Fundo
Sábado, 29 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/11/2025

34ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Dn 7,15-27 Salmo: (Sl)Dn 3,59b - Bendizei, filhos dos homens, o Senhor.
evangelho
Ficai em alerta, rezando a todo momento, a fim de que tenhais força para fugir de todas essas coisas que estão para acontecer, e poder manter-vos em pé diante do Filho do Homem! - Lc 21,34-36

“Precavei-vos para que vossos corações não fiquem pesados pela dissipação e embriaguez e com as preocupações da vida, e aquele dia caia sobre vós de repente, como um laço, pois virá sobre todos os habitantes da face de toda a terra! Ficai em alerta, rezando a todo momento, a fim de que tenhais força para fugir de todas essas coisas que estão para acontecer, e poder manter-vos em pé diante do Filho do Homem!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vigiai é o sábio conselho que nos vem do Senhor. Vigiemos, pois, para que as ilusões e preocupações da vida não nos impeçam de manter os corações acessíveis e desimpedidos na expectativa do Deus que se faz nosso irmão.

Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.



"Ó Deus todo-poderoso, sustentados em vossa misericórdia, fazei-nos caminhar destemidos ao encontro de vosso Filho, que vem para nos salvar e nos libertar. Ele, que convosco vive e reina para sempre. Amém. "

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos fala sobre a vigilância e a oração em resposta às profecias sobre o fim dos tempos.
Destaque as palavras ou frases que mais chamarem sua atenção durante a leitura. Silencie seu coração e permita que a Palavra ilumine a sua vida.

Evangelho: Lc 21,34-36 “Precavei-vos para que vossos corações não fiquem pesados pela dissipação e embriaguez e com as preocupações da vida, e aquele dia caia sobre vós de repente, como um laço, pois virá sobre todos os habitantes da face de toda a terra! Ficai em alerta, rezando a todo momento, a fim de que tenhais força para fugir de todas essas coisas que estão para acontecer, e poder manter-vos em pé diante do Filho do Homem!”

“Evitar que o coração se torne pesado, para ter forças de ficar em pé junto ao Senhor, em face de toda contradição que possa acontecer. Eis o que Jesus sugere aos que o seguiam naquele tempo difícil. Com certeza, a pergunta dos discípulos foi imediata: “O que faz o coração pesar?”. Ao que o Mestre enumera: a dissipação, a preocupação excessiva, a embriaguez… “E o que faz alguém ficar em pé diante do Senhor?” Podemos deduzir: a concentração no essencial, a confiança em Deus, quando não podemos fazer algo por nós mesmos, a sobriedade em tudo e a fuga dos vícios. É fácil fazer isso? A força para viver assim vem da oração contínua e da vigilância pela presença do Senhor, que sempre vem até nós.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Cada pessoa faz suas escolhas, que lhe acompanham pelo resto da vida. Mas não podemos ficar indiferentes ao dia do nosso encontro definitivo com o Senhor. Que não sejamos surpreendidos por esse dia! Temos uma vida inteira para uma sincera e profunda conversão. Porém, quantos se entregam aos excessos, à embriaguez, às preocupações da vida, e justificam não ter tempo para Deus, nem para uma sadia espiritualidade? O convite é que fiquemos atentos e oremos sem cessar, para estar de pé diante do Filho do Homem.

Oração (Vida)

“Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto de hoje encerra o discurso escatológico de Jesus, iniciado no capítulo 21 do evangelho de Lucas. Depois da parábola da figueira, o Mestre exorta seus ouvintes a estarem atentos e vigilantes. Devem evitar as preocupações exageradas, que buscam refúgio no exagero e na embriaguez. Quem se entrega a isso foca sua atenção nas coisas materiais, e seu coração se torna pesado, porque se afasta da verdadeira espiritualidade, voltada para o Senhor. Por isso, a maneira de ficar alerta, à espera da vinda do Filho do Homem, é buscando constantemente a oração. Somente ela dará força para os seguidores de Cristo fugirem de tudo que é contrário à vontade de Deus e do que dispersa o coração do ser humano. Assim, os discípulos que desanimaram com o atraso da parusia são chamados a dar testemunho da fé. O juízo de Deus está para acontecer de forma inesperada. É preciso que se mantenham de pé, firmes na fé e perseverantes na intimidade com Deus, para não se surpreenderem nesse dia, já que será o momento de participarem da glória do Reino.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.