Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/11/2023

32º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Sb 1,1-7 Salmo: Sl 139(138) - Ó Senhor, tu me sondas e me conheces.
evangelho
Aumenta-nos a fé! - Lc 17,1-6

Jesus disse a seus discípulos: “É impossível que não aconteçam escândalos; mas ai daquele que os provoca! Melhor lhe seria que uma pedra de moinho lhe fosse colocada no pescoço e fosse atirado ao mar, do que escandalizar um só destes pequenos. Precavei-vos! Se teu irmão pecar, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-o. Se pecar contra ti sete vezes ao dia e sete vezes voltar a ti, dizendo: ‘Estou arrependido!’, perdoa-o”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!” O Senhor disse: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esse sicômoro: ‘Arranca-te e planta-te no mar’, e ele vos obedeceria.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia o evangelista Lucas nos apresenta uma passagem da vida de Jesus em que Ele instrui seus discípulos sobre o cuidado que devemos ter com os “pequenos” os que podem se escandalizar com nossas atitudes. E nos fala ainda da necessidade de perdoar sem limites.
Peçamos: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

A quem Jesus está instruindo, de modo particular? Quem são os pequenos do Evangelho? Ele fala da força da fé e da necessidade do perdão, especialmente com os mais fracos, observe a profundidade destas palavras.

Evangelho: Lc 17,1-6 Jesus disse a seus discípulos: “É impossível que não aconteçam escândalos; mas ai daquele que os provoca! Melhor lhe seria que uma pedra de moinho lhe fosse colocada no pescoço e fosse atirado ao mar, do que escandalizar um só destes pequenos. Precavei-vos! Se teu irmão pecar, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-o. Se pecar contra ti sete vezes ao dia e sete vezes voltar a ti, dizendo: ‘Estou arrependido!’, perdoa-o”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!” O Senhor disse: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esse sicômoro: ‘Arranca-te e planta-te no mar’, e ele vos obedeceria.

“O pedido dos apóstolos continua ecoando através da nossa voz, que forma um grande coro para suplicar o aumento da fé. Quanto maior for a fé, mais a vida será vivenciada adequadamente. Jesus conhecia a fragilidade humana, assim como conhece a realidade de cada um de nós. O convite é bem oportuno: não escandalizar os outros por nossas limitações e incoerências. Se existem falhas, Jesus indica o medicamento para todas as situações: o perdão irrestrito. Ninguém deveria contar as vezes que já perdoou. O importante é intensificar o amor para comunicar espontaneamente o perdão. A fé é dom e, também, responsabilidade humana. Cresçamos diariamente na fé por meio da oração e do amor ao próximo.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus fala do cuidado máximo que devemos ter com os pequeninos na fé. Uma atitude negativa de nossa parte pode levar alguém a se afastar de Deus. Como você avalia seu testemunho cristão?
Só o amor torna possível o perdão. O amor exigente que ajuda o outro a deixar o caminho do erro. Perdoar, muitas vezes exige uma fé heroica. Como você cultiva essa capacidade de perdoar?

Oração (Vida)

Fale com o Senhor a partir de seus sentimentos, dos apelos que a meditação despertou em você.
Com a simplicidade como as crianças se dirigem ao pai, reze a própria oração de Jesus: Pai-Nosso.....

Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto do Evangelho de hoje unifica sentenças de Jesus sobre três temas: o escândalo, a correção fraterna e a fé. Depois disso, Jesus continua a reflexão sobre a vida comunitária, meditando sobre o serviço humilde e a gratidão. Jesus fala, provavelmente, aos líderes das comunidades. Os problemas seguintes estão sob a responsabilidade deles. O escândalo é uma pedra posta para o outro tropeçar. São inevitáveis por causa da fragilidade dos que coordenam. Os pequeninos são os mais prejudicados, pois há o perigo do esfriamento ou da perda da fé. A segunda característica importante dessas comunidades é a capacidade de correção entre os irmãos. Jesus oferece o processo pedagógico: se o irmão pecar, deve ser corrigido; se ele se converter, deve ser perdoado. O perdão sempre deve ser oferecido a quem está verdadeiramente arrependido. Fundamental é a reconciliação da comunidade. Evitar o escândalo contra os pequeninos e perdoar o pecador arrependido é, na verdade, algo relacionado à dimensão da fé. Por isso, os discípulos percebem a fragilidade de sua fé. E suplicam: “Aumenta a nossa fé!”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.