Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/11/2023

31º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 12,5-16a Salmo: Sl 131(130) - Ó Israel, aguarda pelo Senhor, desde agora e para sempre.
evangelho
Bem-aventurado aquele que tomar refeição no Reino de Deus! - Lc 14,15-24

Tendo ouvido isso, um dos que estavam à mesa disse-lhe: “Bem-aventurado aquele que tomar refeição no Reino de Deus!” E Jesus lhe disse: “Um homem preparava um grande jantar e convidou muitos. Na hora do jantar, enviou seu servo para dizer aos convidados: ‘Vinde. Já está pronto!’ Mas todos, um por um, começaram a desculpar-se. O primeiro lhe disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço-te que me desculpes’. Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que me desculpes’. Outro disse: ‘Casei-me e, por isso, não posso ir’. O servo voltou e comunicou isso a seu senhor. Então, tomado de ira, o dono da casa disse a seu servo: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade e faze entrar aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. O servo disse: ‘Senhor, foi feito o que ordenaste, e ainda há lugar’. Então o senhor disse ao servo: ‘Sai pelos caminhos e cercados e obriga a entrarem, para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo: nenhum daqueles homens que foram convidados provará meu jantar’.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a fidelidade ao Evangelho de Jesus, esteja conosco.
Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
Deus convida a todos para participar do banquete em seu Reino e, até insiste conosco de forma inusitada. Feliz de quem escuta e aceita o convite do Senhor para participar de sua mesa.




Ó Jesus, iluminai-me com a luz do Espírito Santo para que eu compreenda bem vosso Evangelho e me deixe guiar pelos seus ensinamentos. Ó Maria, despertai em mim o zelo pela glória de Deus e a salvação de todos. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça um minuto de silêncio interior, depois leia o Evangelho com calma. Observe onde está Jesus ao contar esta parábola? Que tipo de personagens interagem com Jesus para esta festa? Para que espaços são enviados os que Jesus encarrega de fazer o convite?

Evangelho: Lc 14,15-24 Tendo ouvido isso, um dos que estavam à mesa disse-lhe: “Bem-aventurado aquele que tomar refeição no Reino de Deus!” E Jesus lhe disse: “Um homem preparava um grande jantar e convidou muitos. Na hora do jantar, enviou seu servo para dizer aos convidados: ‘Vinde. Já está pronto!’ Mas todos, um por um, começaram a desculpar-se. O primeiro lhe disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço-te que me desculpes’. Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que me desculpes’. Outro disse: ‘Casei-me e, por isso, não posso ir’. O servo voltou e comunicou isso a seu senhor. Então, tomado de ira, o dono da casa disse a seu servo: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade e faze entrar aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. O servo disse: ‘Senhor, foi feito o que ordenaste, e ainda há lugar’. Então o senhor disse ao servo: ‘Sai pelos caminhos e cercados e obriga a entrarem, para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo: nenhum daqueles homens que foram convidados provará meu jantar’.

“O Reino de Deus é feito de alegria, à semelhança de um animado banquete. Para esse encontro festivo, todos são convidados, mas nem todos aceitam. As desculpas nunca explicam o verdadeiro motivo da recusa. Jesus conta a parábola do grande banquete para explicitar o convite que ele fez, mas nem todos aceitaram. Ainda hoje, de muitas maneiras, Jesus continua nos convidando, mas nossas desculpas quase sempre se resumem em “não tenho tempo”. A verdadeira fé faz brotar o desejo de participar do projeto do Reino, por meio da vida em comunidade. Já se foi o tempo em que bastava ter uma manifestação individual de fé. Somos o povo de Deus que, nos significativos passos de Jesus, constrói solidariedade.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Primeiro, Jesus responde à afirmação de um convidado: “Bem-aventurado, isto é, feliz aquele que tomar refeição no Reino de Deus!”. Depois, através de uma parábola, nos deixa compreender que Deus convida o ser humano a participar na sua obra criadora, para o convívio em sua casa, para a realização de seu Reinado. E Ele mesmo preparou tudo em Jesus Cristo — com seu nascimento, com sua vida e pregação, com seu sofrimento e sua morte, com sua ressurreição e ascensão — nós apenas ouvimos o anúncio: “Vinde, já está tudo preparado”. Agora, aguarda nossa livre participação.
Então, acontece que o ser humano diante das prioridades materiais se justifica recusando o convite.

Você já aceitou o convite para participar do banquete do Reino de Deus? Tem atendido ao convite de Jesus?
O que tem sido mais importante para você: o banquete de Deus ou as suas ocupações e preocupações?
Permita que a Palavra toque profundamente sua vida....

Oração (Vida)

Senhor, em teu nome nós nos reunimos como igreja para dar glória e honra a ti, para buscar tua orientação e nos assegurar de tua bondade. Fica conosco, ilumina-nos, agracia-nos, corrige-nos e abençoa-nos em tua santa Palavra. Em nome de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor e Salvador, que contigo e como o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Para qual apelo, qual convite do Senhor você quer dar prioridade neste dia?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Com o texto de hoje, concluímos a unidade literária do banquete, que é símbolo da aliança. Em meio aos convidados, Jesus conta uma parábola sobre um banquete, em resposta ao perigo da presunção, manifestado por um convidado. Na parábola, um homem prepara um banquete e envia seus empregados para convidar os comensais. Cada um encontra uma desculpa: um campo, cinco juntas de bois, o casamento. Não são coisas necessariamente ruins, mas são as preocupações do mundo da parábola do semeador: negócios, trabalho, família. Tornaram-se empecilho para a experiência do Reino. O senhor envia empregados às praças e ruas, a fim de convidar os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. São os mesmos do texto de ontem: são estes que não podem retribuir o convite. O senhor, generoso anfitrião, manda empregados a todos: agora, às estradas e atalhos. Ele tem alegria em acolher e oferecer o melhor. A universalidade do banquete é tão forte que ele chega a forçar as pessoas a irem. Os últimos entrarão pelos atalhos. Nenhum dos que foram convidados provará desse banquete. A parábola pode ser aplicada aos judeus, mas também a nós. De fato, os marginalizados são os convidados especiais de Deus.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.