Fundo
Sábado, 20 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/03/2021

3ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: 2Rs 5,1-15a Salmo: Sl 42(41) e Sl 43(42) - Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.
evangelho
Jesus, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho - Lc 4,24-30

“Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio.” Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos aqui para tomar consciência da presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.


Oremos: Ó Pai, fazei-nos viver com intensidade este tempo favorável da Quaresma, caminhando ao encontro de vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos convida a olhar para além de “nossos muros” e compreender a vida e a história de nosso tempo. A quem Jesus se refere para que o povo na sinagoga entendesse sua revelação como o Messias profetizado? O que o povo faz com Jesus?

Evangelho: Lc 4,24-30 “Jesus garantiu: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. […] No tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio.” Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. […]. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

“A história do povo de Israel mostra o sofrimento dos profetas. Eles têm a missão de anunciar a verdade e denunciar o erro. Muitas vezes, a denúncia atinge os grandes e o próprio povo. Sinal de contradição, como previu o velho Simeão, Jesus assume, de forma radical, o profetismo. Anuncia a Boa-Nova do Reino e denúncia todo tipo de opressão. Ao anunciar a Boa-Nova, privilegia os pobres e não exclui os pecadores. A tentativa de expulsá-lo da cidade e mesmo de jogá-lo de um penhasco não muda a postura do Mestre. Sinal de maturidade, ele seguiu seu caminho. Enquanto a elite religiosa o condena, Jesus é acolhido pelos últimos da sociedade e pelos próprios gentios. O conflito levará Jesus à morte, seguida da Ressurreição.” ( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Eu tenho a humildade de ouvir os que apontam para alguma atitude minha que cai em desagrado de quem ouve? Que sentimentos essa passagem do Evangelho desperta em mim? Como me posiciono perante as palavras de Jesus?

Oração (Vida)

Senhor Deus, cura as feridas do meu coração. Renova minha fé e meu ânimo para eu enfrentar a vida com confiança e coragem. Dá-me humildade que produz serenidade e tira de mim todo o orgulho que gera medo. Capacita-me a aceitar-me como sou e de acordo com a tua vontade. “Cria em mim, Senhor, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto”(cf. Sl 50). Que eu possa te amar acima de tudo e, sentindo teu amor, possa me amar e amar a todos sem distinção. Conceda-me a graça de não me preocupar com o que os outros falam ou pensam a meu respeito.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver, concretamente, durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Em que atitude quero crescer para que a proposta de Jesus se torne vida em mim?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Levantaram-se e o expulsaram da cidade.” Curiosa rejeição. “Ao ouvirem essas palavras, ficaram furiosos.” Curiosa reação. Ouviam com gosto as palavras de Jesus e, de repente, reagem contra ele e o rejeitam. O que foi que ele disse que lhes causou tanto desgosto? Quanta reação por uma palavra mal colocada, por uma palavra mal compreendida! Jesus disse apenas que Elias socorreu uma viúva estrangeira e Eliseu curou Naamã, que era sírio. Disse “apenas”, mas esse apenas foi bem compreendido. Compreenderam que Deus não é propriedade de nenhum povo e que ser povo de Deus não é privilégio e sim responsabilidade. Elias e Eliseu não deviam atender somente viúvas e leprosos de Israel? O melhor e o primeiro não são para o meu companheiro? E estes nem companheiros eram. Expulsaram Jesus da cidade e quiseram lançá-lo precipício abaixo. A Boa Notícia de Jesus parece não ser tão boa para todos, sobretudo quando supõe renúncia a privilégios para que a Notícia chegue a todos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.