Fundo
Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/04/2024

2ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 5,17-26 Salmo: Sl 34(33) - Busquei o Senhor e ele respondeu-me.
evangelho
Aquele que pratica a verdade vem para a luz - Jo 3,16-21

Assim, pois, Deus amou o mundo: a ponto de dar o Unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é julgado. Quem não crê já está julgado, porque não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas que a luz, pois suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não vem para a luz, a fim de que suas obras não sejam descobertas. Mas aquele que pratica a verdade vem para a luz, a fim de que sejam manifestadas suas obras, que são realizadas em Deus”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Entro em oração como de costume e recolho-me para meditar e orar sobre o Evangelho deste dia. Preparo-me em oração para entender melhor esse Evangelho, que hoje nos fala da salvação universal operada por Cristo Jesus: “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Unigênito para que não mora todo aquele que nele crê”.



Ó Mestre, que eu saiba acolher sempre vossa luz. Ajudai-me a escolher somente a vós, caminho, verdade e vida, e ser, neste mundo um reflexo do vosso amor. Amém

Leitura (Verdade)

O Senhor se aproximou e se aproxima de nós com seu amor. Assim, com amor e abertura de coração, eu quero me aproximar dele neste momento de meditação e oração.

Evangelho: Jo 3,16-21 Assim, pois, Deus amou o mundo: a ponto de dar o Unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é julgado. Quem não crê já está julgado, porque não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas que a luz, pois suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não vem para a luz, a fim de que suas obras não sejam descobertas. Mas aquele que pratica a verdade vem para a luz, a fim de que sejam manifestadas suas obras, que são realizadas em Deus”.

“A obra de Cristo é o plano do amor do Pai. O olhar de Jesus sobre o mundo é um olhar positivo. É o Deus conosco que quis habitar entre nós, abriu-nos um caminho de luz, deu-nos a verdade que liberta e amou-nos até o fim. O mistério que nos envolve é o da unidade do Pai e do Filho, no seu amor para com o mundo. Assim, o ser humano é chamado a aproximar-se da luz, situar-se no hoje da história de forma crítica, para que a Verdade dos ensinamentos de Cristo rompa as cadeias do egoísmo e nos conduza pelo caminho da vida eterna. Em Cristo e fortalecidos pela força do Espírito Santo, não teremos medo de nos expor à luz da Verdade e sermos protagonistas do agir de Deus em nosso mundo.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Estamos diante do amor infinito, misericordioso e salvador, de Deus. Não tem sentido recusar esse amor que nos pode dar a felicidade eterna. A salvação atinge todo aquele que se deixa tocar por seu desígnio de amor.
Agora, em silêncio, deixe-se tocar por estas palavras que o evangelista João guardou como declaração do próprio Filho de Deus: "Ele nos amou tanto..."

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Oração
Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó Bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do espírito maligno defendei-me.
Na hora da morte,
Na hora da morte chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
Para que com Vossos Santos Vos louve
Por todos os séculos dos séculos, Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Deus nos amou com um amor que não podemos nem imaginar, muito menos calcular ou medir. Como quero responder a este amor com minhas atitudes?

Bênção

“O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.” (Nm 6, 24-26).

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus conversa com Nicodemos e lhe fala do grande amor de Deus para com o mundo. Deus ama o mundo que ele criou e a prova de seu amor está em seu Filho, que ele enviou até nós para nos salvar a todos. Jesus não veio condenar o mundo, mas salvá-lo. O olhar de Jesus sobre o mundo é um olhar positivo. Ele não olha o mundo como algo mau, ruim, desprezível, que é preciso evitar, do qual é preciso se afastar. Ao contrário, ele vem morar conosco e vem salvar o que no mundo é considerado mau, ruim e desprezível. Ele vem à procura das pessoas desprezadas e consideradas pecadoras, das que estão no último lugar. Ele é a luz que ilumina o mundo e na sua luz podemos ver o valor de nossas obras. Se praticamos o mal, fugimos da luz para ocultar as nossas obras. Se praticamos o bem, não temos medo de nos expor, mesmo quando não somos compreendidos. Cristo se aproxima de nós e na sua luz pode-se ver a verdade da nossa vida. Afinal, nossa vida não é feita só de mentiras! Pela graça de Deus, somos o que somos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.