Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/12/2023

3ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jr 23,5-8 Salmo: Sl 72(71) - Ó Deus, dá ao rei teus julgamentos.
evangelho
A virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel - Mt 1,18-24

A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo mas não querendo difamá-la publicamente, decidiu repudiá-la em segredo. Mas, enquanto ele refletia sobre isso, o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas receio em receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor tinha anunciado pelo profeta: “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que traduzido é: Deus-conosco)”. Quando José despertou do sono, fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos dá a origem de Jesus. Ele vem do Alto e assume nossa condição humana. Ele pisa as estradas empoeiradas da Palestina, vai ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos nossos esforços, as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quem era José? Como ele agiu com sua noiva? O que foi que deu paz para José num momento tão difícil?

Evangelho: Mt 1,18-24 A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou-se grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo mas não querendo difamá-la publicamente, decidiu repudiá-la em segredo. Mas, enquanto ele refletia sobre isso, o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas receio em receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor tinha anunciado pelo profeta: “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que traduzido é: Deus-conosco)”. Quando José despertou do sono, fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado.

“O cotidiano de dois jovens é interrompido pelo anúncio do anjo Gabriel: Maria fora escolhida para ser a Mãe do Salvador. José decidiu, em segredo, abandoná-la. Uma decisão sem muita reflexão. Porém, em sonho, José ouve o anjo e refaz sua decisão. A flexibilidade, isto é, a capacidade de pensar e repensar, dá outro rumo à história. Maria passa a contar com José na tentativa de decifrarem juntos os mistérios da vinda do Filho de Deus ao mundo. A presença solidária e amorosa de José contribuiu, com certeza, para que o céu visitasse a terra. Em um tempo de tanta insegurança, que São José possa inspirar e interceder para que todas as crianças tenham um lar digno, com pão e paz.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado/a a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida.
Após o anúncio do anjo, o evangelista diz que “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa”. Ao invés de seguir a letra morta da Lei, José obedeceu à Palavra dinâmica de Deus, anunciada pelo anjo.
Como sua vida se identifica com a de José e a de Maria? O que essas pessoas humanas como nós, nos ensinam?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém” (Trecho do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus. Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo de Maria e José?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Iniciamos o período de preparação imediata para o Natal. O foco é a vinda de Cristo na história. O casamento em Israel, no tempo de Jesus, era feito em duas etapas: Quiddushin (a consagração) e Nissuin (as núpcias). Depois da primeira etapa, os jovens já eram considerados verdadeiros esposos, de tal modo que, se a jovem se unisse a outro homem durante esse tempo, tornava-se adúltera. Maria, portanto, já era esposa de José, mas ainda não haviam coabitado. José é um homem justo, não simplesmente segundo a justiça forense, mas porque percebeu que o que estava acontecendo com Maria era obra do Espírito Santo. Diante da vontade de Deus, ele cede, aceita e permite. Como verdadeiro patriarca, faz o discernimento da vontade de Deus no sonho. José sonha o sonho de Deus. Como pai legal de Jesus, José o coliga com a dinastia davídica. Para as comunidades mateanas, cumpre-se a profecia de Isaías 7,14: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho. Será chamado pelo nome de Emanuel”. Jesus é o “Deus conosco”, assumindo nossa história para redimi-la. Inicia-se o maior projeto familiar de que a humanidade já teve notícia.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.