Fundo
Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/04/2024

Oitava da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 3,11-26 Salmo: Sl 8 - Como é glorioso o teu nome em toda a terra.
evangelho
A paz esteja convosco! - Lc 24, 35-48

Aqueles contaram o acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão. se apresentou no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” Eles, porém, surpresos e assustados, pensavam estar vendo um espírito. Ele lhes disse: “Por que estais perturbados? Por que surgem dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai ‑me e vede, porque um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. Tendo dito isso, mostrou ‑lhes as mãos e os pés. Mas, como eles, por causa da alegria, ainda não acreditavam e continuavam admirados, disse‑lhes: “Tendes algo para comer?” Eles lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois lhes disse: “Estas são as palavras que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse‑lhes: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá, ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e, em seu nome, se pregará a conversão para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. Vós sois testemunhas disso.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus aparece no meio de seus seguidores/as para animar, aquecer o coração levando-os a uma profunda profissão de fé.


“Senhor Jesus, nós vos agradecemos, porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos ‘ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos’ (Is 50,4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração, para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmemos o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho. Depois, feche os olhos e reconstrua a narrativa em sua mente. Quais são os personagens principais da narrativa? Como é a relação entre eles e com Jesus que entra em cena como um espírito? Quais sentimentos estão presentes nos diálogos?

Evangelho: Lc 24,35-48 Aqueles contaram o acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão, e se apresentou no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” Eles, porém, surpresos e assustados, pensavam estar vendo um espírito. Ele lhes disse: “Por que estais perturbados? Por que surgem dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai‑me e vede, porque um espírito não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. Tendo dito isso, mostrou ‑lhes as mãos e os pés. Mas, como eles, por causa da alegria, ainda não acreditavam e continuavam admirados, disse‑lhes: “Tendes algo para comer?” Eles lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois lhes disse: “Estas são as palavras que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse‑lhes: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá, ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e, em seu nome, se pregará a conversão para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. Vós sois testemunhas disso”.

“O relato de Lucas sugere que o contato visual não é suficiente. Ao ver Jesus, os onze discípulos e seus companheiros, assustados, imaginam estar vendo um fantasma. Somente quando o Senhor lhes dirige a palavra, eles reconhecem que esse homem é o mesmo que foi crucificado. Então, Jesus faz questão de que eles o toquem. E eles o tocaram, deram-lhe um peixe assado para comer e ouviram uma explicação das Escrituras. Receberam do Mestre o mandato de testemunhar tudo o que estava acontecendo. E o testemunho dos que viram, ouviram e tocaram, chega até nós hoje. Senhor, ilumina nossa inteligência, aqueça nosso coração, fortaleça nossa vontade para vivermos e testemunharmos a alegria da ressurreição.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Abro meu coração à Boa-Nova do Reino e deixo-me guiar por sua luz, sua Palavra...
Em quais situações e atitudes as palavras e gestos de Jesus inspiram mudança em minha vida?
Você está preocupado/a com a vida e ainda tem dúvidas no coração? Essa pergunta Jesus a fez aos discípulos e agora, a cada um de nós.

Oração (Vida)

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós o nosso coração, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento?
Que propósito de vida nova surge dentro de você?
Aceitar o mandato que Jesus deu como missão: “Vós sois testemunhas disso.” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

Bênção

- O Pai de misericórdia, que vos deu um exemplo de amor na paixão de seu filho, vos conceda pela vossa dedicação a Deus e ao próximo, a graça de sua benção. R. Amém - O Cristo, cuja morte vos libertou da morte eterna, conceda-vos receber o dom da vida. R. Amém. - Tendo seguido o dom da humildade deixada pelo Cristo, participeis igualmente de sua ressurreição. R Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Nesta semana da Oitava da Páscoa ouvimos o testemunho dos Onze e de seus companheiros. Eles o viram, tocaram nele, deram-lhe um peixe assado para comer e ouviram dele uma explicação das Escrituras. No início se assustaram e depois ficaram muito alegres. Jesus mesmo lhes diz que eles são as testemunhas de tudo o que estava acontecendo. O seu testemunho chega até nós hoje. Esta passagem de Lucas será lida novamente no terceiro domingo da Páscoa.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.