Fundo
Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/10/2025

Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Rm 2,1-11 Salmo: Sl 61(62) - Contigo, Senhor, está a lealdade.
evangelho
Ai de vós também, especialistas da Lei, que impondes às pessoas fardos difíceis de transportar, e vós mesmos não tocais esses fardos sequer com um dedo! - Lc 11,42-46

“Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda hortaliça, e deixais de lado o direito e o amor de Deus! [...] Ai de vós! Sois como sepulcros não sinalizados, sobre os quais as pessoas andam sem saber.” Um especialista da Lei disse-lhe: “Mestre, dizendo isso, ofendes também a nós”. Mas ele disse: “Ai de vós também, especialistas da Lei, que impondes às pessoas fardos difíceis de transportar, e vós mesmos não tocais esses fardos sequer com um dedo!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a liturgia faz memória de Santa Teresa de Jesus. Dia em que comemoramos o dia do professor/a na sua nobre missão de ensinar.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Coloquemo-nos na presença do Mestre Jesus como nos ensina a grande mestra da mística cristã Teresa de Jesus. Para isso, feche os olhos e procure o diálogo estabelecer o diálogo com Jesus para ouvir seus ensinamentos sobre nossas incoerências...



“Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho quantas vezes julgar necessário e deixe-se questionar, escute o que o texto lhe diz, qual o centro deste relato, etc.... Leia o que está por trás das palavras.

Evangelho: Lc 11,42-46 “Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda hortaliça, e deixais de lado o direito e o amor de Deus! Essas coisas deveis praticar, sem desprezar aquelas. Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas e as saudações nas praças! Ai de vós! Sois como sepulcros não sinalizados, sobre os quais as pessoas andam sem saber.” Um especialista da Lei disse- -lhe: “Mestre, dizendo isso, ofendes também a nós”. Mas ele disse: “Ai de vós também, especialistas da Lei, que impondes às pessoas fardos difíceis de transportar, e vós mesmos não tocais esses fardos sequer com um dedo!”

“O Mestre não poupa as aparências enganosas dos especialistas da Lei, que cumprem todo e qualquer pequeno detalhe da prática religiosa e procuram a máxima visibilidade nos lugares públicos e nas salas bem frequentadas. É a estratégia que usam para salvaguardar a posição de guardiões da justiça, do direito e do amor de Deus. O que fazem às escondidas os coloca num nível abaixo dos pés de quem anda pelo campo sem ver onde pisa. Um desses grandes, certo de estar acima da reprimenda, queixa-se ao Senhor num tom de amigo ressentido: “Dizendo isso, ofendes também a nós”, e ouve o que não queria. Jesus não teme dizer o que sabe ser justo e necessário, ainda que perca parentes e amigos.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Estas coisas deveis praticar, sem descuidar daquelas.” Portanto, quem ama cumpre a lei completa, as partes mais importantes e também as pequenas nuances da lei, mas nunca o contrário, cuidar da exterioridade e abandonar as partes mais importantes.

Você se identifica com essas atitudes? Quais? Encontra algo que precisa ser mudado?
Deixe-se guiar pela força do amor misericordioso de Deus e procure viver o amor como Jesus viveu e ensinou.

Oração (Vida)

Hoje, dia de St. Teresa D’Ávila, dia do professor/a, agradecemos a Deus por essa nobre vocação e profissão. Rezemos pelos professores de nossa iniciação escolar, da iniciação espiritual e pelos professores e catequistas de hoje.
Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Santa Teresa de Jesus nos inspira a responder ao convite do Senhor com adesão plena e amorosa.
Em quais situações, com que atitude, você deseja responder aos apelos de Deus neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus continua suas exortações contra os fariseus, com a invectiva “ai de vós”, bem comum no profetismo bíblico. A primeira gira em torno do pagamento do dízimo. O grupo zela pelo dízimo sobre simples verduras (hortelã, arruda e toda hortaliça), mas negligencia pontos graves da Lei, já denunciados por Miqueias (Mq 6,8). O direito ampara os pobres e os indefesos, principalmente, o órfão, a viúva e o estrangeiro. O amor de Deus exige benevolência em ajudar os necessitados. A segunda invectiva aponta para a vaidade. Os fariseus almejam reconhecimento perante a religião e a sociedade, justificando-se pela primazia diante de Deus. A terceira denuncia a incoerência entre o interior e o exterior deles. São assemelhados a sepulcros não sinalizados, que propagam a impureza e o mal, em vez de zelarem pelo bem. Parecem ser fiéis, buscando mérito próprio, mas colocam fardos pesados nos outros, como é concluída a quarta exortação. Na busca verdadeira de Deus, que é justo e amoroso, manifestemos uma fé autêntica, a qual desemboca em uma verdadeira ética cristã, baseada no amor ao próximo!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.