Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/08/2020

22º Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jr 20,7-9 Salmo: Sl 63(62) - De ti tem sede a minha alma. 2ª Leitura: Rm 12,1-2
evangelho
Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me - Mt 16,21-27

A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!” Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos hoje o 22º domingo do Tempo Comum. O discípulo de Jesus, a exemplo de seu Mestre, é convidado a tomar a sua cruz todos os dias e a ser promotor da paz e testemunha do amor.


Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? A quem é dirigido? Retome as expressões que chamaram sua atenção.

“Pedro tem muita fé, mas não aceita a prática que dela deriva. Em outra oportunidade, Pedro proclamara sua fé no Messias, o Filho de Deus, mas defende um messianismo triunfal, que não passe pelo sofrimento e pela morte. Ao confessar a divindade de Jesus, Pedro é chamado de bem-aventurado; ao não aceitar a ideia do sofrimento e da morte, recebe o nome de Satanás. Fazer a vontade do Pai foi o grande objetivo de Jesus. O pecado é não fazer a vontade do Pai. Pedro cedeu à tentação da ótica do comodismo e da fuga do sacrifício. O caminho que leve à ressurreição passa necessariamente pela crucificação. Querendo ficar com o Cristo sem a cruz, podemos acabar ficando com a cruz sem o Cristo. Crer é fazer a Vontade do Pai.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? O que significa “tomar a cruz” no seguimento de Jesus? E o que significa “perder a vida” por causa de Jesus? O que o Senhor pede a você neste dia? Quais são as suas disposições para o seguimento de Jesus?

Todo cristão é convidado ao seguimento de Jesus nas suas diversas expressões. O seguimento é um processo de chamado, adesão e resposta. É, ao mesmo tempo, um caminho de identificação com o Mestre, e, para isso, é preciso assumir algumas exigências próprias do seguimento: deixar pai e mãe, tomar a sua cruz, perder a vida... Ou seja, é preciso fazer opções e orientar toda a vida ao projeto de Jesus. É o próprio Senhor quem nos diz: “Quem não renunciar a seus bens não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33). Ele também nos pede que confiemos na força que vem de Deus e na sua presença: “Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sugestão de proposta para o dia: A cruz que precisamos carregar é o amor aos irmãos

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jeremias se encantou com seu Deus. Deixou tudo para servi-lo e anunciar de forma profética a Palavra de Deus. Deus o seduziu e ele se deixou seduzir. O resultado foi uma grande decepção. Zombaram de Jeremias e o perseguiram. O sofrimento do profeta foi tão grande que ele quis desistir, mas, no meio do desânimo, sentiu um fogo ardente penetrar seu corpo. Não foi o fogo da dor e do desânimo. Foi a presença do amor de Deus dando-lhe coragem e impulsionando-o a continuar, apesar do sofrimento e das contradições.
Ninguém entendeu ou quis entender o que Jesus estava dizendo, quando anunciou que ia sofrer e morrer em Jerusalém. No entanto, ouvindo o que ele disse, queremos renunciar a nós mesmos, segui-lo e estar com ele onde ele estiver aqui na terra, para estarmos com ele lá no céu. Para isso decidimos também tomar a cruz e carregá-la com coragem. Nossas decisões, porém, sofrem a marca da limitação humana. Necessitamos ter diante dos olhos o exemplo do Senhor que vai à nossa frente, que está sempre se entregando por nós na cruz e continua ressuscitando. Não podemos parar no caminho nem desanimar. Voltar sempre ao Evangelho é condição para que Cristo viva em nós, senão o esquema do mundo nos engana e nos domina com facilidade. Mary Ann Rademacher, escritora e artista, escreveu que “a coragem nem sempre ruge. Muitas vezes a coragem é a voz silenciosa no fim do dia, que diz: ‘Vou tentar de novo amanhã’”. Dizer isso não é resultado da nossa força de vontade. É resultado do impulso do Espírito, do fogo que se reacende dentro de nós. Nosso trabalho consiste em manter vivas as motivações, renovar as utopias, sonhar com o impossível. É bom reexaminar os valores que povoam nossa mente e renová-los, como ensina Paulo aos romanos, a fim de podermos “discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito”.
No Evangelho da semana passada, Jesus disse a Pedro: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas […] Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja […] Eu te darei as chaves do Reino dos Céus”; e hoje, continuando a leitura da semana passada, Jesus se volta para Pedro e lhe diz com veemência: “Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!”. Iluminado por Deus, Pedro tinha feito uma profissão de fé verdadeira: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Agora, movido pelo medo do sofrimento e pelo desejo natural de honra e glória, Pedro não quer ouvir que Jesus vai a Jerusalém para sofrer e morrer na cruz. Mais tarde Pedro compreenderá o que Jesus queria dizer, quando for sua vez de dar testemunho e morrer também ele crucificado. Com Pedro somos todos eternos discípulos, sempre aprendendo que é preciso renunciar a si mesmo, tomar a cruz e seguir Jesus com paciente perseverança. Nossa conduta, nosso modo de ser, nossas obras mostrarão os valores que povoam nossa mente, se caminhamos atrás da cruz de Cristo ou atrás de ilusões passageiras. O julgamento será feiro, o juiz será Jesus que, na sua bondade, já nos diz agora: “Perca sua vida por causa de mim para encontrá-la”. Se, como ele, nos tornarmos prestadores de serviço longe do poder e da glória deste mundo, parecerá que nossa vida foi perdida, quando, na realidade, ela foi encontrada e salva para sempre.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.