Fundo
Sábado, 20 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/11/2020

34ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ap 22,1-7 Salmo: Sl 95(94) - O Senhor é um grande Deus.
evangelho
Ficai atentos e orai a todo momento - Lc 21,34-36

“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste novo dia, a Palavra nos convida à oração. Diante das adversidades que o mundo nos apresenta, é o próprio Senhor quem nos diz: “Ficai atentos e orai a todo momento...” Que a leitura orante da Palavra nos fortaleça ao longo do dia e nos mantenha vigilantes na espera do Senhor.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o apelo central da narrativa? Destaque as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção durante a leitura. Silencie seu coração e permita que a Palavra ilumine a sua vida.
“Uma das tentações mais comuns é deixar para amanhã. Imaginamos ter muito tempo pela frente e adiamos nossa conversão. O tempo nos é dado por Deus para nosso amadurecimento. Nunca sabemos quanto tempo ainda teremos e, por isso, é inteligente aproveitar o dia de hoje. Em algumas modalidades esportivas existem momentos de prorrogação, para compensar o tempo perdido. Na vida não há prorrogação de tempo. O discípulo de Jesus não se preocupa com o fim, mas quer permanecer de pé diante do Filho do Homem. Entregamos o passado para Deus, que é misericórdia, mas não podemos contar com o futuro. Nosso tempo disponível é o dia de hoje. Hoje é o dia da salvação. Não podemos ignorar o Senhor que vem ao nosso encontro.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Cada pessoa faz suas escolhas, que lhe acompanham pelo resto da vida. Mas não podemos ficar indiferentes ao dia do nosso encontro definitivo com o Senhor. Que não sejamos surpreendidos por esse dia! Temos uma vida inteira para uma sincera e profunda conversão. Porém, quantos se entregam aos excessos, à embriaguez, às preocupações da vida, e justificam não ter tempo para Deus, nem para uma sadia espiritualidade? O convite é que fiquemos atentos e oremos sem cessar, para estar de pé diante do Filho do Homem.

Oração (Vida)

“Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Chegamos ao fim do ano litúrgico com algumas sugestões práticas do Evangelho de São Lucas para podermos estar de pé diante do Filho do Homem, quando ele vier para o julgamento. Estar de pé diante de Jesus, de cabeça erguida, não em sinal de soberba, mas como sinal de confiança. Cabeça erguida olhando Jesus nos olhos. Dois amigos que se encontram, enfim, face a face. Sem medo. De pé e não caídos pelo peso de excessos, nem caídos por terra por causa de bebedeiras, menos ainda prostrados pelas preocupações da vida. São muitas as preocupações e até os medos, muitos deles pela vida passada carregada de pecados. Será o encontro, sem dúvida alguma, da miséria com a misericórdia. Quem se senta no trono para o julgamento do mundo nesta última semana do Tempo Comum e na primeira do Advento é o juiz bom pastor. Ainda não estamos lá. Estamos aqui, deste lado, olhando para o futuro, para as nuvens que trarão o Filho do Homem. Ainda é tempo e ainda temos tempo para uma sincera conversão. Dominemos nossa má inclinação e vivamos uma vida equilibrada, sem excesso de nada, a não ser de amor mútuo. Se esse dia cair sobre nós como uma armadilha, que sejamos aprisionados no coração daquele que disse: “Venham a mim”. Nenhum medo de Deus e muita prudência entre os homens. Deixemos de lado as imagens apocalípticas e aguardemos o fim do mundo apoiados em Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.