Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/08/2022

São Domingos, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Ez 1,2-5.24-28c Salmo: Sl 148 - A majestade do Senhor resplandece sobre o céu e a terra.
evangelho
Pega-a e entrega a eles por mim e por ti - Mt 17,22-27

Quando estava reunido com os discípulos na Galileia, Jesus lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão, mas no terceiro dia ressuscitará”. E os discípulos ficaram extremamente tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os que cobravam o imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do templo?” Pedro respondeu: “Paga, sim!” Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou tributos de quem, do próprio povo ou dos estranhos?” Ele respondeu: “Dos estranhos!” – “Logo o próprio povo está isento”, retrucou Jesus, “mas, para não escandalizar essa gente, vai até o lago, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda valendo duas vezes o imposto; pega-a e entrega a eles por mim e por ti”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos iniciando uma nova semana, e nela celebramos a Semana Nacional da Família. O tema deste ano é: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração e pedindo ao Senhor a graça de escutar bem sua Palavra.


Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Nesta primeira parte da leitura orante, você é convidado(a) a fazer a leitura do Evangelho e a responder à pergunta: o que diz o texto bíblico? Leia o texto quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e relembre outros textos que possam ajudá-lo(a) a compreender o Evangelho de hoje.

Evangelho: Mt 17,22-27 Quando estava reunido com os discípulos na Galileia, Jesus lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão, mas no terceiro dia ressuscitará”. E os discípulos ficaram extremamente tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os que cobravam o imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do templo?” Pedro respondeu: “Paga, sim!” Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou tributos de quem, do próprio povo ou dos estranhos?” Ele respondeu: “Dos estranhos!” – “Logo o próprio povo está isento”, retrucou Jesus, “mas, para não escandalizar essa gente, vai até o lago, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda valendo duas vezes o imposto; pega-a e entrega a eles por mim e por ti”.

“Ninguém gosta de pagar imposto. E a razão é simples: nem sempre se vê uma aplicação transparente dele. O povo de Jesus, com razão, sentia-se explorado pelo imposto que devia pagar à dominação romana, mas entregava de bom grado o imposto do Templo. Esse imposto anual era pago pelos homens adultos. Sustentar a casa de Deus é uma honra para os filhos. É verdade que também em nome de Deus e da fé há muita exploração e enriquecimento ilícito. E nisso é bom se ter atenção. Contudo, isso não nos isenta de nossa responsabilidade na Igreja com o dízimo e as ofertas. Foi o que Jesus fez. Mesmo não tendo obrigação como Filho que é, mandou Pedro pagar por si e por ele”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Repasse o Evangelho, mentalmente ou fazendo uma nova leitura, com bastante atenção, deixando-se tocar pela Palavra de Deus.
Com que critérios eu participo das politicas públicas ou leis necessárias ao bem comum? Como avalio minha solidariedade com as necessidades da comunidade de fé? Na minha família há uma preocupação com a 'pequena ética' berço para cidadãos responsáveis?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, por isso, abra o seu coração e expresse ao Senhor o que a Palavra despertou em você.
O mês de agosto é o Mês Vocacional na Igreja. Juntamente com a sua oração, apresente ao Senhor todos os vocacionados, rezando:
“Senhor, pelo Batismo, vós nos chamastes à santidade e à cooperação generosa na salvação do mundo. Na messe, que é tão grande, auxiliai-nos a corresponder à nossa missão de membros do Povo de Deus. Qualquer que seja o chamado, que cada um de nós seja verdadeiramente outro Cristo no mundo. Ó Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Igreja, concedei-nos o dom misericordioso de muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias de que a Igreja necessita. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus anuncia três vezes sua paixão, morte e ressurreição (Mt 16,21; 17,22s; 20,17ss). Trata-se de um motivo teológico copiado de Marcos. São profecias ex evento, ou seja, feitas depois do fato, elaboradas nas comunidades em vista de uma cristologia corretiva de um possível triunfalismo (Mt 17,1-9). A comunidade tem dificuldade de entender a morte violenta de Jesus. Os discípulos não entendem a lógica do Messias (Mt 16,16.21-23) e ficam tristes. Entretanto, junto vem a promessa da ressurreição. O relato do imposto do templo (vv. 24-27) só consta em Mateus. Parece ser questão das comunidades mateanas. Nos anos 80, o cristianismo já está se separando do judaísmo, mas alguns creem que seria apenas mais uma vertente judaica. No dizer de Mateus, os discípulos estavam livres de colaborar com o judaísmo, mas, para manter boas relações, deviam pagar os tributos, que já nem mais existiam, pois o templo fora destruído nos anos 70.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.