Fundo
Domingo, 06 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/10/2020

29ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ef 2,1-10 Salmo: Sl 100(99) - Servi ao Senhor com alegria.
evangelho
A vida não consiste na abundância de bens - Lc 12,13-21

Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?” E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, goza a vida!’ Mas Deus lhe diz: ‘Tolo! Ainda nesta noite, tua vida te será tirada. E para quem ficará o que acumulaste?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho indicado para o dia de hoje, destacando os verbos e os personagens que surgem. O texto mostra Jesus fazendo um alerta à multidão. O que Ele diz às pessoas? O que está acontecendo no texto? Qual é a mensagem central da narrativa?
“O homem rico da parábola não tem nome, nada se sabe de sua família, não tem nenhuma preocupação social. Seus sonhos são as colheitas, os celeiros e usufruir a vida. É um homem extremamente pobre, pois só tem dinheiro. Ele parece como exemplo dos ricos sobre os quais Jesus pronunciou seus “ais”. A ganância denota duas ambições desmedidas, intimamente relacionadas: desejo insaciável de riqueza e anseio por uma posição social. Ele é chamado de insensato, que significa, na tradição religiosa hebraica, uma pessoa que se rebela contra Deus e cujas práticas rejeitam a Deus. O dinheiro é uma mediação para o bem e para o mal. Ele deve ser nosso empregado, nunca nosso patrão. Ele deve estar a serviço da vida.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em minha escala de valores, que lugar ocupa o dinheiro, os bens materiais? Percebo as advertências de Jesus sobre a cobiça dos bens passageiros ou supérfluos? O que possuo apenas para minha vaidade? O que sobra em minha vida que possa saciar a necessidade de irmãos meus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento de sua oração, por isso, aproxime-se do Senhor sem medo e apresente-lhe suas intenções e necessidades. Se possível, procure um lugar silencioso e converse com Deus, Pai de Misericórdia, que nos acolhe com amor infinito.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de semear a boa semente!

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Alguém pediu que Jesus resolvesse um problema de herança. Jesus se recusou por não ser juiz de partilha de bens. Não deixou, porém, de dizer uma palavra formativa: “Guardai-vos de todo tipo de ganância […] a vida não consiste na abundância de bens”. Com muitos bens ou sem nenhum, chega o momento em que tudo fica para trás. Não levaremos nada conosco na hora da nossa morte, mas foi bom ter alguma coisa antes. Alguns até dirão que é bom ter muita coisa agora, porque amanhã morreremos e não teremos mais nada. Jesus não está dizendo que não precisamos dos bens deste mundo. Está dizendo o que rezamos no primeiro domingo do Advento: “Caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam”. Nesse momento será importante ser rico diante de Deus ou rico para Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.