Fundo
Sábado, 21 de Março de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/03/2026

4ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Jr 11,18-20 Salmo: Sl 7 - Senhor, meu Deus, Abrigo-me em ti.
evangelho
Acaso tu também és da Galileia? Investiga e vê que da Galileia não surge profeta! - Jo 7,40-53

Então alguns da multidão que tinham ouvido essas palavras diziam: “Ele é, verdadeiramente, o Profeta”. Outros diziam: “Ele é o Cristo”. Outros ainda diziam: “Acaso o Cristo vem da Galileia? Não diz a Escritura que o Cristo é da descendência de Davi e que vem do povoado de Belém, do qual era Davi?” Aconteceu, então, uma divisão na multidão por causa dele. Alguns dentre eles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Os guardas foram até os sumos sacerdotes e fariseus, que lhes disseram: “Por que não o trouxestes?” Responderam os guardas: “Jamais um homem falou como ele”. Responderam-lhes, então, os fariseus: “Acaso também vós fostes enganados? 48 Acaso algum dos chefes acreditou nele ou algum dos fariseus? Mas esta multidão, não conhecendo a Lei, são uns malditos”. Disse-lhes Nicodemos, aquele que veio a Jesus anteriormente e que era um deles: “Acaso nossa Lei julga um homem sem antes ouvi-lo e saber o que fez?” Responderam-lhe: “Acaso tu também és da Galileia? Investiga e vê que da Galileia não surge profeta!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor, e possuir a vida em plenitude.




Que o Senhor nos faça hoje e sempre humildes e atenciosos a sua santa Palavra.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

A palavra é a verdade que nos sustenta, e nada poderá tirá-la de quem a acolhe. Procure mergulhar nas palavras de Jesus no evangelho de hoje

Evangelho: Jo 7,40-53 “Então alguns da multidão que tinham ouvido essas palavras diziam: “Ele é, verdadeiramente, o Profeta”. Outros diziam: “Ele é o Cristo”. Outros ainda diziam: “Acaso o Cristo vem da Galileia? Não diz a Escritura que o Cristo é da descendência de Davi e que vem do povoado de Belém, do qual era Davi?” Aconteceu, então, uma divisão na multidão por causa dele. Alguns dentre eles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Os guardas foram até os sumos sacerdotes e fariseus, que lhes disseram: “Por que não o trouxestes?” Responderam os guardas: “Jamais um homem falou como ele”. Responderam-lhes, então, os fariseus: “Acaso também vós fostes enganados? 48 Acaso algum dos chefes acreditou nele ou algum dos fariseus? Mas esta multidão, não conhecendo a Lei, são uns malditos”. Disse-lhes Nicodemos, aquele que veio a Jesus anteriormente e que era um deles: “Acaso nossa Lei julga um homem sem antes ouvi-lo e saber o que fez?” Responderam-lhe: “Acaso tu também és da Galileia? Investiga e vê que da Galileia não surge profeta!”.

“O povo esperava por um profeta semelhante a Moisés. Seria Jesus, que falava como ninguém? Os soldados ficaram encantados com Jesus e com o que ele dizia, por isso não o prenderam. Foi então que os fariseus se traíram, confessaram que os chefes não acreditaram nele e chamaram o povo de maldito, ignorante da Lei. Nicodemos, também fariseu, era diferente. “Acaso nossa Lei julga um homem sem antes ouvi-lo e saber o que fez?”, pergunta ele aos seus iguais. Jesus não é um profeta, mas o Profeta por excelência, semelhante a Moisés e maior do que ele. É preciso ouvi-lo. Quem é o verdadeiro discípulo de Moisés, quem aceita Jesus ou quem o rejeita? Aceitá-lo é um a graça concedida pelo Pai”. (Viver a Palavra - Côn. Celso Pedro da Silva -2026 Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

Quem é afinal esse Jesus que fala no meio do povo, que diz ser o enviado do Pai, que se faz igual a Deus, realiza sinais extraordinários e provoca muitas discussões sobre sua pessoa? É ele “o” profeta? Qual profeta? Às portas da Terra Prometida, Moisés tinha dito ao povo que Deus iria fazer surgir no futuro um profeta semelhante a ele, que falaria a palavra que Deus iria colocar em sua boca. A este profeta era preciso ouvir. Seria ele Jesus de Nazaré?
O que as pessoas falam sobre Jesus?
Por que discutiam entre elas sobre a identidade do Cristo? O que responderam os guardas aos sumos sacerdotes?
Para você, quem é Jesus? Um profeta? O Messias? O Libertador? Como você acolhe em seu coração a atitude de encantamento dos guardas e as palavras: “Ninguém jamais falou como este homem”?

Oração (Vida)

Visita-nos, Senhor, com a voz de verdadeiros profetas. Que eu não tenha medo de confiar em tua Palavra. Escute meu coração neste momento. Ele traz incertezas, alegrias e dores, esperanças e medos. Tudo o que enxergo no rosto de tantos irmãos...reze pelas necessidades dos que sofrem.
Escuta, Senhor, esta prece que faço também em favor deles. Reze com o coração.
“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação orante que apelos o Senhor deixa em seu coração? O que você quer praticar, mais concretamente, neste dia?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus é quem doa a Água-Espírito. Tema já tratado no episódio da samaritana. No último dia da Festa das Cabanas, Jesus, de pé, falou em alta voz e fez um forte convite (vv. 37-39). A repercussão foi imediata, nova discussão aflorou e as opiniões foram contrapostas sobre Jesus ser ou não o Messias. Os guardas, ao invés de prender Jesus, ficaram admirados com suas palavras. Comprova-se que a sua hora ainda não tinha chegado. Ao lado disso, o grupo dos fariseus se sobrepôs ao dos saduceus, e mostrou-se incrédulo e intransigente. Zombaram dos guardas e amaldiçoaram os que consideraram ignorantes da Torá. Até mesmo a sensatez de Nicodemos, ecoando seu encontro noturno com Jesus, foi desprezada. Ficou em evidência que a Torá é boa, mas não quem dizia que a conhecia e a interpretava. Que ouçamos a voz de Jesus e recebamos, pela fé, o dom da Água-Espírito que nos lava e ilumina.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.