Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/12/2023

1ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 11,1-10 Salmo: Sl 72(71) - Floresça o justo em seus dias.
evangelho
Bem‑aventurados os olhos que veem o que vós vedes! - Lc 10, 21-24

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples. Sim, Pai, porque assim foi de teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe quem é o Filho senão o Pai, e quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E, tendo‑se voltado para os discípulos, disse‑lhes em particular: “Bem‑aventurados os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não viram, e ouvir o que vós ouvis, e não ouviram!”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje nos encontramos com Jesus para louvar ao Pai que revela o mistério de seu Reino e de seu amor aos pequeninos, aos simples e receptivos ao Senhor. Aproximemo-nos da Palavra com essas atitudes de simplicidade e pureza de coração.



Oremos: “Senhor Jesus, que eu tenha sempre em mente minha missão de ser presença do Reino e, onde quer que esteja, possa ser portador/a dos bens divinos. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe bem o que dizem as Palavras de Jesus. O que Ele diz ao Pai, depois, o que diz aos seus discípulos.

Evangelho: Lc 10,21-24 Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples. Sim, Pai, porque assim foi de teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe quem é o Filho senão o Pai, e quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E, tendo-se voltado para os discípulos, disse-lhes em particular: “Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não viram, e ouvir o que vós ouvis, e não ouviram!”

“Os simples e humildes recebem atenção especial da parte de Jesus. Em forma de oração e de ação de graças, Jesus agradece ao Pai por ter revelado aos corações humildes as maravilhas do Reino e da salvação. Jesus e o Pai vivem uma intensa unidade, a ponto de nos provocar a vivermos também dessa forma. O orgulho sempre foi criticado por Jesus, por cegar as pessoas e impedir um contínuo fluxo de amor entre a criatura e o Criador. Neste tempo de Advento, que possamos abrir o coração para permitir a ação de Deus, o único capaz de tirar de nós a autossuficiência e o orgulho e nos fazer viver com simplicidade e serenidade. Desde já, vamos planejar o que podemos fazer, neste Natal, pelos pobres.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim hoje?
Qual palavra mais chamou minha atenção? Qual convite o Senhor me faz?
Eu tenho um coração simples e aproximo-me do Senhor com a humildade de criatura com seu Criador?
Tenho um coração aberto e confiante na sabedoria divina, a única que pode me revelar os mistérios do Reino Celestial?

Oração (Vida)

Na oração, você é convidado/a a conversar com Deus, a abrir seu coração e contar-lhe o que se passa com você. Apresente-lhe suas intenções e as necessidades de seus irmãos e irmãs.....
Peça ao Espírito Santo a graça da Sabedoria Divina, aquela que tudo vê, tudo conhece, tudo compreende e tudo encaminha e atrai para seu Amor que é nossa eterna felicidade.

Contemplação (Vida e Missão)

Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Como quero reorganizar minha vida para que seja sempre mais fiel à proposta de Jesus?

Bênção

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos. Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Eis um momento de efusivo louvor da parte de Jesus. Essa exultação está no contexto da missão dos 72 discípulos. Agora, nós a lemos na perspectiva do Mistério da Encarnação. Trata-se de uma oração, dirigida ao Pai na força do Espírito Santo, e concluída com uma bem-aventurança, dirigida aos discípulos. É uma explosão de amor dirigido ao Pai; é o reconhecimento de que o Pai realiza seu projeto de salvação. O conteúdo tem a ver com os destinatários do Reino. Deus escondeu os mistérios do Reino aos pretensamente sábios e entendidos e os revelou aos pobres e pequeninos, às pessoas que estão abertas e disponíveis às surpresas de Deus. Ele entregou tudo ao Filho, porque conhece e ama o Filho. Ao mesmo tempo, o Filho se torna mediação para o Pai, pois ele pode revelar seu mistério insondável a quem ele quer. O grande desejo de Deus é que o conheçamos. E conhecer significa amar. O projeto de salvação realizado pelo Pai nasce de sua absoluta e livre iniciativa. A encarnação do Verbo eterno é como que o rasgar-se de Deus, para assumir, amar e salvar aquilo que é diferente dele: o ser humano.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.