Fundo
Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/04/2024

3ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 9,1-20 Salmo: Sl 117(116) - Povos todos, louvai o Senhor.
evangelho
Quem come este pão viverá para sempre - Jo 6, 52-59

Os judeus discutiam, então, entre si, dizendo: “Como pode este nos dar a comer sua carne?” Disse‑lhes, então, Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia, pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como vive o Pai, que me enviou, e eu vivo pelo Pai, quem se alimenta de mim, também ele, viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu, não como aquele que vossos pais comeram e morreram. Quem come este pão viverá para sempre”. Ele disse estas coisas ensinando em uma sinagoga de Cafarnaum.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Ele se apresenta como alimento sacrificado, imolado, e como bebida oferecida em nosso favor, para nos manter em plena vida. Quem deseja chegar a plenitude da vida tem necessidade de aceitar o sacrifício de Jesus e se deixar nutrir do seu corpo e sangue.




Jesus é o verdadeiro maná descido do céu, que se fez Pão pela sua entrega total para nossa redenção.

Leitura (Verdade)

Ao ler o texto observe quais são as condições que Jesus nos dá para termos a vida em nós e verbalize o entendimento que o Espírito Santo lhe inspirar.

Evangelho: Jo 6,52-59Os judeus discutiam, então, entre si, dizendo: “Como pode este nos dar a comer sua carne?” Disse‑lhes, então, Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia, pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como vive o Pai, que me enviou, e eu vivo pelo Pai, quem se alimenta de mim, também ele, viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu, não como aquele que vossos pais comeram e morreram. Quem come este pão viverá para sempre”. Ele disse estas coisas ensinando em uma sinagoga de Cafarnaum.

“Este texto é continuação do ensinamento eucarístico de João. O evangelista quer mostrar o sentido profundo, espiritual, que Jesus nos revela pelo sinal do pão. A sua vida, doada por amor, torna-se nossa vida para a eternidade. O povo de Israel conhecia o maná que alimentou os antepassados na travessia do deserto. Agora, Jesus diz que o verdadeiro pão do céu não era aquele. O pão do céu é ele mesmo. Não há outra via para ter a vida em Cristo: “tereis a vida em vós”, “eu o ressuscitarei no último dia”. A essas realidades devemos aderir na fé assinalada pelo sacramento. Celebrar a Eucaristia significa comunhão com a vida de Jesus e com os irmãos, pelos quais ele entregou seu corpo e sangue.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Participar da Eucaristia não simplesmente participar de uma cerimônia. É assimilar a vida e os ensinamentos de Jesus e tornar-nos, também, vida para nossos irmãos.
Você acredita nas Palavras de Jesus, mesmo sem sinais visíveis?
Sua vida, suas palavras e atitudes, proclamam a presença viva de Jesus atuante e eficaz no meio de nós?

Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.
Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelos nasceram em seu intimo que reforçam a fé e a devoção a Jesus Eucarístico? Acolha este apelo e transforme-o em vida, em atitude prática, vivida.

Bênção

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus é o pão que desceu do céu para a vida do mundo. Assim disse ele aos judeus que o ouviam na sinagoga de Cafarnaum. O povo de Israel conhecia o maná que alimentou os antepassados na travessia do deserto. Agora Jesus diz que o verdadeiro pão do céu não era aquele. O pão do céu é ele mesmo. Ele mesmo é o alimento para a vida do mundo, por isso sua carne deve ser comida e seu sangue deve ser bebido. Quem ouviu pensou em antropofagia, que é alimentar-se de carne humana. O sermão do “pão da vida” é uma preparação para a instituição da Eucaristia, que será narrada pelos sinóticos, e não por São João. No capítulo sexto, João desenvolve o tema da Eucaristia, e mais tarde, ao contar o que aconteceu na última ceia, no lugar da instituição da Eucaristia colocará o lava-pés para dizer que Eucaristia é serviço. Quem come a carne de Cristo e bebe o seu sangue está disposto a entregar-se para a vida do mundo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.