Fundo
Domingo, 11 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/07/2022

16ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Jr 1,1.4-10 Salmo: Sl 71(70) - Minha boca anunciará a tua justiça.
evangelho
Algumas sementes caíram à beira do caminho - Mt 13,1-9

Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Por isso, ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!"

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”


Leitura (Verdade)

Procure compreender o contexto deste evangelho. O que Jesus comunica aos seus discípulos e a nós?

Evangelho: Mt 13,1-9 Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Por isso, ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!"

"A parábola do semeador nos fala de como recebemos e permitimos que a Palavra de Deus dê frutos em nossa vida. O próprio Jesus deu uma explicação a esta parábola. Ele é o semeador da Palavra de Deus. Nós recebemos a Palavra como um terreno. Quando recebemos a Palavra de maneira distraída, somos como o terreno na beira da estrada. Às vezes, não permitimos que a Palavra se enraíze em nossa vida. Assim, somos um terreno cheio de pedras. Somos terreno de espinhos, quando as preocupações da vida acabam por sufocar a Palavra do Senhor em nós. Terra boa é quando a Palavra frutifica em nós, mesmo que não seja ainda cem por cento. Ouvir a Palavra é acolhê-la, compreendê-la, praticá-la.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo(a). O que é necessário para que a Palavra de Deus produza frutos em nossa vida?
Em qual terreno eu me encontro ao me posicionar neste contexto da parábola?
O que faço para ser terra boa, que dá frutos? Em que medida?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.
Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos.
Que minhas palavras sejam sementes boas semeadas com carinho e amor.
Que meu coração seja acolhedor para que nenhuma semente se perca, mas de frutos agradáveis ao Semeador.
Que eu tenha ouvidos para esta Palavra. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

A parábola ilustra a pregação de Jesus e dos apóstolos dos primeiros decênios do cristianismo. Muita pregação era feita (semente lançada), mas os escribas, os fariseus e muitos outros resistiam e não se convertiam. Segundo a matemática do texto, de quatro partes, só uma caiu em terra boa e produziu frutos. E mesmo esse quarto que caiu em terra boa ainda não produziu cem por cento: cem, sessenta e trinta. Provavelmente os de casa, os judeus, com raras exceções, aceitaram o evangelho, enquanto os gentios eram terra boa. Mas também esses nem sempre eram fiéis ao ensino cristão. No entanto, chama a atenção a quantidade. Dizia-se que nas terras da Palestina sete por um era boa colheita. Mas aqui se fala em trinta, sessenta e cem por um, o que seria um verdadeiro exagero. Jesus quer alertar os seus que, embora nem todos aceitem a mensagem do Reino, ela, apesar do aparente fracasso, produz muitos frutos. O Reino avança, mesmo que muitos não o acolham.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.