Fundo
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/09/2020

24ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Cor 15,35-37.42-49 Salmo: Sl 56(55) - Na presença do Senhor andarei na luz da vida.
evangelho
A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus - Lc 8,4-15

Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam até Jesus. Ele, então, contou uma parábola: “O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e foi pisada; e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou, mas secou, por falta de umidade. Outra parte caiu entre os espinhos e, crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram. Ainda outra parte caiu em terra boa; brotou e deu frutos, até cem por um”. Depois de dizer isso, ele exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Seus discípulos faziam perguntas sobre o sentido da parábola. Jesus, então, lhes disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Aos outros, porém, só por meio de parábolas, de modo que, olhando, não enxergam e, ouvindo, não entendem. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que caem à beira do caminho são os que escutam, mas logo vem o Diabo e arranca a palavra do seu coração, para que não acreditem e não se salvem. Os que ficam sobre as pedras são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não têm raízes. Por um momento, acreditam, mas quando chega a tentação, desistem. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em meio às preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer. O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto pela perseverança”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A parábola do semeador, contada por Jesus no Evangelho de hoje, nos ajuda a refletir sobre a acolhida da Palavra de Deus em nossa vida. Para compreendermos bem a Palavra que vamos meditar, peçamos:
“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”


Leitura (Verdade)

O que diz o texto? O que Jesus comunica ao povo e aos seus discípulos? Quais são as imagens presentes no texto? Quais palavras mais chamaram a sua atenção durante a leitura?

“Pregador dos caminhos, Jesus gostava de usar as circunstâncias para iluminar a Palavra. O seu caminho passava entre as lavouras, onde pequenos agricultores arrancavam da terra ingrata o seu alimento. Existiam vários tipos de solo, cada um deles diferente. O Mestre parece não se preocupar com o solo e suas possibilidades. Seu foco está na semente, jogada com abundância em toda parte. Esta é a tarefa, ainda hoje, da Igreja. Ela encontra solos duros da beira do caminho, encontra solos pedregosos e cheios de espinhos. Mas o semeador é marcado por uma invencível esperança. Ele tem certeza da eficiência da semente e de suas possibilidades. Ela pode chegar a cem sementes por um. Nós somos os semeadores e, ao mesmo tempo, o solo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A parábola do semeador nos ajuda a compreender as diferentes formas com as quais acolhemos a Palavra de Deus em nossa vida. A semente da Palavra que cai no coração desejoso de viver seus ensinamentos produz muitos frutos, produz cem vezes mais. É na Palavra de Deus que encontramos a força e as luzes para enfrentarmos os desafios do dia a dia, porque o encontro com a Palavra é o encontro com o próprio Cristo. Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ainda nos lembra: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”.
Você cultiva em sua vida o desejo de conhecer e aprofundar a Palavra de Deus pelo estudo e pela oração? A Palavra que medita permanece em sua vida e orienta as suas ações? Neste Mês da Bíblia, qual é o tempo que tem dedicado ao encontro com a Palavra?

Oração (Vida)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de semear a boa semente!

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lucas diz que a semente foi pisada. Por quem? Por alguém! Mas haverá sempre alguém com um coração bom e generoso que conserva a Palavra e dá fruto pela perseverança. Que Deus nos dê a graça de sermos esse alguém e de encontrarmos alguém assim! O resto será pedra e espinho.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.