Fundo
Sábado, 19 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/05/2023

6ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 17,15.22-18,1 Salmo: Sl 148 - Dos céus louvai o Senhor, louvai-o nas alturas!
evangelho
Quando vier o Espírito da verdade, este vos conduzirá em toda a verdade - Jo 16,12-15

"Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não podeis suportá‑las agora. Quando vier o Espírito da verdade, este vos conduzirá em toda a verdade, pois não falará por si mesmo, mas falará quanto ouviu e vos anunciará as coisas que estão por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará. Tudo quanto tem o Pai é meu. Por isso eu vos disse que o Espírito recebe do que é meu e vos anuncia”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.

Evangelho do dia 15/6/2025

Santíssima Trindade - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 17,15.22-18,1 Salmo: Sl 148 - Dos céus louvai o Senhor, louvai-o nas alturas! 2ª Leitura: Rm 5,1-5
evangelho
Quando vier o Espírito da verdade, este vos conduzirá em toda a verdade - Jo 16,12-15

Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não podeis suportá-las agora. Quando vier o Espírito da verdade, este vos conduzirá em toda a verdade, pois não falará por si mesmo, mas falará quanto ouviu e vos anunciará as coisas que estão por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vos anunciará. Tudo quanto tem o Pai é meu. Por isso eu vos disse que o Espírito recebe do que é meu e vos anunciará.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade. Nosso Deus é uma comunhão de três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo –, que caminham conosco e nos ensinam a viver a comunhão. Com fé, celebremos a liturgia deste dia especial e abramos o nosso coração para nos aproximar com humildade deste amoroso mistério.






Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Ir. Carmen Maria Pulga

A fé trinitária, antes de ser compreendida, é vivenciada pelos cristãos, sobretudo na liturgia. Somos iniciados desde pequenos sobre a Santíssima Trindade, que, para nós católicos, constantemente é lembrada no gesto do sinal da cruz. Depois da Ascensão do Senhor junto ao Pai e o envio do Espírito Santo no Pentecostes, é oportuno celebrar neste domingo a Solenidade da Santíssima Trindade. O Deus Uno e Trino acompanha toda a história de salvação. É o Espírito do Senhor que deu vida ao ser humano e que acompanhou Moisés e os profetas em sua missão de porta-vozes de Deus. Pela Palavra, o mundo foi criado. Posteriormente, como sabedoria personificada, ela esteve presente na criação e tem a função de levar o ser humano a Deus (primeira leitura). Para os cristãos, como bem apresenta o Novo Testamento e como sistematizou os Padres da Igreja e os primeiros concílios, ela se encarnou e se fez um de nós na pessoa do Cristo. Ele é o único e verdadeiro mediador entre Deus e o ser humano, permitindo o acesso à participação na glória de Deus. O Espírito Santo derrama o amor de Deus em nós, dando-nos coragem e constância para perseverarmos nas tribulações e nos fazendo pessoas virtuosas e cheias de esperança (segunda leitura). Jesus é aquele que revela o Pai e o Espírito Santo. Em seu discurso de despedida, aproximando-se do martírio da cruz, ele diz aos discípulos aquilo que irá acontecer. Os discípulos ainda estão cheios de incompreensão e medo. Só a experiência com o mistério pascal de Cristo e o envio do Espírito Santo os farão assimilar as coisas novas e obscuras ditas pelo Mestre. Como guia para a verdade, o Espírito Santo, amor que une o Pai e o Filho, iluminará os discípulos a conhecerem a verdade. Eles terão força e coragem para testemunhar nos confins do mundo que Jesus foi o enviado do Pai para anunciar o Reino e trazer a salvação para Israel. Ao celebrarmos a Santíssima Trindade, comunhão de amor entre três pessoas distintas, gerando a perfeita unidade, somos chamados a viver essa unidade na comunidade de fé constituída por diversidade de irmãos e de ministérios. Ao contemplarmos o Pai, vemo-nos como seu povo escolhido, que peregrina rumo a sua glória. Na pessoa do Cristo, experimentamos a proximidade de Deus, que toca profundamente nossa realidade humana e pessoal. Como morada do Espírito Santo, permitimos que Deus nos santifique, gerando frutos de paz. Assim, obedientes ao Deus Uno e Trino, testemunhemos seu amor e colaboremos com seu plano salvífico, neste mundo tão cheio de desafios!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.