Fundo
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/07/2020

14ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Os 14,2-10 Salmo: Sl 51(50) - Minha boca proclame o teu louvor!
evangelho
Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos - Mt 10,16-23

“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração e peçamos ao Senhor da vida que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos.” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção. Quais são as orientações de Jesus? Por que Jesus pede a prudência e a simplicidade? Qual deve ser a postura dos discípulos diante das dificuldades na missão?

“Jesus não promete aos seus um caminho florido. Pelo contrário, enfrentarão a má vontade, a perseguição e tribunais tendenciosos. Os discípulos devem copiar o comportamento da serpente e da pomba. A serpente, com seu espírito de autopreservação, e a pomba, com a proverbial simplicidade, ensinam o modo de evangelizar. Nessa tarefa os discípulos não ficarão abandonados. Poderão contar com o Espírito do Pai, que ditará o modo de agir e falar. A própria perseguição traz alguns ganhos. Com ela os discípulos amadurecem e o sangue derramado será sementeira de novos cristãos. As perseguições, simbolizadas pelos lobos, estão em toda parte, não excluindo a família. A cruz indica o caminho certo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como vimos na abertura do Sermão da Montanha, Jesus já anunciara a bem-aventurança dos que são injuriados e perseguidos por causa da justiça. Qual parte do Evangelho de hoje mais o(a) tocou? O que o texto diz a você? Que caminho Jesus lhe aponta? Releia o Evangelho e faça a sua meditação.

Oração (Vida)

Faça a sua oração ao Senhor, com entrega e confiança. Conte-lhe o que está acontecendo com você, suas preocupações e necessidades, e apresente-lhe também as necessidades de seus irmãos e irmãs.

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o que o Senhor o(a) convida a viver hoje.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção do Deus do amor, da paz e da providência desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O Discurso Missionário é realista. O discípulo é enviado como ovelha no meio de lobos. Não é de admirar se o lobo devorar as ovelhas, mas é preciso ser esperto. O discípulo não pode ser ingênuo. É simples como a pomba, porque vive uma espiritualidade animada pelo Espírito. Prudente como a serpente, porque sabe fazer bom uso da ciência humana e situar-se na história. Sua vida é dedicada a pescar gente, mas tem cuidado ao cruzar com gente em seu caminho. Perseguições, acusações, prisões farão parte da missão. A divisão mostrará os comprovados, mas a ninguém faltará a força do Espírito para perseverar até o fim. Fugindo de uma cidade para outra – se não fugindo, indo, se não indo, sendo mandado –, a vida do discípulo missionário se torna um capítulo do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, até que venha o Filho do Homem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.