Fundo
Segunda-feira, 21 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/07/2025

S. Lourenço de Bríndisi - Ano C - Verde
1ª Leitura: Ex 14,5-18 Salmo: (Sl)Ex 15,1a - Quero cantar ao Senhor.
evangelho
Mestre, queremos ver um sinal feito por ti” - Mt 12,38-42

Então, como resposta, alguns escribas e fariseus lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal feito por ti”. Mas ele lhes respondeu: “Uma geração malvada e adúltera exige um sinal, mas não lhe será dado outro sinal a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Durante o julgamento, os homens ninivitas se levantarão com esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas. Ora, aqui há alguém maior que Jonas. Durante o julgamento, a rainha do sul se erguerá com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para escutar a sabedoria de Salomão. Ora, aqui há alguém maior que Salomão”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”
Pai, dá-me simplicidade de coração para reconhecer que Jesus é teu Filho, enviado ao mundo para nos salvar. E que jamais eu exija sinais além dos que ele já realizou e realiza até nossos dias.




Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Deus nos surpreende sempre. Ao meditar este Evangelho de hoje deixe-se surpreender pelo grande sinal que é a própria pessoa de Jesus.

Evangelho: Mt 12,38-42 “Então, como resposta, alguns escribas e fariseus lhe disseram: “Mestre, queremos ver um sinal feito por ti”. Mas ele lhes respondeu: “Uma geração malvada e adúltera exige um sinal, mas não lhe será dado outro sinal a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Durante o julgamento, os homens ninivitas se levantarão com esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas. Ora, aqui há alguém maior que Jonas. Durante o julgamento, a rainha do sul se erguerá com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para escutar a sabedoria de Salomão. Ora, aqui há alguém maior que Salomão”.

“O julgamento, ou dia do juízo, marcava o imaginário das comunidades que refletiram sobre a palavra de Jesus e escreveram os Evangelhos. Pela lógica, pensavam que, com a morte e ressurreição do Senhor, o plano salvador de Deus Pai estaria completo, nada mais haveria a fazer na terra e, em breve, todos entrariam na eternidade. Só com a passagem de décadas de lutas, perseguições e martírio, os primeiros cristãos intuíram que a Igreja continuaria na história e multidões incontáveis de pessoas iriam praticar o Evangelho e construir o Reino de Deus até o fim dos tempos. Ao compreenderem isso, passaram a dar novo sentido ao tempo presente, sem esperar para qualquer momento o dia do juízo ou julgamento final.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacionemos o texto lido à nossa vida. Qual palavra do Evangelho mais lhe chamou atenção? Você também necessita de sinais para crer em Jesus?

Pedir sinais é próprio do ser humano. Caminhamos na fé e é compreensível querer sinais de que estamos no caminho da verdade e da vida. Mas para pedir sinais é preciso que haja o amor capaz de reconhecer os sinais de Deus. O pedido não pode ser motivado pelo medo, como no caso de Jonas, ou pela desconfiança como no caso dos fariseus e mestres da Lei. Examinemos nossas atitudes e vejamos, em nosso intimo, se elas são aprovadas por Deus.

Oração (Vida)

“Ó Jesus Bom Pastor, nosso Caminho, Verdade e Vida, olhai com misericórdia para o vosso povo.
Iluminai-nos com a sabedoria do vosso Evangelho, fortalecei-nos com os vossos exemplos, alimentai-nos com a divina Eucaristia, fazei arder em nós o zelo pela glória de Deus e pela salvação de todos.
Queremos reparar as ofensas que vos são feitas na pessoa dos pastores da Igreja, mediante nossa humilde cooperação com o ensinamento e zelo de todos eles, e pela oração e obras segundo a nossa vocação.
Ó Jesus Pastor, enviai vosso Espírito. Que ele aumente em nós a fé, a esperança e a caridade.
Que ele infunda em nós o verdadeiro espírito religioso e nos conceda a simplicidade e prudência, a fortaleza e temperança dos santos apóstolos Pedro e Paulo.
Ó Maria, mãe do Bom Pastor, protegei-nos, para que possamos imitar-vos na contemplação e na ação, até chegarmos à felicidade eterna. Amém.” (do Bem-aventurado Tiago Alberione)

Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo o Senhor me faz por meio desta censura aos fariseus e mestres da Lei? Qual é o grande sinal da autenticidade de Jesus como Filho de Deus para mim? Como quero interiorizar esta Palavra hoje?

Bênção

“O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.”

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus chama a atenção da multidão e causa inveja aos fariseus e doutores da Lei. Estão cegos e não reconhecem os sinais messiânicos já anunciados pelos profetas e realizados pelo Messias. Exigem dele um sinal que legitime sua missão e sua origem divina. Jesus os adverte por essa exigência e os alerta tomando a imagem do profeta Jonas. Depois de estar no ventre do monstro marinho por três dias e sair com vida, o profeta prega à Nínive, a cidade do inimigo mais perverso de Israel, e ela se converte. Da mesma forma, a Rainha de Sabá, uma estrangeira vinda de muito longe, reverencia a sabedoria de Salomão, rei sábio de Israel. Jesus está muito acima de Jonas e de Salomão. Ele, semelhante a Jonas, estando três dias nas profundezas da terra, vence a morte e ressuscita para a vida eterna. Sua pregação é palavra de autoridade, porque revela a vontade do Pai. Sua sabedoria vem de Deus. Por isso, ao confrontar os habitantes de Nínive e a Rainha de Sabá à sua geração, o Mestre faz recair a responsabilidade aos judeus incrédulos, que o recusam. Estejamos abertos aos sinais de Deus em nossa vida!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.