Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/10/2023

28ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 1,1-7 Salmo: Sl 98(97) - O Senhor fez conhecer sua salvação.
evangelho
Aqui há alguém maior que Salomão - Lc 11,29-32

Como as multidões se aglomerassem, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração malvada. Pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim será o Filho do Homem para esta geração. Durante o julgamento, a rainha do Sul se erguerá com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para escutar a sabedoria de Salomão. Ora, aqui há alguém maior que Salomão. Durante o julgamento, os habitantes de Nínive se levantarão com esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas. Ora, aqui há alguém maior que Jonas”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Apesar dos milagres de Jesus, havia pessoas que não acreditavam nele e pediam um sinal estrondoso que pudesse confirmar sua divindade. Jesus se recusa dar sinais espetaculares, adverte que o sinal do reino está na Pessoa dele, nas suas palavras e atitudes.



“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O Pai já nos mostrou e realizou plenamente sua vontade em Jesus, seu Filho. Quem descobre a pessoa de Cristo não precisa de outros sinais ou milagres para sua vida. Observe com que palavras Jesus confirma essa verdade.

Evangelho: Lc 11,29-3 Como as multidões se aglomerassem, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração malvada. Pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim será o Filho do Homem para esta geração. Durante o julgamento, a rainha do Sul se erguerá com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para escutar a sabedoria de Salomão. Ora, aqui há alguém maior que Salomão. Durante o julgamento, os habitantes de Nínive se levantarão com esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas. Ora, aqui há alguém maior que Jonas”.

“Os passos de Jesus são seguidos por uma verdadeira multidão, que se aglomera atrás de um sinal e de milagres. Havia uma distância quilométrica entre o desejo de receber um milagre e a disposição para seguir Jesus e participar do seu Reino. Ainda hoje, muitos querem ser atendidos em seus pedidos, depois seguem sem mudar a vida, isto é, ser discípulos de Jesus. Jesus recorda os milagres bíblicos já ocorridos e afirma, categoricamente, que não existirão outros sinais, pois ele é o sinal maior, mas não está sendo reconhecido. Quando acolhemos Jesus como o sinal de Deus por excelência, os milagres começam a acontecer. O primeiro passo é tornar-se discípulo para receber os muitos milagres de Deus”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Quem é Jesus para você?
Ele preenche de sentido sua vida ou você precisa de outras manifestações espetaculares, outros sinais para crer nele?
Como o apelo à conversão ressoa em você? Que coisas você precisa mudar em sua vida?
Como e com quem preciso mudar?
Esteja seguro/a de que Deus está te ajudando no caminho de conversão. Deixe-se ser guiado pela força do amor misericordioso de Deus.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Neste momento, coloque-se diante de Deus, que se faz presente também por meio de sua Palavra, e faça a sua oração sem medo. Deus, que o/a chamou à vida, deseja sempre escutá-lo/a, e na oração você é convidado/a a falar com ele. Reze com o Senhor.

Com um coração arrependido e disposto a mudar, peça ao Senhor que lhe ajude a enfrentar os desafios da vida e a perseverar em um autêntico caminho de conversão. Que sua Palavra provoque e alimente uma profunda mudança de vida capaz de amá-lo sobre todas as coisas e ao nosso semelhante respeitando-o como filho de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

O chamado radical à conversão requer uma mudança de nossa realidade. Que gestos concretos podem manifestar essa conversão?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As multidões acorrem de todas as partes para escutar Jesus. Muitos pediam sinais para crer, para dar credibilidade à palavra que foi proclamada. Na verdade, eles fazem pedidos, mas não têm interesse na resposta. Seus esquemas estão muito fechados. Não há mais espaço para as surpresas da graça de Deus. Muitos, especialmente as elites do Sinédrio, estão com o coração endurecido, sofrem de esclerocardia. Não têm compromisso com a verdade. Querem somente pegar Jesus em uma cilada. Mesmo resistindo, Jesus dá dois exemplos: Jonas e a rainha do Sul. O raciocínio é construído com a lógica do menor para o maior. Jonas, pela sua pregação, conseguiu converter a grande nação pagã, símbolo máximo da violência. A conversão dos ninivitas é um sinal para as gerações futuras. E ali está alguém maior do que Jonas: Jesus. Da mesma forma, a rainha de Sabá. Ela veio de longe para escutar a sabedoria do rei Salomão. E ali está quem é maior do que Salomão: Jesus. Aproveitemos a sabedoria inesgotável da Santa Palavra de Deus!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.