Fundo
Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/04/2024

2º Domingo da Páscoa – Domingo da Divina Misericórdia - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 4,32-35 Salmo: Sl 118(117) - Eterno é seu amor. 2ª Leitura: 1Pd 5,1-6
evangelho
Meu Senhor e meu Deus! - Jo 20,19-31

Chegando a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e estando as portas trancadas do lugar onde estavam os discípulos por medo dos judeus, veio Jesus e colocou‑se de pé no meio deles e disse‑lhes: “Paz a vós”. E, tendo dito isso, mostrou‑lhes as mãos e o lado. Então, tendo visto o Senhor, os discípulos se alegraram. Disse‑lhes, novamente, Jesus: “Paz a vós. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse‑lhes: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, eles lhes estão perdoados. Aqueles a quem retiverdes, estão retidos”. Tomé, um dos Doze, chamado Gêmeo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam‑lhe, então, os outros discípulos: “Vimos o Senhor”. Ele, porém, lhes disse: “Se eu não vir em suas mãos a marca dos cravos, se não puser meu dedo na marca dos cravos, e se não puser minha mão em seu lado, não crerei”. Oito dias depois, os discípulos estavam novamente ali dentro e Tomé estava com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, colocou‑se de pé no meio deles e disse: “Paz a vós”. Depois, disse a Tomé: “Estende teu dedo até aqui e vê minhas mãos, e estende tua mão e coloca‑a em meu lado, e não sejas incrédulo, mas crédulo”. Respondeu‑lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” Disse‑lhe Jesus: “Porque me viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram”. Jesus fez muitos outros sinais diante de seus discípulos que não estão escritos neste livro. Estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus está no meio de nós e Ele é a nossa Paz.
Abra plenamente seu coração, seu eu interior e deixe-se conduzir pela Palavra. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Deixe que a Paz do Senhor inunde seu ser e permaneça em você:


“O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou; vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente.”
Repita com convicção: “Senhor, sei que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença.”

Leitura (Verdade)

É desta verdade de Cristo Ressuscitado que nasce a comunidade nova, a comunidade de fé cristã, reunida na força da Ressurreição. Neste novo olhar os seguidores de Cristo Jesus são convidados agora a olhar para dentro, para a raiz de sua fé, para aquilo que os sustentam e lhes dá a vida verdadeira.

Evangelho: Jo 20,19-31 Chegando a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e estando as portas trancadas do lugar onde estavam os discípulos por medo dos judeus, veio Jesus e colocou‑se de pé no meio deles e disse‑lhes: “Paz a vós”. E, tendo dito isso, mostrou‑lhes as mãos e o lado. Então, tendo visto o Senhor, os discípulos se alegraram. Disse‑lhes, novamente, Jesus: “Paz a vós. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse‑lhes: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, eles lhes estão perdoados. Aqueles a quem retiverdes, estão retidos”. Tomé, um dos Doze, chamado Gêmeo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam‑lhe, então, os outros discípulos: “Vimos o Senhor”. Ele, porém, lhes disse: “Se eu não vir em suas mãos a marca dos cravos, se não puser meu dedo na marca dos cravos, e se não puser minha mão em seu lado, não crerei”. Oito dias depois, os discípulos estavam novamente ali dentro e Tomé estava com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, colocou‑se de pé no meio deles e disse: “Paz a vós”. Depois, disse a Tomé: “Estende teu dedo até aqui e vê minhas mãos, e estende tua mão e coloca‑a em meu lado, e não sejas incrédulo, mas crédulo”. Respondeu‑lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” Disse‑lhe Jesus: “Porque me viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram”. Jesus fez muitos outros sinais diante de seus discípulos que não estão escritos neste livro. Estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

