Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/05/2024

6ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 16,22-34 Salmo: Sl 138(137) - Eu te dou graças, Senhor, de todo coração.
evangelho
Agora, no entanto, vou para junto daquele que me enviou - Jo 16,5-11

Agora, no entanto, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, porque vos disse essas coisas, a tristeza encheu vosso coração. Mas eu vos digo a verdade: é melhor para vós que eu parta. Se eu não partir, o Defensor não virá a vós. Se eu for, eu o enviarei a vós. E, quando vier, arguirá o mundo a respeito de pecado, de justiça e de julgamento. A respeito de pecado porque não creem em mim. A respeito de justiça porque vou para o Pai e já não mais me vereis. A respeito de julgamento porque o Príncipe deste mundo está julgado.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus percebe a imensa tristeza dos discípulos quando Ele anuncia que deverá voltar para o Pai. Confusos e perdidos eles não conseguem imaginar viver sem a presença física de Jesus. Então, Jesus lhes confirma: “é melhor para vós que eu parta. Se eu não partir, o Defensor não virá a vós. Se eu for, eu o enviarei a vós.



Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém”.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que Jesus nos promete? De que forma Ele nos confirma que estará sempre conosco?

Evangelho: Jo 16,5-11 “Agora, no entanto, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Mas, porque vos disse essas coisas, a tristeza encheu vosso coração. Mas eu vos digo a verdade: é melhor para vós que eu parta. Se eu não partir, o Defensor não virá a vós. Se eu for, eu o enviarei a vós. E, quando vier, arguirá o mundo a respeito de pecado, de justiça e de julgamento. A respeito de pecado porque não creem em mim. A respeito de justiça porque vou para o Pai e já não mais me vereis. A respeito de julgamento porque o Príncipe deste mundo está julgado.”

“É melhor para vós que eu parta”, diz Jesus. “Se eu não partir, o Defensor não virá a vós”, que é o Espírito Santo. O mundo pecou ao rejeitar Jesus, mas terá de reconhecer que ele é o Filho que vai para o Pai e que o príncipe deste mundo já está julgado. A verdade do cristianismo está centrada na pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Sem ele, o cristianismo perde sua credibilidade, sua razão de ser, porque o verdadeiro cristianismo é o próprio Jesus vivo e ressuscitado no meio dos seus; aquele que revela a cada coração o verdadeiro caminho para o amor, a verdade e a vida. É nessa direção que a Igreja é chamada a estar no mundo, anunciando o amor de Deus que é Pai, revelado em Jesus, o Cristo.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Também nós, muitas vezes, sentimo-nos desamparados porque não somos capazes de perceber a presença do Senhor ao nosso lado. Reveja sua caminhada, traga estas palavras do Evangelho para a sua vida.
Diante da força do mal você tem a tentação de desanimar ou confia na força do Espírito Santo que vem em nosso socorro? Como você cultiva a fé na presença do Senhor, especialmente diante dos desafios e do sofrimento? Quem dá sentido a sua existência e preenche seu coração de esperança e de paz?

Oração (Vida)

Este é o momento de falar com Deus. Abra seu coração e fale de sua história, de seus medos e também do imenso desejo de estar sempre com Ele...

Senhor, fazei-nos compreender que todo aquele que conta com a presença do vosso Espírito está seguro, e nenhum mal jamais poderá alcançá-lo.

Se desejar, conclua com esta oração:
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele.
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude.
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai, para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. “Somente vós tendes palavras de vida eterna”. Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja.
Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

A liturgia destes dias nos prepara para a celebração da Ascensão do Senhor e a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Antes da sua Paixão e Morte, Jesus disse aos discípulos: “Eu vou para aquele que me enviou”. Os discípulos se entristeciam com essas palavras de Jesus, mas não sabiam bem o que estava para acontecer. Jesus se referia à sua morte na cruz e à sua Ascensão ao céu. Hoje, na liturgia sagrada, essas palavras são ditas pelo Ressuscitado e anunciam sua partida. Não mais o verão com os olhos do corpo. Continuará sendo visto com os olhos da fé, até quando nos for concedido vê-lo na glória. Então o veremos face a face. Ele vai, e vem o Espírito Santo Defensor e Consolador. Sua presença no mundo revelará toda a obra de Jesus, sua relação com o Pai, sua ação salvífica, a derrota e a condenação do demônio. É bom, portanto, para todos nós que Jesus vá, porque, se não for, o Espírito Santo não virá. Ouvimos o que Jesus diz sem entender tudo, mas podemos perguntar e esperar pela resposta. Não sabemos o que acontece nas relações da Trindade. Ouvimos que Jesus precisa ir para que o Espírito Santo venha. Ouvimos e vemos os acontecimentos. Ele foi e o Espírito veio a nós.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.