Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/11/2023

32º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Sb 6,1-11 Salmo: Sl 82(81) - Julgai o necessitado e o órfão.
evangelho
Levanta-te, vai; tua fé te salvou - Lc 17,11-19

Dirigindo-se para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia e, ao entrar em um povoado, vieram a seu encontro dez leprosos, que ficaram a certa distância e ergueram a voz, dizendo: “Jesus, senhor, tem compaixão de nós!” Ele os viu e disse: “Ide mostrar-vos aos sacerdotes”. E, enquanto eles estavam a caminho, ficaram purificados. Um deles, percebendo que tinha sido curado, voltou glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; era um samaritano. Jesus perguntou: “Não ficaram purificados os dez? Os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?” E lhe disse: “Levanta-te, vai; tua fé te salvou”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Os leprosos foram ao encontro de Jesus com fé. Procure ler o Evangelho como se estivesse indo ao encontro de Jesus, grite como os leprosos sobre a sua maior necessidade.

Evangelho: Lc 17,11-19 Dirigindo-se para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia e, ao entrar em um povoado, vieram a seu encontro dez leprosos, que ficaram a certa distância e ergueram a voz, dizendo: “Jesus, senhor, tem compaixão de nós!” Ele os viu e disse: “Ide mostrar-vos aos sacerdotes”. E, enquanto eles estavam a caminho, ficaram purificados. Um deles, percebendo que tinha sido curado, voltou glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; era um samaritano. Jesus perguntou: “Não ficaram purificados os dez? Os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?” E lhe disse: “Levanta-te, vai; tua fé te salvou”.

“No intuito de ressaltar a importância de agradecer, Jesus relata o fato dos dez leprosos que foram curados, e somente um voltou para agradecer. Diante da problemática social e religiosa, que envolvia os leprosos naquele tempo, Jesus pediu que eles fossem e se apresentassem aos sacerdotes. Quando os problemas chegam é necessário continuar a vida em busca de soluções. Dificilmente os problemas são solucionados se a opção for permanecer no isolamento e na lamentação. É caminhando que se abre caminho e é rezando que se alcança a eternidade. Voltar para agradecer e louvar não deve ser uma atitude isolada, mas algo corriqueiro. Sempre pedimos muito e com pressa, mas nem sempre agradecemos.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus continua nos ensinando o quanto devemos ser gratos por tudo o que recebemos.
Desejo ter um novo olhar sobre a vida e a missão que o Senhor me confiou? Tenho a coragem e a fé para gritar como os leprosos: “Jesus, senhor, tem compaixão de mim! “?
Você é uma pessoa agradecida por tudo o que recebeu no copo da vida ou está sempre reclamando o que falta em seu copo?
Reflita e mude seus comportamentos.

Oração (Vida)

“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Bento XVI, 2007).

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de contemplar a atitude do leproso que voltou para agradecer qual seu propósito para este dia? A Palavra lhe inspira novas atitudes?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A caminho de Jerusalém, Jesus passa pela fronteira da Samaria, região considerada impura pelos judeus, por causa da origem dos seus habitantes. Dez leprosos vieram ao seu encontro. A lepra impedia a participação na vida social e religiosa. Jesus não tem preconceito nem discrimina. Cumprindo a Lei, em Levítico 13,45-46, eles gritam ao longe. Não se aproximam, mas suplicam compaixão. Jesus os manda aos sacerdotes, que têm a autoridade para dar o diagnóstico e comprovar a eventual cura. São curados no caminho, sem necessidade de nenhum ritual no Templo. Nove deles, provavelmente, continuam o caminho e vão apresentar-se ao sacerdote. Esses eram judeus. Dos dez curados, somente um deles volta para agradecer. E esse é samaritano. Lucas tem predileção especial pelos samaritanos; basta recordar a parábola do bom samaritano, própria somente de Lucas. Gratidão: é a característica daqueles que são tocados por Deus. Além da cura física, Jesus aprofunda a reflexão, passando ao nível da fé: “Tua fé te salvou”. Fé e gratidão sintetizam o texto de hoje.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.