“Veio e se pôs no meio deles.” Deseja-lhes a paz, mostra-lhes as chagas, envia-os em missão, sopra sobre eles o Espírito Santo. Os discípulos tomam consciência de que a comunidade cristã só pode existir se Jesus estiver no centro. Agora, com a presença do Ressuscitado, nenhuma tribulação poderá derrotá-los, porque eles têm a certeza de que Jesus está com eles. Todos os relatos da aparição do Senhor ressuscitado têm uma força simbólica que extrapola o tempo e o lugar de sua redação para ganhar uma validade permanente. A Revelação de Deus está na Bíblia e além da Bíblia. O Espírito Santo continua a nos ensinar tudo o que diz respeito à nossa fé em Jesus Cristo, nosso Salvador.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Andar no caminho do Ressuscitado é abraçar a consequência da vida nova, ressuscitada nele.
O Evangelho é o centro da Comunidade e a Paz é fruto de uma vivencia de fé fraterna, comunitária, foi assim que Jesus educou os primeiros cristãos para serem testemunhas para todos os tempos.
Como você avalia sua participação comunitária?
Você busca na comunidade de fé a paz, a graça sacramental, a solidariedade, a educação na fé na vida verdadeira?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Deus nos fala de muitos modos. Pelos acontecimentos, relacionamentos, fatos, pela criação, pela história, etc. Escutar a fala de Deus, por traz disso tudo isso, exige interioridade.
Hoje quero estar mais atento/a a voz de Deus nos acontecimentos de meu dia e aceitar que sua presença me plenifique com sua paz.

Bênção

Deus te abençoe e te guarde.
Resplandeça sobre ti, mostre a Sua face e te dê a paz.

Enfim, Jesus o Shalom do Pai entre nós
O Shalom do Pai para nós.

Ir. Carmen Maria Pulga

No primeiro dia da semana, Domingo de Páscoa, Maria Madalena viu o túmulo vazio e foi avisar os apóstolos. Pedro e o Discípulo Amado, que a tradição diz ser São João, correm ao sepulcro e constatam que o corpo não estava lá. Naquele momento o discípulo crê. Ele viu e acreditou. O que foi que o discípulo viu? Viu o túmulo vazio ou não viu nada. O verdadeiro discípulo acredita mesmo sem ver. Nesse mesmo dia, o dia da ressurreição, ao cair da tarde, Jesus ressuscitado entra no lugar onde os discípulos estavam reunidos de portas fechadas. Jesus acabava de morrer crucificado e de ser sepultado. Era natural que eles tivessem medo dos judeus. Jesus então se pôs no meio deles. Não está escrito que Jesus apareceu ou se manifestou. Está escrito que ele “veio e se pôs no meio deles”. Algo extraordinário está acontecendo. Os discípulos se alegram “vendo” o Senhor. Aqui está escrito o verbo “ver”. Estavam vendo Jesus como sempre o viram. Como foi então que Jesus entrou? Jesus ressuscitado tem um novo corpo, com propriedades diferentes do corpo que nós temos. O corpo ressuscitado parece não ocupar lugar. O nosso corpo ocupa lugar. Duas pessoas não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Por isso o nosso corpo não atravessa uma porta ou parede. Eles estavam no Cenáculo com as portas fechadas e Jesus se põe no meio deles. Deseja-lhes a paz, mostra-lhes as chagas das mãos e do peito, envia-os em missão, sopra sobre eles e lhes dá o Espírito Santo para levarem ao mundo o perdão. Tomé não estava com eles e não acredita quando dizem que viram o Senhor. Oito dias depois, na sua misericórdia, Jesus ressuscitado permite que Tomé toque em suas chagas. Foi então que São Tomé nos ensinou a dizer “Meu Senhor e meu Deus”. E mais. Falando a nosso respeito, Jesus diz que Tomé acreditou porque viu, e que serão felizes os que acreditarão sem terem visto. Nós não vimos Jesus ressuscitado nem tocamos em suas chagas e cremos. Somos, então, bem-aventurados aos olhos de Jesus. O evangelista diz que nem tudo o que Jesus falou nem todos os sinais que ele fez diante dos discípulos foram escritos nos Livros sagrados do Novo Testamento. Muita coisa foi transmitida oralmente e conservada na memória e no coração dos cristãos. A Revelação de Deus está na Bíblia e além da Bíblia. O Espírito Santo continua a nos ensinar tudo o que diz respeito à nossa fé em Jesus Cristo, nosso Salvador.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.