Fundo
Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/04/2024

Oitava da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 2,14.22-32 Salmo: Sl 16(15) - Protege-me, ó Deus: em ti me refúgio.
evangelho
Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam à Galileia; ali me verão - Mt 28,8-15

Com medo, mas com muita alegria, elas partiram depressa do túmulo e correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, Jesus veio ao encontro delas e disse: “Eu vos saúdo!”. Elas se aproximaram e, prostrando‑se diante dele, lhe abraçaram os pés. Então Jesus lhes disse: “Não temais! Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam à Galileia; ali me verão”. Enquanto as mulheres iam pelo caminho, alguns membros da guarda foram à cidade e deram a notícia aos sumos sacerdotes de tudo o que acontecera. Estes, tendo‑se reunido com os anciãos e deliberado com eles, deram aos soldados uma grande quantia de dinheiro, com a seguinte indicação: “Deveis dizer: ‘Durante a noite, enquanto dormíamos, seus discípulos vieram e roubaram‑no’. E, se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e vos livraremos de preocupações”. Eles aceitaram o dinheiro e agiram conforme foram instruídos. Essa história se difundiu, até hoje, entre os judeus.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Entramos na oitava da Páscoa. Viver intensamente este período pascal significa fortalecer a fé também em nossa ressurreição com Cristo.
A alegria da ressurreição contagia nossa vida inteira. Que a certeza da ressurreição alegre profundamente o coração de cada um de nós. Cristo ressuscitou: rejubilemo-nos, pois, e nele, exultemos!





Traga para perto de você a Palavra de Deus. Deixe que ela penetre sua mente e suas emoções. Peça ao Pai que aqueça seu coração e lhe fale como falou aquelas mulheres que foram ao seu encontro.

Leitura (Verdade)

Procure compreender o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas, atitudes... as de Jesus e as das mulheres?

Evangelho: Mt 28,8-15 Com medo, mas com muita alegria, elas partiram depressa do túmulo e correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, Jesus veio ao encontro delas e disse: “Eu vos saúdo!”. Elas se aproximaram e, prostrando‑se diante dele, lhe abraçaram os pés. Então Jesus lhes disse: “Não temais! Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam à Galileia; ali me verão”. Enquanto as mulheres iam pelo caminho, alguns membros da guarda foram à cidade e deram a notícia aos sumos sacerdotes de tudo o que acontecera. Estes, tendo‑se reunido com os anciãos e deliberado com eles, deram aos soldados uma grande quantia de dinheiro, com a seguinte indicação: “Deveis dizer: ‘Durante a noite, enquanto dormíamos, seus discípulos vieram e roubaram‑no’. E, se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e vos livraremos de preocupações”. Eles aceitaram o dinheiro e agiram conforme foram instruídos. Essa história se difundiu, até hoje, entre os judeus.

“As mulheres são as primeiras a reconhecer ressuscitado o mesmo Jesus que fora crucificado. Encontraram o túmulo vazio e correram a anunciar a Boa Notícia da ressurreição aos discípulos. No caminho, o próprio Senhor as convida a vencer o medo, a viver e a anunciar a alegria da vida. Uma realidade que contrasta com a atitude dos soldados, pagos para silenciar e mentir. As mulheres viram o túmulo vazio e creram. Os soldados também viram, mas não creram. Alegrar-se na certeza de que Deus está conosco e orienta a nossa história nos torna destemidos e confiantes de que, com ele, passaremos da morte para a vida eterna. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mesmo diante da evidente ressurreição de Jesus, narrada no Evangelho, os sumos sacerdotes e anciãos não se rendem e procuram encobrir a verdade, subornando os soldados e sugerindo a eles sustentaram uma mentira.
Mas, a verdade da ressurreição é afirmada na própria vida dos cristãos, que de agora em diante são capazes de ofertarem alegremente suas vidas por Cristo>
Como você avalia sua alegria na fé da ressurreição?
Como está seu testemunho cristão? Você anuncia, com sua vida e com alegria, que crê em Cristo ressuscitado?

Oração (Vida)

Nesta Páscoa, renove. Mude sua vida para uma vida nova.
Faça com fé a Oração da Ressurreição para renovar sua vida, liberte sua mente de pensamentos pequenos.
Oração da Ressurreição

"Deus, nosso Pai, cremos na ressurreição da carne, pois tudo caminha para a definitiva comunhão convosco. É para a vida, não para a morte, que fomos criados, pois como sementes que se guardam na palha, nós nos guardamos para a ressurreição.
Temos certeza de que vós nos ressuscitareis no último dia, pois na vida dos vossos santos tais promessas se confirmaram. O vosso reino já está acontecendo no meio de nós, porque cada vez mais aumenta no homem a sede, a fome de justiça e de verdade e a indignação contra toda forma de mentiras.
Temos certeza de que todos os nossos medos serão vencidos; toda dor e sofrimento serão mitigados, porque vosso Anjo, nosso Defensor, nos escudará contra todo mal.
Cremos que vós sois o Deus vivo e verdadeiro, porque os tronos caem, os impérios se sucedem, os prepotentes se calam, os espertos e velhacos tropeçarão e ficarão mudos, mas vós permaneceis conosco para sempre. Protegei-nos na Nova Vida hoje e sempre.

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir com responsabilidade o tempo que Deus nos dá é nosso dever de filhos de Deus. Hoje, como quero assumir o desafio de viver segundo o projeto do Pai?

Bênção

- Que o Deus todo-poderoso vos abençoe nesta solenidade pascal e vos proteja contra todo pecado.
- Aquele que nos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho vos enriqueça com o dom da imortalidade.
- E vós que, transcorridos os dias da paixão do Senhor, celebrais com alegria a festa da Páscoa, possais chegar exultantes à festa das eternas alegrias.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo. Amém!

Ir. Carmen Maria Pulga

Os que eram batizados na Vigília Pascal recebiam uma veste branca, com a qual permaneciam até a celebração do domingo seguinte. Durante a oitava da Páscoa lemos passagens dos Evangelhos que nos põem em contato com aqueles que viram o Ressuscitado. São Mateus nos conta que Maria Madalena e Maria de Tiago foram até o sepulcro e que um anjo fulgurante removeu a pedra e sentou-se sobre ela. Os guardas ficaram paralisados de medo e o anjo disse às mulheres que Jesus tinha ressuscitado. Elas foram contar aos discípulos e, no caminho, Jesus veio ao encontro delas. Jesus pede para dizerem aos discípulos, que ele chama de irmãos, para irem à Galileia, onde o verão. Entretanto, os soldados foram pagos para dizer que, enquanto dormiam, os discípulos vieram roubar o corpo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.