Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/12/2023

4º Domingo do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 Salmo: Sl 89(88) - Quero cantar sempre as lealdades do Senhor. 2ª Leitura: Rm 16,25-27
evangelho
O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá - Lc 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A promessa feita a Davi de uma “casa estável” – isto é, de uma dinastia permanente - cumpre-se no Evangelho que vamos ouvir na liturgia de hoje. No diálogo com Maria o anjo dá as indicações sobre a identidade e missão de seu Filho: o nome Jesus significa Salvador, ele será chamado Santo, Filho do Altíssimo e Filho de Deus.


Rezemos: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar! Tua Palavra é Luz, fala ao coração! Vamos acolher Jesus, nossa salvação!

Leitura (Verdade)

A Palavra nos chama para sermos servidores, a exemplo de Maria, que ouviu o Senhor e se pôs inteiramente a serviço do Reino.

Evangelho de Lc 1,26-38 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

“Nossa coroa do Advento agora está plena de luz, pois a quarta vela foi acesa. A caminhada em preparação ao Natal chega à culminância. Externamente tudo fala deste maravilhoso acontecimento. Hoje é domingo e é também véspera de Natal. No anoitecer iremos celebrar a missa especial da noite santa do Natal. São Francisco de Assis sentia uma enorme alegria e gratidão só por recordar o fato de Deus ter enviado seu Filho ao mundo. Foi ele quem fez o presépio. A neve caía e Assis ficou iluminada com a bela cena natalina. Depois de São Francisco, o mundo cristão nunca mais deixou de encenar o Natal. Que o mesmo anjo Gabriel continue anunciando que o Natal não é um dia, mas um novo jeito de viver.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O “sim” de Maria nos fez experimentar a graça, a presença, o amor, a redenção de Cristo, verdade indispensável para cada ser humano.
Onde encontramos os sinais de Deus hoje?
Como podemos reconhecê-lo nos sinais de nosso tempo?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
No silêncio e na prece, acolher as inspirações que o coração lhe ditar e transformá-las em preces..
Depois, pode rezar com esta prece-canção: “A salvação de nosso Deus”, inspirada no Salmo 97. A salvação de nosso Deus já se aproxima,
de sua glória a nossa terra habitará,
verdade e amor na encruzilhada se encontram,
paz e justiça um grande abraço vão se dar.

Misericórdia o nosso Deus vai, vai nos mostrar.
A salvação de nosso Deus vai, vai, vai chegar.

De nossa terra brotará toda a verdade,
quando do Céu sua justiça se inclinar,
pois o Senhor irá nos dar seus benefícios,
e a terra então seu fruto nos dará.

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Não tenham medo! Eu estou com vocês!”. O que a Palavra nos convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

Chegamos ao último domingo do Advento. O projeto salvífico de Deus, anunciado pelos profetas, começa a ganhar forma. A primeira leitura nos apresenta o rei Davi no início do seu reinado. Ele já havia construído um palácio confortável, mas a casa do Senhor, o Templo, ainda não estava estabelecida. O profeta Natã joga com dois significados da palavra “casa”: templo e dinastia. Não será Davi a construir uma casa para Deus; será Deus a construir uma dinastia para Davi. Estabelecem-se quatro elementos básicos: uma relação especial entre Deus e a descendência de Davi; por meio de sua descendência, Deus cuidará do seu povo; Deus garante prosperidade, paz e bênção; e garante a eternidade da promessa. Paulo fala de um mistério revelado. Na teologia paulina, o mistério se refere ao plano de salvação que Deus tem para cada ser humano. O mistério foi plenamente revelado por Cristo Jesus, especialmente em sua morte e ressurreição. A novidade é a sua universalidade: os pagãos foram admitidos à mesma herança de Israel, participam das mesmas promessas, tornaram-se membros do único Corpo de Cristo. Cristo realizou a reconciliação do gênero humano, expressando seu amor e derrubando o muro da separação. Maria é instrumento especial de Deus em vista do cumprimento do seu plano salvífico. Ela fez coincidir sua liberdade com o projeto de Deus. Declara-se escrava porque totalmente livre. O seu “sim” à proposta de Deus transformou a história da humanidade. Maria é a filha de Sião: espera ansiosamente a vinda do Messias, mas não imagina que será sua mãe. O anúncio do anjo Gabriel a Maria segue um esquema mais ou menos fixo: uma introdução com o contexto; o diálogo do anjo com Maria em três atos; o sinal de que a palavra do mensageiro é verdadeira; despedida. José e Maria já haviam realizado a primeira etapa do matrimônio (consagração), mas ainda não tinham realizado a cerimônia de núpcias. A narrativa é um relato catequético para apresentar Jesus, o “Deus que salva”, como o Messias e Filho de Deus, Filho do Altíssimo.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.