Fundo
Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/04/2024

Anunciação do Senhor - Ano B - Branca
1ª Leitura: Is 7,10-14, 8,10 Salmo: Sl 40(39) - Meu Deus, tua lei está no fundo do meu coração. 2ª Leitura: Hb 10,4-10
evangelho
Eis aqui a serva do Senhor! - Lc 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse‑lhe: “Alegra‑te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava‑se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu‑lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça‑se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos fala de Nicodemos, um homem reto, conhecedor da Lei, que demostra curiosidade diante da pessoa de Jesus e tem interesse em aprofundar o tema da salvação. Jesus o acolhe e o ajuda a refletir...


Leitura (Verdade)

Por que Nicodemos procura Jesus à noite? O que é que jesus propõe para Nicodemos? Procure entender o que está por trás das palavras deste relato.

Evangelho: Jo 3,1-8 “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” Disse-lhe Nicodemos: “Como alguém pode nascer sendo já velho? Pode entrar no ventre de sua mãe uma segunda vez e nascer?” Jesus respondeu: “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires que eu te diga que vos seja preciso nascer de novo. O vento sopra onde quer. Ouves seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é com todo aquele que nasceu do Espírito”.

“Após as aparições e encontros com o Ressuscitado, resta-nos agora viver como ressuscitados. Nicodemos nos introduz nesta vida nova que vem do alto, onde sopra o Espírito de Deus. É preciso abrir mão de muitas coisas antigas para auscultar os apelos do Espírito, abraçar a proposta de Jesus e comprometer-se com o projeto do Pai. “O vento sopra onde quer.” Espírito e vento têm nas línguas bíblicas o mesmo significado. Em nossa existência terrena, o renascimento acontece, pelo batismo, na adesão à proposta do Reino anunciado por Jesus. “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16a). Nosso compromisso batismal deve mexer e renovar nossas convicções e opções cotidianas.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No nosso meio, encontramos ainda hoje pessoas que agem como Nicodemos. Têm interesse pelas coisas de Deus, mas querendo ser modernas, receiam o juízo dos outros e se envergonham de falar ou buscar assuntos próprios da religião.
Você busca a Deus com coração honesto, com desvelo e retidão?
Você se deixa educar pela Palavra e pela ação de Deus em sua vida ou você se julga autossuficiente para acertar o caminho para Deus?
Coloque-se como Nicodemos no diálogo com o Senhor.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a beleza de ser filho/a do Pai Criador de todo o Universo. É Ele que me enche de vida, me educa e está sempre de braços abertos para me acolher e nutrir com seu amor. Neste dia quero mergulhar muitas vezes na ternura de Deus Pai.

Bênção

- O Pai de misericórdia, que vos deu um exemplo de amor na paixão de seu filho, vos conceda pela vossa dedicação a Deus e ao próximo, a graça de sua benção. R. Amém
- O Cristo, cuja morte vos libertou da morte eterna, conceda-vos receber o dom da vida. R. Amém.
- Tendo seguido o dom da humildade deixada pelo Cristo, participeis igualmente de sua ressurreição. R Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo.” Nove meses antes do nascimento do Menino, celebramos o início da sua gestação. Na festa da Anunciação às vésperas da Semana Santa, vemos que o Evangelho da infância de Jesus não é um relato bonito do nascimento de uma bela criança. É uma forte profissão de fé no Salvador, Filho do Altíssimo, herdeiro do trono de Davi, rei de um reino sem fim. É o santo, que o Pai enviou para libertar a humanidade do domínio do Pecado.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.