Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/11/2023

32º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Sb 2,23–3,9 Salmo: Sl 34(33) - Quero bendizer o Senhor durante todo o tempo.
evangelho
Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer - Lc 17,7-10

Quem dentre vós, se tiver um servo lavrando ou pastoreando, lhe dirá quando ele regressar do campo: ‘Vem depressa e acomoda-te à mesa’? Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me algo para comer, cinge-te e serve-me até que eu tenha comido e bebido; e, depois, comerás e beberás tu’? Acaso tem que agradecer ao servo por este ter feito o que lhe foi mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno, no caminho de contato com o Pai, o amor verdadeiro.
A Palavra nos convida à gratidão para com Deus Criador do qual somos totalmente dependentes. Não podemos exigir nada, existimos apenas porque Ele nos ama; não temos méritos que nos deem direito à participação na sua vida divina. Recebemos gratuitamente tudo o que temos e somos.



“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com bastante atenção, detendo-se nos versículos que mais chamam sua atenção. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o tema central de sua mensagem? O que esse relato nos ensina?

Evangelho: Lc 17,7-10 Quem dentre vós, se tiver um servo lavrando ou pastoreando, lhe dirá quando ele regressar do campo: ‘Vem depressa e acomoda-te à mesa’? Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me algo para comer, cinge-te e serve-me até que eu tenha comido e bebido; e, depois, comerás e beberás tu’? Acaso tem que agradecer ao servo por este ter feito o que lhe foi mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.

“A missão dos seguidores de Jesus nunca extrapola o tempo e o espaço. O batismo nos insere em uma dinâmica que influencia o jeito de pensar, de viver e de fazer. Jesus apresentou Deus como o Senhor de tudo e de todos. Por fazer tanto por nós, o pouco que fazemos não é uma obrigação, mas uma forma humilde de expressar gratidão. O orgulho nunca deve habitar o coração humano, pois estamos sempre em débito para com Deus. Nem todos se recordam de agradecer o ar que está sempre à disposição, o sol que brilha para todos e a chuva que renova a face da Terra. Porém, o pouco que fazemos pode ser feito com profunda gratidão e muito amor. Ele foi, é e sempre será o Senhor de nossa vida e de todo o universo criado.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Como acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida?
Coloque-se diante da Palavra e esteja atento/a ao que o Senhor diz ao seu coração. Como é seu serviço ao Reino e sua gratuidade?
O Senhor espera nosso serviço responsável, de filhos e servos, que nos cabe na sua obra da Criação. Como você se coloca na mesa do Senhor?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Deus, o Senhor de tudo, nos convida a sentar à sua mesa e Ele deseja escutar o que temos a dizer. Aproxime-se de Deus com toda a humildade...
Abra o seu coração e faça a sua oração, que pode ser de súplica, louvor ou agradecimento. Reze e expresse-se com confiança e reconhecimento do pouco que podemos retribuir ao Senhor de tudo.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

Ir. Carmen Maria Pulga

A vida de um cristão é marcada pelo serviço, pois ele deve cumprir aquilo que o Evangelho indica. O essencial é a entrega gratuita pelo Reino de Deus. O servidor do Reino não exige direitos nem recompensas financeiras. O que lhe compete é estar sempre a serviço de Jesus, com humildade. Este é seu destino, seu orgulho e sua missão. É este o sentido de uma fé madura. Assim, exclui-se todo tipo de expectativa de recompensas como prêmio ao mérito. Elimina-se também o desejo de instrumentalizar Deus, construindo uma relação mercantil com ele. Um servo não realiza um serviço de meio expediente; ele está sempre a serviço do seu senhor. Cristão não tem férias. Seu serviço é sintetizado no verbo diakoneo, um serviço realizado a Deus e à comunidade, marcado pela perene vigilância. Jesus simplesmente utiliza o modelo da escravidão como exemplo para explicitar o modo como deve acontecer a oblação, a oferta do servidor do Reino de Deus. A crítica fundamental de Jesus é à pretensão de mérito, tão comum na consciência dos fariseus. Somos servos inúteis, e basta. Não temos nenhum mérito, pois tudo é graça.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.