Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/06/2024

11ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 21,17-29 Salmo: Sl 51(50) - Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia.
evangelho
Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste! - Mt 5,43-48

Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo’. Mas eu vos digo: amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para serdes realmente filhos de vosso Pai, que está nos céus, porque faz nascer seu sol sobre maus e bons e envia a chuva sobre justos e injustos! Se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem isso mesmo também os coletores de impostos? E, se saudais somente vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Não fazem o mesmo também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Iniciamos um novo dia buscando o Senhor, que em sua Palavra nos alimenta, nutre, fortalece na caminhada e nos indica o caminho da vida plena.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”



Deus Pai amoroso, ensina-me e nutre-me com teu amor.
Jesus mestre, faze-me viver eternamente na alegria do teu amor.
Espírito Santo, que és o amor único e ideal, vem transformar toda a minha vida em amor.

Leitura (Verdade)

É amor defender a vida, a dignidade, a reconciliação, a solidariedade, a união e a paz das pessoas. No trecho do Evangelho de hoje, Jesus nos ordena como devemos agir, segundo a prática de Deus, nosso Pai.

Evangelho: Mt 5,43-48 “Ouvistes o que foi dito: Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo. Mas eu vos digo: amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para serdes realmente filhos de vosso Pai, que está nos céus, que faz nascer seu sol sobre maus e bons e envia a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa mereceis? Não fazem isso mesmo também os coletores de impostos? E, se acolheis somente vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Não fazem isso mesmo também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste.”

“A força do cristão é a sua capacidade de amar. Amar especialmente aqueles que lhe fazem mal, aqueles que o odeiam. Não é um instinto natural, mas é o que Jesus nos pede se quisermos ficar mais próximos dele, que não se vingou de quem o traiu e pregou na cruz” (Papa Francisco). É uma exigência da vida cristã superar o ódio que mata e desfigura o ser humano. Todo o projeto do Reino é preservar a vida e a liberdade, que são dons de Deus. Amar não é o mesmo que ter afeto ou simpatia. No sentido cristão, amamos não porque é fácil ou conveniente, mas porque assim nos ama o Pai Celeste. Amar é uma escolha que fazemos como filhos de Deus. Jesus fala de perfeição, plenitude do bem. “ (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Escute o que o Senhor tem a lhe dizer e responda: qual é a importância das palavras de Jesus para sua vida?
Onde se enraíza o seu amor ao próximo?
Nunca seremos capazes de amar como Deus ama, mas somos convidados e crescer neste processo de amor sincero e gratuito. Como você avalia sua caminhada neste processo?
Quais são as intenções genuínas de suas palavras e atitudes na prática do amor?

Oração (Vida)

Aproximo-me do Senhor e deixo meu coração falar com Deus. O que quero lhe dizer?

“Senhor Jesus, somos teus discípulos, queremos seguir teus passos e pedimos que nos envies como missionários, sustentados e guiados pela força do teu Santo Espírito. Que a tua graça, Senhor, se manifeste na nossa fraqueza e que nunca deixemos de combater o bom combate da construção do teu Reino de amor, paz e justiça. Senhor Jesus, concede-nos o dom maior, que é o teu amor derramado em nossos corações e transbordado em nossa vida. Transforma o nosso homem velho interior em construtor da humanidade nova, para a glória do Pai, que faz tudo concorrer para o bem daqueles que O amam. Por intercessão do grande Apóstolo Paulo, que possamos também nós, cheios de ardor missionário, anunciar o teu santo Evangelho, fermentando de amor a massa do mundo. Obrigado, Senhor, pelos imensos dons que de ti recebemos, aumenta a nossa fé, não nos deixes desanimar de lutar, que nunca nos cansemos de amar, e dá-nos a graça de perseverar no bem. Tu, que vives com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Identifique o sentimento que predomina em seu coração neste momento. O que o Senhor lhe pede para viver?

Bênção

"Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene." (Ef 6,23-24)

Ir. Carmen Maria Pulga

Não sabemos onde está escrito “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. Já ouvimos no Levítico: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, mas não “odiarás o teu inimigo”. O salmista reza: “Não odiaria os que te odeiam, Senhor? Não detestaria os que se revoltam contra ti? Eu os odeio com ódio implacável! Eu os tenho como meus inimigos”. De qualquer forma, Jesus está dizendo coisas aparentemente impossíveis. Não só está dizendo, está mandando. Os verbos estão no imperativo. Temos que amar os inimigos, rezar por nossos perseguidores, ser perfeitos com o Pai celeste é perfeito. Ele faz nascer o sol e chover sobre bons e maus, sobre justos e injustos. Na verdade, amar o inimigo é demonstrar que o amor existe, é real e verdadeiro, é puro e genuíno. Para chegar até ao inimigo, o amor deve superar todas as barreiras, ultrapassar todos os limites, atravessar todos os rótulos e descobrir em primeiro lugar a pessoa para depois ver o inimigo. É meu inimigo porque não é humano, não merece o nome de gente. Descubra primeiro o ser humano que, se não for humano, precisa ser humanizado. É exatamente por isso que ele precisa ser amado, para se tornar gente.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.