Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/12/2024

São João da Cruz - Ano C - Branca
1ª Leitura: Eclo 48,1-4.9-11 Salmo: Sl 80(79) - Convertei-nos, ó Senhor.
evangelho
A transfiguração - Mt 17,10-13

Os discípulos lhe perguntaram: “Por que, então, os escribas dizem que Elias deve vir primeiro?” Ele respondeu: “Certamente Elias vem e restabelecerá tudo. Mas digo-vos que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele quanto quiseram. Da mesma maneira o Filho do Homem vai padecer nas mãos deles”. Então os discípulos entenderam que lhes tinha falado de João Batista.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a liturgia faz memória de São João da Cruz, um dos grandes mestres da experiência mística. Iniciemos a nossa oração traçando sobre nós esse grande sinal de nossa fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!




Ó Verbo, esplendor do Pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações. Quando vierdes como um juiz, entre os esplendores do céu, acolhei-nos à vossa direita na assembleia dos bem-aventurados. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como no princípio agora e sempre. Amém.

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos prepara para celebrar o mistério do Reino de Deus escondido no coração de todo o ser humano e no coração da vida, em toda a criação. Peçamos ao Espírito Santo que abra nossos ouvidos interiores para entendermos um pouco mais este mistério, e que ele seja semente fecunda em nossa vida.

Evangelho: Mt 17,10-13 Os discípulos lhe perguntaram: “Por que, então, os escribas dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus respondeu: “Certamente Elias vem para restabelecer tudo; mas vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma maneira o Filho do Homem vai padecer nas mãos deles”. Então os discípulos entenderam que lhes tinha falado de João Batista.

“Os discípulos não entendem o papel de João Batista nem a missão de Jesus. A morte e a ressurreição, por enquanto, permanecem obscuras para eles. Jesus tenta explicar-lhes que coube a João desempenhar o papel de Elias. Os dois, João e Elias, vieram ao mundo com a missão específica de despertar os corações para que acolhessem a salvação que Deus preparou para toda a humanidade. Mesmo assim, o mundo não os acolheu. Somente após a experiência pascal, os discípulos entenderam o projeto salvador do Cristo e o comunicaram com o testemunho da própria vida. Dessa verdade aprendemos a ser fiéis ao Evangelho de Cristo e a reconhecer a presença do Ressuscitado no rosto de nossos irmãos.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Aproxime-se da Palavra novamente, faça a sua meditação e procure identificar o caminho que o Senhor lhe indica.
Faça a meditação da Palavra, buscando compreender o que o Evangelho de hoje diz a você. Escutar a Palavra é escutar o Senhor, que fala conosco por meio dela.
Como exerço a missão de preparar o caminho do Senhor em meu ambiente?
Para mim, a celebração do Natal ultrapassa os arranjos e comidas para preparar um espaço maior e mais qualificado à graça de Deus?
Leia novamente o texto bíblico e faça silêncio por alguns instantes, deixando-se tocar por Deus.

Oração (Vida)

Faça a sua oração a partir do que a Palavra despertou em você, para que ela se torne vida em sua vida. Apresente ao Senhor, neste momento de oração, suas preocupações e as intenções de outras pessoas que moram em seu coração.
Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo..
Se desejar conclua com esta oração do Bem-aventurado Tiago Alberione:
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra deixa em seu coração, para ser vivido neste dia?
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é que quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela acontece.
Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

Ir. Carmen Maria Pulga

São João da Cruz viveu grandes tribulações em sua vida consagrada a Deus, tendo que discernir com sabedoria o que era o melhor para a Ordem do Carmo. Com Santa Teresa, foi o grande reformador do Carmelo. Místico, meditava, rezava, trabalhava e escrevia. Podemos aprender com ele, que assim nos ensina: “Para chegar a saborear tudo, não queiras ter gosto por nada. Para chegar a saber tudo, não queiras saber de coisa alguma. Para chegar a possuir tudo, não queiras possuir nenhuma coisa. Para chegar a ser tudo, não queiras ser nada. Para chegar a não ter gosto, deves ir por onde não gostes. Para chegar ao que não sabes, deves ir por onde não sabes. Para chegar a possuir o que não possuis, deves ir por onde não possuis. Para chegar ao que não és, deves ir por onde não és. Quando te demoras em alguma coisa, não estás te lançando em direção a tudo. Para chegar inteiramente a tudo, em tudo deves te abandonar. E quando chegares a ter tudo, deves tê-lo sem nada querer”. Nasceu na Espanha em 1542 e morreu no dia de hoje, em 1591.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.