosa e até então estéril (Lc 1,41). E ela abre os lábios em louvor: “Bem-aventurada aquela que acreditou, pois será cumprido aquilo que o Senhor prometeu” (Lc 1,45). Jesus, ao ouvir a exultação da mulher, reage imediatamente. Ele sempre relativiza o parentesco ou o laço de sangue, para valorizar a relação fundamentada no discipulado, na escuta e na observância da Palavra de Deus. A partir desse novo critério, pode-se dizer algo sobre Maria. De fato, ela é muito feliz e bem-aventurada, porque é a discípula perfeita: ouve a Palavra, medita, guarda no coração, questiona-se, dialoga, cede e consente. A Palavra se fez carne no corpo de Maria: “Faça-se em mim segundo vossa Palavra” (Lc 1,38). Ao final, a Palavra se fez missão, pois ela comunicou a Zacarias e Isabel aquilo que a misericórdia de Deus fez em sua vida e na vida do seu povo.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.