Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/12/2023

Santo Estêvão, Diácono e Protomártir - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: At 6,8-10, 7,54-59 Salmo: Sl 31(30) - Sê para mim como o rochedo de uma fortaleza.
evangelho
O Espírito de vosso Pai que falará por vós - Mt 10,17-22

Tende cuidado com os homens, pois vos entregarão aos tribunais, vos açoitarão em suas sinagogas e vos levarão diante de governadores e reis por minha causa; assim dareis testemunho diante deles e diante dos gentios. Contudo, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que direis nem como falareis. De fato, o que devereis dizer vos será concedido naquele momento, pois não sereis vós que falareis, mas será o espírito de vosso Pai que falará por vós. Um irmão entregará seu irmão à morte, e um pai seu filho; os filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão. E sereis odiados por todos por meu nome; mas quem resistir até o final será salvo.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra o dia de Santo Estevão, primeiro mártir cristão. Peçamos a sua intercessão para que sejamos fiéis à nossa fé cristã, assim como ele foi, até o fim. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça sua leitura com calma, quantas vezes julgar necessário. Destaque os versículos e os personagens que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto.
O mesmo Espírito presente em Estevão está presente em nós dando-nos força para o testemunho cristão mesmo em meio à perseguições.

Evangelho: Mt 10,17-22 Tende cuidado com os homens, pois vos entregarão aos tribunais, vos açoitarão em suas sinagogas e vos levarão diante de governadores e reis por minha causa; assim dareis testemunho diante deles e diante dos gentios. Contudo, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que direis nem como falareis. De fato, o que devereis dizer vos será concedido naquele momento, pois não sereis vós que falareis, mas será o espírito de vosso Pai que falará por vós. Um irmão entregará seu irmão à morte, e um pai seu filho; os filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão. E sereis odiados por todos por meu nome; mas quem resistir até o final será salvo.

“No dia seguinte do Natal, a Igreja celebra festivamente seu primeiro mártir, Santo Estêvão, que preferiu perder a vida, mas não deixou de acreditar em Jesus. Os tempos eram de perseguição aos cristãos e muito sangue foi derramado, porém a obra do Cristo prevaleceu. Jesus não promete, em nenhum dos tempos, vida fácil. Pelo contrário, ele prepara seus seguidores para que mantenham a serenidade diante das dificuldades e perseguições. Os tempos são outros, mas a fome persegue multidões, a falta de acesso à saúde e à educação coloca uma infinidade de pessoas à margem da dignidade. Dentro da Oitava do Natal, renovemos a alegria natalina e empenhemo-nos intensamente para a construção de um mundo novo “.(Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes?
Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Permaneça em silêncio para escutar a voz de Deus por meio da Palavra, pois Ele fala com você. Escute-o.

Oração (Vida)

Oração é o ato de conversar com Deus sobre tudo o que está acontecendo conosco. No passo anterior da leitura orante, você esteve atento/a para ouvir o Senhor; agora, abra seu coração para responder-lhe.
O que você gostaria de dizer ao Senhor?

Contemplação (Vida e Missão)

Não desanimar diante da lenta caminhada das comunidades, mas propor-se a colaborar para que o testemunho dos cristãos seja efetivo e agradável ao Senhor nosso Deus.

Bênção

Senhor, Deus da vida e do amor, que a celebração do natal renove em nosso coração a esperança, pois vosso Filho, ao nascer no meio de nós, nos dá a certeza de que Ele sempre estará em nossa vida.
E como nos enche de alegria e paz poder rezar: “Ele está no meio de nós!”.
Que o Natal não seja apenas um dia, mas seja Jesus presente em todos os dias da nossa vida, nos ensinando a amar, a perdoar, a partilhar e a construir um tempo novo de fraternidade, justiça e paz.

Ir. Carmen Maria Pulga

A eternidade entrou na história para que o humano contemplasse o mistério de Deus em Cristo Jesus. No dia seguinte ao Natal, a Igreja celebra a memória do primeiro mártir do cristianismo: Santo Estêvão, um dos sete “diáconos” da Igreja. Ele foi o primeiro cristão a receber a coroa do martírio. O dia do martírio é o dies natalis, o dia do nascimento verdadeiro para a fé. O texto de hoje se insere no Discurso Missionário de Mateus. O tema central é a fortaleza nas perseguições internas e externas. Os cristãos serão perseguidos nas sinagogas, mas também diante de governantes. Aí os cristãos comparecerão como acusados de coisas horrendas e nem sempre terão direito a um julgamento justo. O Espírito Santo de Deus dará o dom da constância e da fortaleza nos momentos de prova. Também dará a inspiração na hora da defesa, que não é uma palavra de eloquência ou um discurso retórico. É um testemunho de fé antes do martírio, o que nos associa ao único testemunho dado por Jesus na cruz. O fato mais doloroso é que a opção por Cristo provoca divisão dentro da própria família.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.