Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/10/2021

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos, festa - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Ef 2,19-22 Salmo: Sl 19A(18) - O firmamento anuncia a obra das mãos de Deus.
evangelho
Chamou os discípulos e escolheu doze entre eles - Lc 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor. Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos. Abra o coração para a ternura de Deus e confie sem temor em sua promessa. Deixe que o amor generoso de Deus o(a) acolha como uma mãe acolhe o filho. Permaneça na intimidade do Pai e sinta a força de sua asa protetora. Reze confiante:

“Deus, meu amado Pai, sonda o meu coração. Ele está aberto para ti. Tu conheces minha natureza e todas as minhas fraquezas. Diante de ti, sou tão pequeno, mas me engrandeço na tua presença. Na fé que me conduz ao verdadeiro caminho, eu lhe peço, fica comigo, cobre-me com a tua misericórdia, afaga-me com o teu abraço e sustenta-me com a tua mão. O fardo é mais leve quando estou contigo. A fé alimenta minha alma e me nutre de vida. Querido Pai, guia-me para o caminho reto. Envolve-me de bênçãos e vitórias. Confio em ti e esperarei, porque o melhor tempo é o tempo do Senhor. Que o Espírito Santo esteja comigo em todos os momentos da minha vida, envolvendo-me de proteção e luz. Obrigado(a) por me escutar, meu Pai. Amém.”

Leitura (Verdade)

Prepare-se para rezar o Evangelho com esta canção:



Evangelho: Lc 6,12-19 Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor. Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças.
,br> “A escolha dos apóstolos foi precedida de uma vigília de oração. Certamente, Jesus pediu ao Pai a fidelidade dos escolhidos. Entre os escolhidos, figuram Simão e Judas Tadeu. Pouco sabemos deles, porém, temos certeza de seu dinamismo e alegria ao anunciar a Boa-Nova de Jesus. Eles foram apóstolos – isto é, enviados –, testemunharam a Jesus Cristo e denunciaram o mal, em todas as suas manifestações. Morrendo mártires, deram o perfeito testemunho de sua fé. Filósofo e homem de fé, Pascal dizia: “Creio em testemunhas que se deixam matar pela verdade que pregam”. Os apóstolos são as colunas da Igreja de Jesus. Ao longo do tempo, Jesus continua chamando e enviando para a missão, uns como sacerdotes, a maioria como leigos.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que este texto diz a você? Você sente-se incluído(a) no grupo dos escolhidos para uma missão? Tem em você as disposições do(a) discípulo(a) de Jesus? A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?

Oração (Vida)

Reze a oração do Pai-Nosso como se fosse a primeira vez. Tome consciência do que Jesus o(a) ensina a pedir na oração.
“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mt 6,9-13)

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Festa dos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. O Evangelho narra a escolha que Jesus fez de doze apóstolos entre os discípulos. Antes, ele subiu a uma montanha e passou a noite em oração. Depois, desceu com eles da montanha ao encontro da multidão de pessoas que vieram para ouvi-lo, serem curadas e libertadas dos espíritos impuros. Esta será a tarefa dos doze escolhidos: ensinar, curar, libertar. São Simão não se tornou muito conhecido entre nós, enquanto São Judas Tadeu tem muitos devotos. Há lendas e tradições sobre a vida dos dois apóstolos, o que fizeram, por onde andaram anunciando o Evangelho. Não temos nada certo. Depois de Pentecostes, saíram em missão como os outros e, dizem, morreram mártires na Pérsia. A Igreja de Cristo é apostólica, porque vem dos apóstolos, e não tem um fundador a não ser Jesus e os apóstolos. É também una, enquanto todos os seus membros estão unidos em Jesus e na mesma fé. Produz santos e é a mesma em toda parte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.