Fundo
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/05/2021

São Matias, Apóstolo, festa - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: At 1,15-17.20-26 Salmo: Sl 113(112) - Do nascer ao pôr do sol, bendito seja o nome do Senhor.
evangelho
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando - Jo 15,9-17

“Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

São Matias Apóstolo, testemunha da ressurreição de Cristo.
Abrindo nosso coração, façamos nossa oração com esta Palavra que nos acompanhará durante o dia. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi para irdes e e para que produzais fruto.”


Peçamos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário. Destaque as advertências e as promessas que Jesus faz aos seus discípulos.

Evangelho: Jo 15,9-17 “Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou. […] Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.” […]

“O testamento feito por alguém assume uma dimensão sagrada e definitiva. Ninguém pode modificá-lo, a não ser o próprio autor. Jesus deixa à comunidade cristã o seu testamento: “Permaneçam no meu amor”. Ele esclarece que este é o seu mandamento. E não se trata de um amor qualquer. O amor entre os discípulos deve ser igual ao amor do Pai para com Jesus. É um horizonte infinito que se estende além da comunidade. Trata-se de amar a todos, até os inimigos. No Antigo Testamento, Abrão é chamado de “meu amigo”. A ele, Deus revela o que irá fazer. Um amor tão grande é capaz de dar a vida por seus amigos. Essa atitude trará a alegria definitiva. O testamento de Jesus nos torna seus herdeiros e responsáveis pelo Reino.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o(a) escuta.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

O Senhor que o(a) chamou é fiel. Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Rezaram, jogaram as sortes, e Matias passou a ocupar o lugar deixado por Judas no grupo dos apóstolos. Quem, de fato, o escolheu foi o Senhor. “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi.” O povo de Israel foi e continua sendo o povo escolhido por Deus. Nos Evangelhos, há uma nova escolha, esta agora feita por Jesus, que chama de amigos os discípulos por ele escolhidos. Jesus no centro e nós ao seu redor formamos um grupo de amigos fiéis. Jesus é sempre fiel. Nós, nem sempre. Matias esteve com Jesus desde o início. Depois de Pentecostes, segundo a tradição, saiu para evangelizar a Judeia, a Capadócia, na atual Turquia, chegando até a Etiópia. Os doze apóstolos são o fundamento da Igreja de Jesus. A Igreja é apostólica porque existe desde o tempo dos apóstolos. Na Igreja Católica, os bispos são sucessores dos doze apóstolos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.