Fundo
Sábado, 18 de Outubro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/10/2025

São Lucas, Evangelista, festa - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: 2Tm 4,10-17b Salmo: Sl 144(145) - Senhor, que todas as tuas obras te confessem.
evangelho
A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe! - Lc 10,1-9

“A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe! Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. Não leveis alforje, nem bolsa, nem calçado; e a ninguém saudeis pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz para esta casa’! [...] Em qualquer cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘Aproximou-se de vós o Reino de Deus’!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém,
Memória litúrgica de São Lucas, evangelista. Autor do livro “Atos dos Apóstolos”. Lucas é o escritor da mansidão, da misericórdia e compaixão de Jesus. Companheiro de Paulo nas viagens missionárias e o evangelista da infância de Jesus. Seus escritos indicam sua convivência e partilha com Maria, a Mãe de Cristo. Era médico, escritor e apóstolo.
Hoje, Dia do médico, peçamos ao Senhor que os ilumine e que sejam solícitos para com os vulneráveis. Amém!



Antífona do dia: “Como são belos sobre os montes os passos daquele que anuncia a paz, trazendo a Boa Nova e proclamando a Salvação.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente observando as recomendações de Jesus ao enviar os “mensageiros do Reino” pelo mundo, de cidade em cidade.

Evangelho: Lc 10,1-9 “Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou à sua frente, dois a dois, a todo povoado e lugar para onde ele pretendia ir. E dizia-lhes: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe! Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. Não leveis alforje, nem bolsa, nem calçado; e a ninguém saudeis pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz para esta casa’! E, se ali houver um filho da paz, vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ela retornará a vós. Permanecei nessa casa, comendo e bebendo o que vos oferecerem […]!”

“A messe do Senhor à qual Jesus se refere faz os ouvintes pensarem na paisagem dos campos de trigo brilhando ao sol, como um mar de ouro ondulado pelo vento. Visão preciosa, feliz, comovente, que o Mestre, no seu íntimo, compara com os filhos e filhas da paz. Ao enviar os discípulos dois a dois para proclamarem a proximidade do Reino de Deus, o Mestre vê que no meio da multidão há pessoas generosas, dóceis a Deus e disponíveis à missão. São essas que irão abrir suas casas, isto é, as portas de seus corações, para o anúncio dos missionários. Irão servir a eles o que tiverem de melhor em seus lares, porque compreendem o verdadeiro significado do anúncio: “Aproximou-se de vós o Reino de Deus”.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O mensageiro não é maior que a mensagem. Não importa o cargo que ocupa, nem os diplomas que conseguiu. Na escola de Jesus somos todos, apenas mensageiros de sua verdade, de seu amor e justiça, colaboradores em seu projeto.

Ser discípulo de Jesus não é fácil, pois diariamente os valores de nossa fé são confrontados com os valores do mundo.
Quais são minhas atitudes diante deste confronto?
Como é minha fidelidade ao chamado de Cristo?
Sou um mensageiro/a da paz, da justiça, do amor?
Qual meu empenho e oração pelas vocações evangelizadoras?

Oração (Vida)

A missão é de Deus, e somos convidados a cooperar com ela. Motivados pela alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, apresentemos ao Senhor as nossas preces, dizendo: “Senhor, ajudai-nos a viver e a anunciar a alegria do Evangelho”.
Pai de bondade, conservai o Papa sempre fiel na missão de liderar a Igreja em seu mandato de anunciar e testemunhar a Boa Nova dos Evangelho.
Acompanhai com vosso Espírito os missionários e as missionárias que doam sua vida, longe da família e da pátria, para que não lhes faltem a alegria do Evangelho, a fidelidade e a ousadia no serviço profético da missão.
Senhor da messe, despertai em nossas famílias e comunidades vocações missionárias, dispostas a testemunhar a alegria do Evangelho em todos os continentes.
Encorajai a vossa Igreja no anúncio e no testemunho do Evangelho até os confins do mundo.
Inspirai os médicos no atendimento diário, para que amem a vida, os pobres, os sofredores, respeitem as pessoas, e sejam reconhecidos em sua profissão. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele me capacite para a missão que me confiou?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje celebramos a memória de São Lucas, evangelista, médico e companheiro de missão de São Paulo. Por isso é oportuno no texto de hoje falar sobre o envio missionário dos setenta e dois discípulos. O número lembra os setenta anciãos que receberam o Espírito de Deus para profetizar, além de evocar a universalidade da evangelização. São enviados dois a dois para anunciar o Reino, em vista do apoio mútuo e da validez de um testemunho. Vão para o meio de lobos, símbolo dos pagãos, além de revelar as hostilidades que irão enfrentar. Deverão levar para a missão o necessário, acreditando na providência, em atitude de total entrega, longe de qualquer segurança. Não deverão saudar ninguém pelo caminho, nem parar e perder tempo com conversas fúteis, semelhante à instrução de Eliseu a Geazi (2Rs 4,29). Levarão a felicidade e a paz que emana da salvação messiânica, estando preparados para sua acolhida ou rejeição onde passarem. Deverão curar os doentes e anunciar a proximidade do Reino, dando continuidade à missão do Mestre. Assumamos nossa vocação missionária e, com alegria, anunciemos o evangelho à grande messe.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.