Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/03/2024

Terça-feira da Semana Santa - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 49,1-6 Salmo: Sl 71(70) - Minha boca anunciará a tua justiça.
evangelho
Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele - Jo 13,21-33.36-38

Tendo dito essas coisas, Jesus agitou‑se interiormente e deu este testemunho: “Amém, amém, eu vos digo: um de vós vai me entregar”. Os discípulos olhavam‑se uns para os outros sem compreender a respeito de quem estava falando. Um de seus discípulos, aquele que Jesus amava, estava reclinado junto a Jesus. Simão Pedro lhe acenou para que perguntasse a respeito de quem estava falando. Reclinado como estava sobre o lado de Jesus, disse‑lhe: “Senhor, quem é?” Respondeu Jesus: “É aquele a quem eu der um bocado de pão mergulhado no molho”. Então, tendo mergulhado um bocado de pão no molho, tomou‑o e deu‑o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do bocado de pão, entrou nele Satanás. Disse‑lhe Jesus: “O que tens a fazer, faze‑o logo”. Nenhum dos que estavam na ceia compreendeu a propósito de que lhe dizia isso. Alguns pensaram que, uma vez que a bolsa comum ficava com Judas, Jesus lhe dissera: “Compra‑nos o que precisamos para a festa” ou que desse algo para os pobres. Tendo tomado o bocado de pão, ele logo saiu. Era noite. Assim que Judas saiu, Jesus disse: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o glorificará. Filhinhos, ainda um pouco estou convosco. Buscar‑me‑eis, mas, como disse aos judeus, digo‑vos agora: ‘Para onde eu vou, não podeis ir’. Disse‑lhe Simão Pedro: “Senhor, para onde vais?” Respondeu‑lhe Jesus: “Para onde vou não podes agora me seguir, mas depois me seguirás”. Disse‑lhe Pedro: “Senhor, por que não posso te seguir desde já? Darei minha vida por ti”. Respondeu Jesus: “Darás tua vida por mim? Amém, amém, eu te digo: antes que um galo cante, tu me terás negado três vezes”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus quis viver toda nossa humanidade, experimentou a dor e a alegria de ser humano, igual a nós. Sofre silenciosamente a dor da traição. Permanece fiel a sua missão e responde plenamente à vontade do Pai.



“Deus eterno e todo poderosos, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da Paixão do Senhor, que possamos receber vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito santo. Amém.”

Leitura (Verdade)

Algumas cenas que marcaram os derradeiros momentos de vida do Senhor são contempladas no trecho do Evangelho de hoje.
O amor e a salvação revelados a nós por Jesus foram aceitos pelos humildes e puros de coração.

Evangelho: Jo 13,21-33.36-38 Tendo dito essas coisas, Jesus agitou‑se interiormente e deu este testemunho: “Amém, amém, eu vos digo: um de vós vai me entregar”. Os discípulos olhavam‑se uns para os outros sem compreender a respeito de quem estava falando. Um de seus discípulos, aquele que Jesus amava, estava reclinado junto a Jesus. Simão Pedro lhe acenou para que perguntasse a respeito de quem estava falando. Reclinado como estava sobre o lado de Jesus, disse‑lhe: “Senhor, quem é?” Respondeu Jesus: “É aquele a quem eu der um bocado de pão mergulhado no molho”. Então, tendo mergulhado um bocado de pão no molho, tomou‑o e deu‑o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do bocado de pão, entrou nele Satanás. Disse‑lhe Jesus: “O que tens a fazer, faze‑o logo”. Nenhum dos que estavam na ceia compreendeu a propósito de que lhe dizia isso. Alguns pensaram que, uma vez que a bolsa comum ficava com Judas, Jesus lhe dissera: “Compra‑nos o que precisamos para a festa” ou que desse algo para os pobres. Tendo tomado o bocado de pão, ele logo saiu. Era noite. Assim que Judas saiu, Jesus disse: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o glorificará. Filhinhos, ainda um pouco estou convosco. Buscar‑me‑eis, mas, como disse aos judeus, digo‑vos agora: ‘Para onde eu vou, não podeis ir’. Disse‑lhe Simão Pedro: “Senhor, para onde vais?” Respondeu‑lhe Jesus: “Para onde vou não podes agora me seguir, mas depois me seguirás”. Disse‑lhe Pedro: “Senhor, por que não posso te seguir desde já? Darei minha vida por ti”. Respondeu Jesus: “Darás tua vida por mim? Amém, amém, eu te digo: antes que um galo cante, tu me terás negado três vezes”.

“Durante a ceia, profundamente comovido, Jesus anuncia a traição de Judas e a negação de Pedro. O Mestre conhece os corações, antevê os planos de Judas e conhece a covardia de Pedro; no entanto, acompanha com dor e amor a cada um, sem expô-los à humilhação. Era noite quando Judas saiu do convívio do Mestre. Era noite quando Pedro negou conhecer Jesus. Somos o resultado de nossas escolhas. Judas optou pela ganância e pelo dinheiro sujo. Pedro chorou e refez sua adesão a Cristo. Na noite de Judas, venceram as trevas; na noite de Pedro, raiou a luz da ressurreição. Deus é amor, mas um amor que não anula a justiça. Cada um receberá o veredicto da sua sentença conforme suas obras (cf. Ap 20,12-13)”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça sua reflexão procurando escutar e aderir ao caminho que a Palavra lhe indicar. Deixe-se conduzir pelo Espírito e purificar pelos méritos da Paixão, morte e ressurreição de Jesus....

Oração (Vida)

“Senhor Jesus, no momento derradeiro de vossa entrega por cada um de nós, ensinai-nos a repetir na vida o significativo gesto de estarmos continuamente prontos a também doar a vida por nossos irmãos. Que conduzidos por vosso amor, tenhamos a força de não fraquejar e jamais negar nem a vós, nem a nenhum dos irmãos/as. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você quer vigiar e cuidar hoje para que sejam segundo os ensinamentos do Evangelho?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Jesus anuncia a traição de Judas e a negação de Pedro. Satanás entra em Judas e Judas sai imediatamente. E a noite o envolve. Pedro, por sua vez, diz e não faz! “Eu darei a vida por ti”, mas vai negá-lo três vezes.

Ir. Carmen Maria Pulga