Fundo
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/06/2022

Imaculado Coração de Maria, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Is,9-11 ou Is 49,1-6 Salmo: Sl 139(138) - Eu te louvo porque me fizeste maravilhoso. 2ª Leitura: At 13,22-26 Evangelho Opcional: Lc 2,41-51
evangelho
A mão do Senhor estava com ele - Lc 1,57-66.80

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade do nascimento de São João Batista. No nascimento do menino reconhecemos que Deus cumpre o que promete. Que, iluminados pela Palavra de Deus, possamos celebrar em nossa vida a fidelidade e o amor de Deus que se manifestam no dia a dia.
Celebramos também a memória do Imaculado Coração de Maria. Com a mesma disponibilidade de Maria e João Batista, acolhemos a Palavra de Deus e nos dispomos para que ela se realize em nós.


Cumprindo a vontade divina, João abriu o caminho e Maria nos trouxe Jesus, o Verbo eterno. Com seu consentimento a vontade de Deus, o pequeno 'resto de Israel' faz nascer a esperança no coração da humanidade. Agradeçamos por tão grande dádiva.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje vem confirmar a Aliança do Pai para conosco. A humildade de João e de Maria nos convida a assumir com ardor nossa missão.

Evangelho: Lc 1,57-66.80 “Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.”

Celebrando hoje o nascimento de João Batista, festejamos sua missão de precursor de Jesus. Ele preparou o povo para acolher o Messias. Ele teve uma missão especial. João Batista nasceu de uma senhora estéril e idosa, quando não havia mais esperanças humanas de ter um filho; uma graça em vista de sua missão. Seu nascimento foi motivo de alegria para parentes e vizinhos, reconhecendo a ação misericordiosa de Deus naquela família. Seus pais o receberam num ambiente de fé e o educaram para ser um homem de Deus, um consagrado para sua obra. Um pouco da missão de João Batista, nós temos também. Podemos preparar o coração das pessoas para acolher o Redentor, a começar pelos próprios filhos. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No nascimento de João Batista reconhecemos que Deus cumpre a sua promessa. Também Zacarias, Isabel, Maria e os vizinhos reconhecem a ação de Deus na concepção do menino, se alegram por tão grande maravilha e bendizem a Deus por sua fidelidade. E a mão do Senhor estava com João Batista. Você também acredita que Deus realiza maravilhas em sua vida?
Por quais motivos você hoje deseja celebrar e render graças a Deus, recordando a sua misericórdia e fidelidade em sua vida?
Você reconhece que a mão do Senhor o(a) acompanha?

Oração (Vida)

Rezemos o Cântico de Zacarias (Lc 1,68-79), que narra a ação de Deus e a missão de João Batista.
“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e realizou a libertação de seu povo, suscitando-nos, na casa de seu servo Davi, uma força de salvação – tal como o anunciara antigamente por intermédio de seus santos profetas –, salvação de nossos inimigos e do poder de todos os que nos odeiam. Isso fez para mostrar misericórdia a nossos pais e lembrar de sua santa aliança, do juramento que fez a nosso pai Abraão, de conceder-nos que, arrancados das mãos de nossos inimigos, lhe sirvamos sem temor, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás diante do Senhor, para preparar seus caminhos, dando a seu povo o conhecimento da salvação, pelo perdão de seus pecados. Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, nos visitará a Aurora que vem do alto, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos passos no caminho da paz.” (“A Bíblia - Novo Testamento”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Resuma em uma palavra o que o Senhor o(a) chama a viver hoje.

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Todo o AT é, por assim dizer, preparação para a Revelação Plena que se dará na pessoa de Jesus (cf. Gl 4,1-4; Hb 1,1ss). João Batista é o último profeta do AT que prepara a vinda do Cordeiro de Deus (Jo 1,36) e dá testemunho da luz que se manifesta no Verbo Encarnado (Jo 1,6ss). Nele se pode ver que toda Revelação de Deus iniciada nas primeiras páginas da Bíblia desemboca em Jesus e nele se plenifica. Agora que Jesus iniciou sua missão, convém que tudo o que veio antes saia de cena: “Convém que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Quais as lições da pessoa de João Batista? Em primeiro lugar, todas as pessoas fiéis a Cristo devem se sentir chamadas a testemunhar Jesus sem se importar com a própria imagem ou com os próprios interesses. João apontou para o Mestre e saiu de cena. Em segundo lugar, tomar consciência de que Jesus quer contar com a participação de todas as pessoas para ele poder realizar a sua missão. Em João se entende o que deve ser o culto aos santos: apontar para Jesus Cristo.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.