Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/12/2023

Imaculada Conceição de Nossa Senhora - Ano B - Branca
1ª Leitura: Gn 3,9-15.20 Salmo: Sl 98(97) - Cantai ao Senhor um canto novo. 2ª Leitura: Ef 1,3-6.11-12
evangelho
Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! - Lc 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade Imaculada Conceição de Maria. “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Obrigada Jesus por me ter dado esse grande modelo de fé. Rezo com toda a humildade: “Ave Maria, cheia de Graça!” Cheia de Jesus porque ele se encarnou no teu ser e no teu corpo. Ele quis ser sangue do teu sangue, carne de tua carne para poder ficar conosco na fragilidade de nossa condição humana. . .


Rezo: “ Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é contigo, bendito o fruto do teu ventre: Jesus.” Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, bendito o fruto do teu ventre, nosso caminho, nossa verdade, nossa vida. O fruto de teu ventre, Maria, é nosso Salvador, o Pão da Vida, o Libertador, o Filho de Deus vivo. Roga a Ele por nós que confiamos em vós. Amém."

Leitura (Verdade)

No meio do Advento, a Igreja coloca a festividade da Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado original, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo; ela antecipa a nova criação purificada do pecado.
Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo faz a Maria? Como Maria acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a essa Mulher cheia de graça?

Evangelho: Lc 1,26-38 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

“A Mãe de Jesus recebe, neste dia e sempre, uma homenagem especial. Ela é a Imaculada Conceição, Mãe de Jesus e nossa também. Como intercessora, recebe muitos títulos e incontáveis pedidos, que alegremente oferece ao Filho amado. Seu coração é sem mancha e seu agir foi extremamente edificante, tornando-se modelo da vida cristã. Em clima de Advento, clamamos: “Vem, Senhor Jesus!”. Louvemos ao Senhor, vivendo e cantando o mesmo hino que ela elevou aos céus, quando soube que seria a Mãe do Salvador. Assim como a Imaculada Conceição, sejamos ponte entre o céu e a terra, favorecendo, pelo testemunho, que a vontade de Deus aconteça no coração da humanidade e torne nosso mundo melhor.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Sim de Maria pôs em marcha o sim da humanidade. Pôs em marcha essa caminhada rumo à ressurreição final. Qual é a qualidade do meu SIM nessa marcha rumo à ressurreição? Rumo ao meu fim?
Ajudo como fez Maria outras pessoas a darem sua resposta fiel a Jesus?
Alegro-me com as graças que Deus, Jesus e Maria concedem a humanidade?
Sou agradecido/a pela presença e pela generosidade de Deus em minha vida?

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

“Virgem Maria, Mãe de Jesus, Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza.
Um pouco da tua coragem para o meu desalento.
Um pouco da tua compreensão para o meu problema.
Um pouco da tua plenitude para o meu vazio.
Um pouco de teu consolo para o meu espinho.
Um pouco da tua certeza para a minha dúvida.
Um pouco do teu sol para o meu inverno.
Um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço.
Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio.
Um pouco da tua luminosidade para a minha noite.
Um pouco da tua alegria para a minha tristeza.
Um pouco da tua sabedoria para a minha ignorância.
Um pouco do teu amor para o meu rancor.
Um pouco da tua pureza para o meu pecado.
Um pouco da tua vida para a minha morte.
Dá-me teu Filho Jesus, Mãe, e terei tudo!”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Celebramos a Imaculada Conceição de Maria. Essa antiquíssima verdade de fé só foi promulgada por Pio IX em 1854. O dogma afirma que a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi redimida antes de nascida. Ela foi preservada da mácula do pecado original em vista dos méritos do seu Filho Jesus Cristo. O Filho de Deus não poderia nascer do pecado. Por isso, Deus a preparou na santidade. Isso já está dito em Gênesis 3,15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela”. Maria é a arca da aliança incorruptível (Ex 25,10s). “Pode o puro provir de um impuro?” (Jó 14,4). O texto da Anunciação é um relato de vocação, com esquema próprio. No corpo do texto, há três intervenções do anjo Gabriel e três reações de Maria: o anjo saúda Maria e ela, perturbada, reflete; o anjo faz o anúncio da mensagem central e Maria o questiona sobre como isso se dará; o anjo explica os detalhes e Maria consente. Sua liberdade é a vontade de Deus. Maria é identificada com a Virgem, “a toda cheia de graça” (kecharitomene), habitação do Espírito, morada do Altíssimo e serva do Senhor.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.