Fundo
Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/10/2024

27º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gl 3,1-5 Salmo: (Sl)Lc 1,69-75 - Bendito seja o Senhor Deus de Israel.
evangelho
Oração dos discípulos - Lc 11,5-13

Ele também lhes disse: “Se um de vós tiver um amigo e for até ele à meia-noite, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem à minha casa e não tenho nada para lhe oferecer!’, e aquele, de dentro, lhe responder: ‘Não me incomodes! A porta já está fechada. Minhas crianças e eu estamos deitados. Não posso me levantar para dá-los a ti’; eu vos digo: mesmo se não se levantar para dá-los por ser seu amigo, certamente se levantará e, por causa do atrevimento dele, lhe dará tudo aquilo de que necessitar. Eu, portanto, vos digo: pedi, e vos será dado; buscai, e encontrareis; batei, e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe, quem busca encontra e, ao que bate, lhe será aberto! Quem dentre vós, que seja pai, se o filho pedir um peixe, em vez de peixe lhe dará uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem .

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ontem Jesus nos ensinou a orar ao Pai, hoje ele nos fala do carinho e do cuidado que Deus tem por nós seus filhos, que Ele nos fez todos irmãos.



Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Como é que Jesus nos apresenta Deus? Como é que um filho fala com seu pai ou um amigo fala com outro amigo?

Evangelho: Lc 11,5-13 “Ele também lhes disse: “Se um de vós tiver um amigo e for até ele à meia-noite, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem à minha casa e não tenho nada para lhe oferecer!’, e aquele, de dentro, lhe responder: ‘Não me incomodes! A porta já está fechada. Minhas crianças e eu estamos deitados. Não posso me levantar para dá-los a ti’; eu vos digo: mesmo se não se levantar para dá-los por ser seu amigo, certamente se levantará e, por causa do atrevimento dele, lhe dará tudo aquilo de que necessitar. Eu, portanto, vos digo: pedi, e vos será dado; buscai, e encontrareis; batei, e vos será aberto; pois todo aquele que pede recebe, quem busca encontra e, ao que bate, lhe será aberto! Quem dentre vós, que seja pai, se o filho pedir um peixe, em vez de peixe lhe dará uma serpente? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós, mesmo sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem”.

“Depois de ensinar os discípulos a rezar, Jesus lhes conta essa pequena história: um vizinho acorda o amigo em plena noite e o vence pela insistência. O Mestre nos deixa um exemplo de que, por causas boas e solidárias, convém sermos insistentes. Ele nos estimula a sermos ativos e comprometidos tanto na oração como na ação. Na oração, que sintoniza com o coração de Deus, o Espírito Santo falará ao Pai por nós e nos inspirará o melhor caminho para encontrarmos o que precisamos. Deus é um Pai carinhoso que abre a porta e abraça os filhos a qualquer momento. Seu amor é infinito e ultrapassa nossa compreensão humana.” (Viver a Palavra – 2024. Irmã Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Evangelho nos convidou a tomar a perspectiva do filho e amigo. A criança quando pede algo aos pais não pensa nos prejuízos que certas coisas podem causar. Mas os pais que amam os filhos, não as permite, - não por maldade ou negligência- mas, por proteção e amor.
Como você se relaciona com Deus? É com essa confiança filial e amiga?
Porque tantas vezes pedimos e sentimos que não somos atendidos? Não será porque queremos tudo no nosso tempo, não tendo fé e perseverança para o tempo de Deus?

Oração (Vida)

Imploremos ao Espírito Santo que aja em nossos corações e nos ensine o que e como devemos pedir em nossas orações ao Senhor.
Deixe, agora, seu coração falar com Deus como filho/a, amigo/a.....

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a Palavra de Deus lhe faz? O que você deseja colocar em prática na sua vida?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Continuando a falar sobre a oração na segunda etapa da subida a Jerusalém, Jesus ensina que a oração deve ser insistente e perseverante. Deus sempre atende a oração, mas do seu modo. Do nosso modo, seria impossível atender ao que pedimos. Uma janela pode ser ocasião de desentendimento. Eu a quero fechada e o outro a quer aberta. Peço a Deus chuva e o outro pede sol. Como faria Deus para atender aos nossos pedidos contraditórios? São Lucas tem a solução. Deus não dá coisas, nem coisas boas. Ele dá o Espírito Santo. Ao receber o Espírito Santo, recebemos o amor, e o amor desenvolve a solidariedade. Solidários, nos tornamos criativos e procuramos nós mesmos soluções para os problemas humanos. E onde fica Deus nisso tudo? Deus é o Amor derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.