Fundo
Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/05/2024

Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 15,7-21 Salmo: Sl 96(95) - Cantai ao Senhor um cântico novo.
evangelho
Permanecei em meu amor - Jo 15,9-11

Assim como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei em meu amor. Se guardardes meus mandamentos, permanecereis em meu amor, assim como eu guardo os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Digo‑vos essas coisas para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na Palavra de Deus, que a liturgia nos oferece neste dia, Jesus volta a confirmar o amor do Pai e seu amor por nós. E nos convida a permanecermos no Amor. Que possamos acolher com fé a Palavra em nossa vida e concretizar, com nossas atitudes, os ensinamentos de Jesus.


Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o evangelho silenciosamente. Em seguida, leia-o novamente em voz alta, repetindo as palavras que chamarem a sua atenção. Perceba a promessa de Jesus para os que permanecem nele.

Evangelho: Jo 15,9-11 “Assim como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei em meu amor. Se guardardes meus mandamentos, permanecereis em meu amor, assim como eu guardo os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Digo-vos essas coisas para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa.

“Qual seria a alegria de Jesus? Os Evangelhos nos falam de dores, tristezas, contradições. Contudo, Jesus nos fala da “sua” alegria. É da “sua” alegria que se trata. Podemos pensar que a palavra “alegria” é igual à presença do Espírito Santo, o amor do Pai e do Filho. Jesus insiste em que permaneçamos no seu amor para que a sua alegria esteja em nós e a nossa alegria seja plena. A nossa alegria, que é a de Cristo, é a presença do Espírito Santo em nós e nós nele. “O Reino de Deus não consiste em alimento nem bebida, mas em justiça, paz e alegria no Espírito Santo”, afirma Paulo (Rm 14,17). A alegria de Jesus é uma promessa. Façamos tudo para merecê-la”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Falamos tanto e com tal frequência de amor, que quando se trata de defini-lo, já não se sabe bem o que significa. O que sabemos é que o amor de Jesus foi e é gratuidade e capaz de dar a sua vida por amor. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” Essa deveria ser a medida de nosso amor com os irmãos: aquele amor com o qual Cristo se ofereceu por nós.
Como as palavras de Jesus encontraram acolhida em minha vida?
Jesus afirma que Ele nos ama como o Pai o ama. Somos filhos/as do Amor de Deus. Como você percebe este “DNA” em sua vida?
A sua dedicação ao irmão busca reciprocidade ou é gratuita, verdadeira, leal? Quais gestos e palavras de Jesus produzem alegria e paz em você?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Como você se propõe confiar nas palavras de Jesus, o Filho de Deus? Verbalize alguma ação prática.

Bênção

“A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Rm 16,27).

Ir. Carmen Maria Pulga

“Permaneçam no meu amor, permanecereis no meu amor, eu permaneço no amor do Pai. Que a minha alegria esteja em vocês e seja completa. A minha alegria.” Qual seria a alegria de Jesus? Os Evangelhos nos falam de dores, tristezas, impaciências na vida de Jesus de Nazaré, tudo bem humano. Alegrias, deve ter tido. Ele, porém, fala da “minha” alegria. É da sua alegria que se trata. Podemos pensar que a palavra “alegria” é sinônimo de Espírito. A nossa alegria, que é a de Cristo, é a presença do Espírito Santo em nós e nós nele. Paulo escreve aos romanos que “o Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. A alegria é um estado de satisfação interior que permanece em qualquer situação. Frei Leão perguntou a São Francisco onde estava a perfeita alegria. Respondendo, Francisco imaginou que os dois fossem muito maltratados e rejeitados na portaria do convento, confundidos com gente má. A perfeita alegria consistiria em não se abalar, seguir adiante vencendo a si mesmo com o dom do Espírito Santo. “Eu te digo que se eu tiver paciência e não me abalar, nisto está a verdadeira alegria e a verdadeira virtude e salvação da alma.” Que tal rir e sorrir para mostrar a alegria que temos no coração? “É melhor rir do que escrever com lágrimas, porque rir é próprio do ser humano”, dizia o escritor francês Rabelais. O sorriso traduz a presença do Espírito e ilumina e humaniza a nossa face.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.