Fundo
Terça-feira, 04 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/11/2025

São Carlos Borromeu, bispo, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Rm 12,5-16a Salmo: Sl 130(131) - Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor.
evangelho
Bem-aventurado aquele que tomar refeição no Reino de Deus - Lc 14,15-24

Tendo ouvido isso, um dos convivas disse-lhe: “Bem-aventurado aquele que tomar refeição no Reino de Deus”. E Jesus lhe disse: “Um homem preparava um grande jantar e convidou muitos. Mas todos, um por um, começaram a desculpar-se. [...] Então o senhor disse ao servo: ‘Sai pelos caminhos e cercados e obriga a entrarem, para que minha casa fique cheia! Pois eu vos digo: nenhum daqueles homens que foram convidados provará meu jantar’”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Tome consciência do momento importante e vital que você deseja viver, agora, na presença do Mestre e Senhor.
Quem segue a metodologia da Leitura Orante, cada vez mais se sentirá atraído/a a ler atentamente o Evangelho, pois ele é sempre novo. Leia-o sempre como se fosse a primeira vez. Ele é o fermento do Reino capaz de transformar nossas atitudes e nosso viver.



Ó Jesus, iluminai-me com a luz do Espírito Santo para que eu compreenda bem vosso Evangelho e me deixe guiar pelos seus ensinamentos. Ó Maria, despertai em mim o zelo pela glória de Deus e a salvação de todos. Amém.”

Leitura (Verdade)

O tema deste Evangelho é o da felicidade eterna, anseio que toca tão diretamente o ser humano. Verdadeiramente feliz é quem toma parte no Reino de Deus, imaginado como um esplêndido banquete.

Evangelho: Lc 14,15-24: “Tendo ouvido isso, um dos convivas disse-lhe: “Bem-aventurado aquele que tomar refeição no Reino de Deus”. E Jesus lhe disse: “Um homem preparava um grande jantar e convidou muitos. Na hora do jantar, enviou seu servo para dizer aos convidados: ‘Vinde! Já está pronto’. Mas todos, um por um, começaram a desculpar-se. O primeiro lhe disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço-te que me desculpes!’ Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que me desculpes!’ Outro disse: ‘Casei-me e, por isso, não posso ir’. O servo voltou e comunicou isso a seu senhor. Então, tomado de ira, o dono da casa disse a seu servo: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade e faze entrar aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos!’ O servo disse: ‘Senhor, foi feito o que ordenaste, e ainda há lugar’. Então o senhor disse ao servo: ‘Sai pelos caminhos e cercados e obriga a entrarem, para que minha casa fique cheia! Pois eu vos digo: nenhum daqueles homens que foram convidados provará meu jantar.

“Um conviva de um jantar “puxou um assunto” sobre a intrigante novidade que o Mestre pregava: o Reino de Deus. O Senhor imediatamente aproveitou a chance e descreveu, sem escrúpulos humanos, em que consiste esse Reino. É como um grande jantar pronto para ser servido, em que os mensageiros saem depressa por ruas e praças da cidade, onde estão os pobres, aleijados, cegos e coxos; depois, trilham os caminhos distantes, onde vivem segregados os impuros incuráveis, e, por fim, vão pelos cercados onde os cuidadores montam guarda aos animais e não podem sair de seus postos. Ninguém se move, porque não acreditam naquele convite impossível para eles; precisam vir “obrigados”. Quando chegam, começa o banquete.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Senhor continua a nos provocar com seu convite amoroso e acolhedor: “Vinde! O banquete está preparado”.
Como você se encontra diante do convite de Jesus? Quais são suas prioridades?
Quais suas justificativas quando se apresentam os apelos para a solidariedade, a justiça, a vida, a ajuda ao próximo?
Você, pessoalmente, se sente necessitado de salvação? Aceita o convite que Jesus faz mesmo aos mais desprovidos?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra. Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe todos os convites que Ele lhe fez e faz a todo o momento.
“Jesus vida, torna-me semelhante a ti, que eu me interesse pelas coisas do Pai como Tu o fizeste. Que eu seja atento/a às necessidades dos meus irmãos, sobretudo dos mais pobres, sofredores e excluídos da sociedade. Que eu saiba administrar com sabedoria os dons e os bens que adquiri com o suor do meu trabalho. Isso te peço no amor do Pai e na luz do Espírito Santo. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Com que atitude você deseja viver o dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus é interpelado, por um dos convidados do banquete de um dos chefes dos fariseus, sobre o tema da refeição no Reino e conta-lhes uma parábola. Um homem prepara um banquete e envia seu servo para chamar os convidados. Cada um inventa uma desculpa para não aceitar o convite. Mesmo sendo coisas essenciais, como cuidar de um campo, de bois e até a consumação de um casamento, isso ainda não tem primazia sobre a urgência do Reino. Como os eleitos não corresponderam ao convite, o servo o estende para os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos, encontrados pelas praças e ruas. São os excluídos do meio sociorreligioso, que aceitam o convite para participar do banquete do Reino anunciado pelo Messias. A generosidade de Deus é tamanha que ainda há lugar no banquete. É preciso ainda buscar gente por todos os lados, forçando-os a entrar para participarem da festa. Os primeiros convidados, a elite religiosa judaica, serão excluídos do projeto salvífico de Deus, porque o recusaram. Acolhamos, pois, o convite do Senhor para participar do banquete de seu Reino!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.