Fundo
Domingo, 23 de Abril de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 20 de março
Início do Outono
Início do Outono
Freeimages

No hemisfério sul, o início do outono se dá quando o Sol está sobre o círculo do equador e atinge, desse modo, o equinócio de março, no dia 20, caminhando do hemisfério norte para o sul.

"Equinócio", palavra que vem do latim "aequinoctiu", significa "noite de igual duração". Isso quer dizer que, nesses dias, a duração da noite é igual à do dia.

Enquanto no hemisfério sul é outono, no hemisfério norte é primavera. As estações do ano acontecem porque o eixo da rotação terrestre está inclinado num ângulo de, mais ou menos, 23,5º. Em certa época do ano, se visualizarmos os raios solares que chegam à Terra, poderemos perceber que um dos hemisférios receberá maior quantidade de raios solares em função dessa inclinação. Enquanto isso, no outro hemisfério, essa quantidade de luz será menor. Num intervalo de, aproximadamente, 182 dias, quando a Terra se encontra na posição oposta à anterior em sua órbita, há uma inversão dessa quantidade de raios solares: o hemisfério que recebeu maior quantidade de luz receberá menor, e o que recebeu menor, receberá maior quantidade. Por esse motivo, as estações do ano nos dois hemisférios são opostas.

Quanto mais próxima estiver a região do equador, menos as diferenças das estações do ano serão notadas. Ao contrário, quanto mais afastada estiver a região do equador e mais próxima dos polos, com mais clareza, essas diferenças serão percebidas.

A palavra "outono" vem do latim "autýmum" que significa "amadurecer". No outono, as plantas amadurecem e dão frutos. Nessa época do ano, frutas, verduras e legumes são mais saborosos e o céu é de um azul mais intenso e vibrante.

No outono, o ciclo de vida das plantas está completo e muitas delas perdem suas folhas; muitos animais hibernam e outros buscam esconderijos mais quentes para se protegerem no inverno.

Retirado do livro: 'Datas Comemorativas cívicas e históricas', Paulinas Editora.